No estilo Nintendo DS! Novo portátil é o sonho dos fãs de emulação

2 min de leitura
Imagem de: No estilo Nintendo DS! Novo portátil é o sonho dos fãs de emulação
Imagem: AYANEO

Quando o assunto é videogames, a nostalgia muitas vezes se encontra com a inovação — e é exatamente essa a ideia da AYANEO, uma empresa conhecida por produzir os portáteis de emulação mais diferentões do mercado. Os novos modelos AYANEO Flip KB e AYANEO Flip DS, inclusive, tiveram mais detalhes compartilhados e possuem design que evocam as características mais marcantes dos clássicos Nintendo DS e 3DS.

Até o momento, poucas especificações técnicas de hardware foram divulgadas. Porém, ambos são portáteis no formato de flip e possuem um chipset AMD Ryzen 7840U, além de uma tela de 7 polegadas com resolução de 1080p e frequência de 120Hz.

A grande diferença, no entanto, está na parte inferior do console: enquanto o AYANEO Flip KB possui um teclado completo, o AYANEO Flip DS conta com uma segunda tela de 3,5 polegadas que é touch screen.

AYANEO Flip KB, que acompanha teclado na parte inferior, e AYANEO Flip DS, que acompanha uma tela de 3,5 polegadas na parte inferior.AYANEO Flip KB, que acompanha teclado na parte inferior, e AYANEO Flip DS, que acompanha uma tela de 3,5 polegadas na parte inferior.Fonte:  AYANEO 

Se você está familiarizado com os portáteis da Nintendo, então pode pensar que o AYANEO Flip se parece muito com o Nintendo DS ou 3DS — e isso é verdade, exceto pelo fato de que ele será capaz de executar Windows, além de jogos de PC e uma série de emuladores diferentes.

Como o AYANEO Flip se sai em comparação ao Steam Deck e o ROG Ally?

Se comparado aos principais concorrentes do mercado, o Steam Deck e o ROG Ally, o AYANEO Flip não fica muito para trás — pelo menos nos detalhes técnicos que foram divulgados pela AYANEO até o momento. Confira abaixo:

AYANEO Flip

  • Processador — AMD Ryzen 7 7840U, com arquitetura "Zen 4", 8 núcleos / 16 threads e frequência de 3,3 GHz até 5,10 GHz;
  • Tela — 7 polegadas com resolução de 1080p e frequência de 120Hz.

Steam Deck

  • Processador — APU da AMD de 6 nm, com arquitetura "Zen 2", 4 núcleos / 8 threads e frequência de 2,4 GHz até 3,5 GHz;
  • Tela — OLED de 7,4 polegadas com resolução de 1280p e frequência de 90Hz.

ROG Ally

  • Processador — AMD Ryzen Z1 Extreme, com arquitetura "Zen 4", 8 núcleos / 16 threads e frequência de até 5,10 GHz;
  • Tela — 7 polegadas com resolução de 1920p e frequência de 120Hz.

Outros detalhes do AYANEO Flip, como espaço de armazenamento, memória RAM e mais informações sobre a GPU, ainda não foram divulgados. Nesta ocasião, o foco foi em outros aspectos, como pegada, formato do console e diversos pormenores.

Alguns dos detalhes do AYANEO Flip DS que foram divulgados pela AYANEO.Alguns dos detalhes do AYANEO Flip DS que foram divulgados pela AYANEO.Fonte:  AYANEO 

Por se inspirar no Nintendo DS, o AYANEO pode ser processada pela Nintendo no futuro?

Até o momento, a Nintendo ainda não se pronunciou sobre as inspirações do AYANEO Flip baseadas no Nintendo DS e 3DS, embora a AYANEO afirme que seus sistemas não são uma cópia ou uma simples imitação dos produtos clássicos, mas sim uma homenagem à era retro.

Mas será que a AYANEO terá problemas com a Nintendo no futuro? Bom, vale lembrar que a gigante japonesa não é muito receptiva a esse tipo de coisa. Portanto, isso é algo difícil de prever, pois depende muito de como a Big N reagirá ao lançamento do AYANEO Flip DS, que ainda não teve data de lançamento e nem preço divulgado.

O que achou dos novos portáteis inspirados no Nintendo DS e 3DS? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.