Console portátil Ayaneo Next Lite é anunciado com o SteamOS de fábrica

2 min de leitura
Imagem de: Console portátil Ayaneo Next Lite é anunciado com o SteamOS de fábrica
Imagem: Divulgação/Ayaneo

A Ayaneo anunciou na última quarta-feira (10) o lançamento do PC portátil Next Lite, que marca um ponto de virada em sua história. Enquanto tradicionalmente a empresa sempre trabalhou com o Windows como sistema operacional, seu novo aparelho é baseado no SteamOS, que até então só era usado pelo Steam Deck da Valve.

Segundo um comunicado divulgado pela companhia, o novo modelo vai ter uma tela de 7 polegadas com resolução 800p e uma bateria de 47Wh. Ela ainda não revelou detalhes importantes, como a CPU e a GPU que vão ser usadas, tampouco o preço oficial que será cobrado oficialmente.

Em compensação, a Ayaneo confirmou que o Next Lite vai “diminuir a barreira de entrada enquanto ajuda a popularizar recursos de ponta”. Assim, são grandes a chances de que o aparelho vá usar como base algum hardware mais antigo, como os chips AMD 7 582U ou das linhas 7040U ou 6800U.

Ayaneo Next Lite promete ser opção que respeita orçamentos

A Ayaneo promete que vai divulgar em breve mais detalhes sobre o PC portátil, que parece reaproveitar muitas das peças de seus modelos anteriores. Exibido nas cores Branca, Preta e Turquesa, o aparelho deve manter questões como direcionais analógicos com sensores hall e vários tipos de conectores.

A fabricante promete revelar mais informações sobre o produto a partir das 11h30 desta quinta-feira (11), quando as inscrições oficiais para o Next Lite vão ser iniciadas. Uma das perguntas mais importantes que o produto terá que responder é como ele vai se beneficiar da implementação do SteamOS.

O Ayaneo Next Lite promete ser um bom PC portátil de entradaO Ayaneo Next Lite promete ser um bom PC portátil de entradaFonte:  Divulgação/Ayaneo 

Enquanto a Valve já afirmou publicamente que deseja popularizar o sistema operacional, até o momento sua versão mais recente só apareceu de forma otimizada para o Steam Deck. Dessa forma, ainda não está certo se ele vai ser uma solução tão boa para fabricantes que não devem ter acesso tão profundo a seus detalhes internos e equipes de desenvolvimento.

No entanto, há a garantia de que ele terá um impacto positivo sobre o preço do novo portátil da Ayaneo, dada a sua gratuidade. Também no mundo dos PCs portáteis, a MSI aproveitou a CES 2024 para anunciar o Claw, dispositivo com características potentes que promete competir pelo topo do mercado — clique aqui para saber mais detalhes.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.