menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Sindicato de dubladores é criticado por acordo sobre uso de IA em games

Acordo do SAG-AFTRA exige consentimento de atores e atrizes, mas não envolveu aprovação dos profissionais.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule10/01/2024, às 07:13

Sindicato de dubladores é criticado por acordo sobre uso de IA em gamesFonte:  GettyImages 

Imagem de Sindicato de dubladores é criticado por acordo sobre uso de IA em games no tecmundo

O SAG-AFTRA, principal sindicato de atores e atrizes de Hollywood, anunciou nesta terça-feira (9) uma aliança inédita com um estúdio de inteligência artificial (IA) para games. O contrato foi revelado durante a CES 2024, em Las Vegas, mas não foi bem recebido por toda a comunidade.

A aliança do SAG-AFTRA com a Replica Studios envolve apenas a autorização para as chamadas "réplicas digitais" de vozes de verdade. Ou seja, o treinamento de uma IA com base nos trabalhos reais de uma pessoa e a capacidade da máquina de imitar a voz para dublar outros conteúdos. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Agora, o sindicato vai atrás das desenvolvedoras para que elas também aprovem o uso limitado e consentido de réplicas.

O acordo do SAG-AFTRA sobre vozes de IA em games

O acordo feito com a Replica Studios estabelece termos e políticas para que a empresa utilize as vozes de dubladores para a replicação de áudios usando IA. A companhia, por exemplo, precisa obrigatoriamente ter o consentimento da pessoa antes da replicação de voz.

O SAG-AFTRA é o principal sindicato da categoria de interpretação nos EUA.O SAG-AFTRA é o principal sindicato da categoria de interpretação nos EUA.

O ator ou a atriz ainda podem interromper a autorização a qualquer momento, solicitando que a voz não seja mais replicada digitalmente no futuro.

O contrato vale tanto para intérpretes ainda em atividade quanto quem se aposentar ou falecer. Neste último caso, os responsáveis pelo espólio do profissional podem apontar alguém para tomar a decisão de licenciar ou não o uso da voz.

Além disso, há critérios bem específicos sobre como esses dados podem ser armazenados de forma segura e também a quantidade de tempo que uma réplica digital podem ser usada sem pagamentos adicionais à detentora original da voz.

Contrato foi recebido de forma mista

De acordo com o SAG-AFTRA, a ideia do acordo é impedir a criação 100% artificial de vozes pela IA, o que não exigiria nem mesmo um acordo com dubladores e tiraria muitos empregos da classe.

O negociador do sindicato nesse caso, Duncan Crabtree-Ireland, afirma que o objetivo da ação é "pavimentar o caminho para dubladores profissionais explorarem de forma segura novas oportunidade de trabalho para as suas réplicas digitais de voz".

Duncan Crabtree-Ireland durante a última greve da categoria.Duncan Crabtree-Ireland durante a última greve da categoria.

O texto publicado no site do sindicato alega ainda que o contrato foi "aprovado pelos os membros afetados".  Entretanto, uma série de dubladores profissionais e filiados reclamou na postagem do SAG-AFTRA no X/Twitter que não concordam e nem sequer foram consultados sobre esse acordo.

— Steve Blum (@blumspew) January 9, 2024
— Yong Yea (@YongYea) January 9, 2024

O SAG-AFTRA é o mesmo sindicato que entrou em greve em 2023 para regularizar o uso de IAs em produções live action. No caso de games, a organização chegou a aprovar o início de uma greve, mas o tema deixou de ser debatido com o tempo.

star

Continue por aqui