O MMO de sobrevivência The Day Before, que é considerado um dos grandes fiascos do ano no mundo dos games, ganhou data para ser encerrado de vez. Os servidores do jogo deixarão de funcionar oficialmente em 22 de janeiro de 2024.
O comunicado foi publicado pela desenvolvedora Fntastic em seu perfil oficial na rede social X, o antigo Twitter. No recado, a empresa ainda "agradece os apoiadores durante a jornada" e deseja a todos um feliz final de ano.
— The Day Before (@playdaybefore) December 22, 2023
"Nós ampliamos nossa gratidão pelo apoio da comunidade ao longo da vida deste projeto. Infelizmente, sem uma equipe de desenvolvimento, não temos alternativa a não ser encerrar o projeto", diz o texto. Como todo o funcionamento do título é online, isso significa que The Day Before praticamente ficará inutilizável dentro de algumas semanas.
A interação com NPCs é boa parte da experiência em The Day Before.Fonte: Fntastic
Além do fim das atividades, o estúdio garante que a investidora Mytona "está trabalhando em colaboração com a Steam" para facilitar o reembolso de todos os jogadores que compraram The Day Before. A própria loja digital da Valve vai se encarregar de devolver o dinheiro de quem ainda não recebeu o valor gasto.
A curta e trágica vida de The Day Before
Anunciado pela primeira vez em janeiro de 2021, The Day Before foi vendido como um projeto ambicioso, de gráficos de qualidade e uma jogabilidade complexa. O título se passaria em um mundo aberto pós-apocalíptico, com cada jogador no papel de um sobrevivente.
Rapidamente, entretanto, tudo começou a desandar. O lançamento do jogo no início de dezembro rendeu uma série de críticas negativas na Steam. De acordo com os jogadores, o game finalizado era bem diferente do prometido — e estava pior em todos os aspectos, de visuais genéricos a um ambiente vazio.
Os jogadores se sentiram enganados, com os aspectos de MMO mal implementados ou inexistentes e o título se aproximando mais de um shooter de extração.
Segundo críticas, The Day Before tem mundo vazio e sem almaFonte: Fntastic
As vendas baixas levaram a Fntastic a anunciar o fechamento do estúdio dias depois, já que a empresa teria investido todos os esforços no sucesso do título. Como resultado, chaves do jogo passaram a custar mais de R$ 1 mil em sites de leilão.
Rapidamente, surgiram ainda denúncias de plágio de um vídeo promocional e histórias de que alguns dos funcionários do estúdio responsáveis pelo desenvolvimento trabalhavam quase de forma voluntária.
Fontes