The Game Awards: Starfield e mais jogos subestimados no evento

3 min de leitura
Imagem de: The Game Awards: Starfield e mais jogos subestimados no evento
Imagem: Steam
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O The Game Awards 2023, o Oscar do Videogame, está se aproximando. E assim como todo ano, foram muitas as surpresas, principalmente em relação a títulos favoritos ao prêmio de Melhor Jogo do Ano, que acabaram de fora da categoria, concorrendo apenas em outras de menor importância.

Foi o caso do elogiado Starfield, de Diablo IV, que por sua vez chegou a figurar nas listas de Jogo Mais Esperado de 2023, e até mesmo o surpreendente Dave the Diver, considerados por muitos como a maior revelação do ano. Pelo menos eles concorrem em outras categorias, mas com poucas chances de levarem algo para casa.

Confira a lista de jogos que foram subestimados pela The Game Awards 2023:

1. Starfield

Um dos jogos mais esperados do ano, Stafield foi de longe a maior ausência na categoria de Melhor Jogo do Ano. Isso porque, para muitos, ele supera alguns dos indicados, como Marvel's Spider-Man 2 e Super Mario Bros. Wonder. Entretanto, vale lembrar que o lançamento do jogo foi repleto de problemas, e as críticas foram bem divididas fazendo com que o game fosse uma espécie de "ame-o ou odeie-o".

Sendo assim, Starfield acabou ficando apenas com a categoria de Melhor Jogo de RPG. Porém, vai concorrer com outros títulos de peso, como Baldur’s Gate 3, um dos favoritos ao prêmio principal, e Final Fantasy 16, atual título daquela que é considerada a maior franquia do gênero.

StarfieldStarfieldFonte:  Steam 

2. Diablo IV

Um dos jogos mais importantes da Blizzard acabou ficando de fora de diversas categorias, sendo indicado para apenas uma delas. E engana-se quem acha que ela foi justamente a de Melhor RPG. Nada disso, Diablo IV concorre apenas em Melhor Jogo de Inovação em Acessibilidade.

Para quem não sabe, a categoria premia jogos que possuem recursos para pessoas com deficiências visuais, motoras, ou outro tipo de limitação que as impede de utilizar os comandos comuns do game. No caso de Diablo IV, o título traz um amplo leque de ferramentas, como filtros para daltónicos, conversor de fala em texto ou de texto para fala, personalização de tamanho e cores para fontes, entre outros.

Diablo IVDiablo IVFonte:  Steam 

3. Armored Core VI: Fires of Rubicon

A antiga franquia da From Software, que foi ressuscitada em 2023, recebeu uma chuva de elogios, principalmente pela crítica especializada. O principal ponto é como o jogo trouxe uma leve pitada de soulslike, gênero criado pela própria empresa com a sua franquia Dark Souls, aliado a uma ação frenética e combates empolgantes no controle de um enorme robô.

Porém, parece não ter sido o suficiente para que o jogo entrasse como um dos melhores do ano. E para completar, mesmo se destacando em outros elementos, não foi indicado a nenhuma categoria mais técnica, apenas a Melhor Jogo de Ação do Ano, no qual curiosamente é o grande favorito.

Armored Core VI: Fires of RubiconArmored Core VI: Fires of RubiconFonte:  Steam 

4. Dead Space

Por mais que o novo Dead Space não fosse uma aposta para Melhor Jogo do Ano, um outro remake acabou sendo indicado na principal categoria da premiação: Resident Evil 4. Sendo assim, para muita gente, o jogo de terror espacial deveria ter a mesma importância, já que nào deve em nada para o seu "rival" da Capcom.

Sobrou para Dead Space concorrer na categoria Melhor Design de Áudio, onde vai disputar com outros jogos de peso. Curiosamente, entre eles está justamente Resident Evil 4, mas há quem diga que ambos não farão frente com os favoritos Alan Wake 2 e Marvel’s Spider-Man 2.

Dead SpaceDead SpaceFonte:  Steam 

5. Star Wars Jedi: Survivor

Não apenas os fãs de Star Wars, mas também muitos críticos defenderam a escolha de Star Wars Jedi: Survivor para a disputa de Melhor Jogo do Ano. A continuação daquele que é o melhor game do universo de ficção-científica da Disney foi altamente elogiado, considerado para alguns como superior ao seu anterior.

Mas ele também acabou ficando de fora para outros jogos. E o pior, concorre em apenas duas categorias, sendo uma delas a de Melhor Atuação para Cameron Monaghan, que faz o protagonista do jogo. Além dela, Star Wars Jedi: Survivor também concorre como Melhor Jogo de Aventura, no qual é um dos grandes favoritos.

Star Wars Jedi: SurvivorStar Wars Jedi: SurvivorFonte:  Steam 

6. Dave the Diver

Dave the Diver surpreendeu o mundo com uma jogabilidade simples e extremamente divertida, ao ponto de ter uma nota 9.0 no site Metacritic, fato que alguns dos indicados a Melhor Jogo do Ano não tiveram.

Entretanto, o jogo que mistura elementos de RPG com exploração das profundezas do oceano foi indicado apenas na categoria Melhor Jogo Independente, onde terá pela frente concorrentes de peso como Sea of Stars e Cocoon.

Dave the DiverDave the DiverFonte:  Steam 

Como de costume, você poderá acompanhar o show ao vivo no Voxel com transmissão simultânea no dia da premiação. Inscreva-se agora mesmo no canal do Voxel no YouTube para ficar por dentro de toda a cobertura!

-

Imagem: Jogo Starfield, para Xbox
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Starfield, para Xbox

Neste RPG de última geração ambientado nas estrelas, crie qualquer personagem que desejar e explore com liberdade enquanto uma jornada épica para desvendar o maior mistério da humanidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.