GTA: ex-desenvolvedor é silenciado pela Rockstar após contar caso

2 min de leitura
Imagem de: GTA: ex-desenvolvedor é silenciado pela Rockstar após contar caso
Imagem: Rockstar

As últimas semanas foram um verdadeiro prato cheio para os fãs de GTA, já que Obbe Vermeij, um ex-desenvolvedor da Rockstar North contou diversas histórias antigas sobre o tempo em que trabalhava nos games da empresa em seu blog pessoal.  Embora as histórias tenham sido bem interessantes para o público, o mesmo não pode se dizer da empresa, considerando Vermeij apagou todas as suas postagens após receber um email da Rockstar.

Obbe trabalhou no estúdio entre 1995 e 2009, ficando responsável como diretor técnico da franquia mais bem sucedida da Rockstar a partir de GTA III, no início dos anos 2000. Nesse meio tempo, ele teve contato com a série desde o Grand Theft Auto original até o GTA IV, então pôde compartilhar muitos detalhes sobre o desenvolvimento desses projetos.

Ele mencionou em suas postagens, por exemplo, que a versão de PC dos dois primeiros games sofreram com muitas limitações para que fosse possível que eles rodassem no PlayStation 1 na época. Vermeij também contou que o plano original para GTA III era que ele fosse lançado no Dreamcast, além de dizer que seu desenvolvimento foi bem tranquilo e que contou com uma equipe de grande experiência e sem muito crunch envolvido no processo.

GTAGTA III quase foi lançado para Dreamcast.

O dev também falou sobre como mais de 70 mil bugs foram encontrados e eliminados de GTA: San Andreas e do fato dos outros desenvolvedores terem uma ideia de um jogo de zumbis após trabalharem em Vice City. Segundo Vermeij, ele não achou que a Rockstar North iria se importar com a revelação de detalhes de jogos lançados há tantos anos, mas que parece que eles realmente preferem manter o mistério sobre o desenvolvimento de suas criações.

Evitando problemas

Apesar da empresa não ter mandado ele deletar tudo, Vermeij comentou que não queria irritar seus colegas de profissão e, por isso, decidiu apagar os posts e diminuir o número de histórias e relatos sobre seu tempo trabalhando em Grand Theft Auto. É claro que ainda é possível encontrar as histórias em outros cantos na internet e elas só não estão disponíveis no blog original do desenvolvedor.

Vale mencionar que Obbe continua a trabalhar na área de games e que o seu blog era apenas uma maneira de compartilhar alguns relatos inéditos sobre os games que transformaram GTA no grande sucesso que já conhecemos. Segundo o desenvolvedor, ele espera que o estúdio mude de posição um dia, permitindo que os fãs da franquia saibam mais sobre esse período inicial de seus games.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.