Novo jogo do Naruto usou inteligência artificial na dublagem? Entenda o caso!

3 min de leitura
Imagem de: Novo jogo do Naruto usou inteligência artificial na dublagem? Entenda o caso!
Imagem: Bandai Namco

Anunciado durante o State of Play da Sony no início do ano, Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections criou um certo hype entre os entusiastas da obra de Masashi Kishimoto. O novo título da franquia trouxe um vasto elenco de lutadores e personagens icônicos de todas as gerações do anime, mas a Bandai Namco acabou enfrentando críticas ferrenhas dos fãs por conta de algumas linhas de dublagem que, aparentemente, foram ditas por uma inteligência artificial.

Uma série de publicações no X (antigo Twitter) mostram os jogadores insatisfeitos com algumas partes onde as vozes dos personagens ficam fora do tom e desconexas com o diálogo que está rolando na tela — em certos trechos, é possível até ouvir vozes robóticas vindo deles. Nem a dublagem em PT-BR passou ilesa. Confira:

Dubladora do Naruto garante que não gravou as linhas de diálogo dessa maneira

Maile Flanagan, a dubladora oficial do Naruto em inglês, se manifestou na rede social sobre o ocorrido — mas a publicação em questão foi apagada pela mesma. "Posso GARANTIR que não disse essa frase dessa maneira. De onde é isso? Eu garanto que nenhum diretor de dublagem de Naruto ou dos jogos me deixaria fazer isso dessa forma", explicou.

Já Micheal Schwalbe, responsável pela voz em inglês do personagem Kawaki, também se indignou na rede social: "gritei do fundo dos meus pulmões por horas para eles escolherem isso?".

Não satisfeito, Schwalbe enviou os clipes a um amigo para tirar a prova real do uso de IA nos diálogos de Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections. O programa utilizado para conferir acabou acusando que sim, que a inteligência artificial foi usada nas falas de alguns dos personagens. No entanto, é importante ressaltar que a precisão desse tipo de software é cerca de 60%.

"Enviei alguns desses clipes para um amigo. Ele executou o áudio por meio de um programa de detecção de IA e observou esses resultados. Primeiro é "Wake You Up", depois poder de "Deeeeeus". O uso de IA generativa deveria ser proibido", questionou o dublador na rede social.

Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC. No Metacritic, o novo título da franquia está ranqueado com média de 70 pontos — baseados em 22 reviews.

Posicionamento da Bandai Namco

A Bandai Namco entrou em contato com o Voxel e compartilhou um posicionamento sobre o caso. Segundo a empresa, a situação é fruto de um erro técnico e será corrigida futuramente.

"Em relação aos relatos sobre diversas falas em NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS, a Bandai Namco Entertainment confirma que as falas em questão não foram geradas por IA, mas sim resultado de inconsistências durante o processo de edição/masterização. Lamentamos que isso tenha gerado preocupação entre os fãs de Naruto e a comunidade de dubladores. No momento, estamos trabalhando na correção das vozes desses trechos mencionados, que serão ajustadas em um futuro próximo."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.