Alexa agora 'ensina' a jogar Fortnite, CS e outros jogos: veja como ativar skill

4 min de leitura
Imagem de: Alexa agora 'ensina' a jogar Fortnite, CS e outros jogos: veja como ativar skill
Imagem: Reprodução/Amazon
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A inteligência artificial (IA) Alexa ganhou uma nova skill que “ensina” como jogar melhor games como Valorant, Fortnite, Counter-Strike e League of Legends (LoL). A novidade foi desenvolvida pela Red Bull em parceria com o criador de conteúdo João Sampaio, popularmente conhecido como Flakes Power.

Em entrevista exclusiva ao Voxel, Flakes comenta que o projeto foi pensado mirando em jogos competitivos, já que eles exigem habilidades como concentração, atenção e pensamento rápido.

“O meu público e o público da Red Bull está acostumado a consumir jogos assim, então tudo encaixou. E as dicas dadas pela Alexa terão como foco melhorias na coordenação motora e precisão da mão no controle do mouse e teclado, por exemplo”, comenta o creator.

Flakes PowerTendo mais de 1 milhão de seguidores só no Instagram, Flakes Power é um dos principais creators de games do Brasil (Imagem: Leo Bertero)

No caso de Fortnite, os jogadores que quiserem aprender um pouco mais poderão receber comentários sobre como organizar o inventário da melhor maneira, enquanto sobre Valorant, são dadas dicas de como mirar melhor nos inimigos, por exemplo.

Treinamento nos Estados Unidos

A nova skill da Alexa faz parte da campanha “Play Like a Pro”, da Red Bull. Para ter ainda mais embaçamento no desenvolvimento das skills para a Alexa, Flakes Power participou de um treinamento especial nos Estados Unidos.

Por quatro dias, ele fez testes físicos e cognitivos no Red Bull Athlete Performance Center, que é localizado em Los Angeles, no estado da Califórnia. O local é utilizado por atletas de alta performance e já contou com sessões de treinamento com Faker, jogador profissional de LoL, Max Verstappen, piloto de Fórmula 1, além de esportistas da NBA.

“Foi massa porque cheguei lá eu todo ‘nerdola’ para fazer vários treinamentos mega pesados que são realizados por profissionais”, brinca Flakes. “O pessoal me fez várias perguntas sobre o que eu estava querendo melhorar e depois eu fui para as análises físicas. O teste de fôlego foi o pior, já que com 2 minutos de bicicleta eu já estava morrendo”, lembra o creator.

Ele comenta que faz atividades físicas regularmente, incluindo academia. Mas por motivos profissionais e de viagens ele acaba não conseguindo seguir 100% das dietas e da regularidade nos treinos.

Depois de ter conhecimento do perfil e das capacidades de Flakes, os especialistas do Red Bull Athlete Performance Center elaboraram um treinamento para que ele pudesse melhorar os reflexos, por exemplo.

“O mais legal foi o incentivo de continuar treinando e me desenvolvendo. Eu percebi lá que está mais que comprovado que fazer atividade física melhora todos os aspectos da nossa vida, seja os estudos, trabalho, habilidades nos jogos etc. Com tudo isso em mente, a gente conseguiu desenvolver as dicas para colocar na Alexa, o que demorou uns 4 meses mais ou menos”, conta.

Quais dicas de jogos a Alexa dá?

São diversas as dicas que a Alexa oferece para Valorant, Counter-Strike, Fortnite e LoL. A IA da Amazon oferece desde conteúdo sobre o gameplay, passando por questões físicas como a importância de aquecer a mira antes de jogar e até mesmo assuntos técnicos como o DPI do mouse.

Confira, abaixo, alguns exemplos de dicas que a Alexa pode dar:

  • Geral: “encontre a sensibilidade perfeita para você! Descobrir a melhor sensibilidade e DPI do mouse pode ser desafiador. A maioria dos mouses oferece opções populares, como 400 ou 800 DPI. No entanto, o segredo está em escolher aquela que mais te agrada. Experimente diferentes configurações. Faça um teste e observe como se sente mais confortável e preciso. Lembre-se, não existe uma fórmula única, é tudo questão de preferência pessoal”;
  • Fortnite: “conheça o mapa como ninguém! Em muitos jogos, o conhecimento do mapa é essencial para o sucesso. Dedique tempo para explorar cada canto, decorar rotas estratégicas, localizar pontos de interesse e identificar pixels. Saber onde encontrar itens importantes, recursos ou vantagens táticas faz toda a diferença durante o jogo”;
  • Valorant: “domine o Recuo e Padrões de Spray. Valorant tem uma variedade de armas com recuos e padrões de spray únicos. É essencial aprender a controlar esses recursos. Passe um tempo na zona de treino para se familiarizar com suas armas favoritas. Isso fará uma enorme diferença em seus frags";
  • Counter-Strike: “as smokes são ótimas para esconder o que você e sua equipe estão planejando. Use-as para bloquear a visão dos Contra-Terroristas e manter as suas estratégias em segredo";
  • League of Legends: “quando se trata de jogar em equipe no LoL, manter uma comunicação eficaz com seu time faz toda a diferença. Lembre-se, a qualidade da comunicação é mais importante do que a quantidade de informações. Alimentar seu time com informações é crucial, mas é igualmente importante transmitir essas informações de forma simples e clara”.

Como ativar a skill com dicas de jogos da Alexa?

A skill com dicas de jogos desenvolvida por Flakes Power e a Red Bull já está disponível em todos os dispositivos com Alexa, incluindo Echo Dot, Echo Show e Echo Pop.

Confira, abaixo, como receber as dicas de jogos da Alexa:

  • Abra o aplicativo “Alexa” no celular e procure o menu de skills;
  • Digite “Flakes Power” na barra de pesquisa e selecione a primeira opção;
  • Depois que o download for realizado, clique em iniciar para ativar a skill;
  • A skill será ativada no dispositivo Alexa que você escolher. Depois de instalada, basta dizer “Alexa, me dê asas no jogo” para fazer a ativação por voz;
  • Haverá uma apresentação do creator Flakes Power e depois a Alexa perguntará quais dicas você quer receber.

-

Echo Pop + Lâmpada Smarteck, 12W

63% off
Imagem: Echo Pop + Lâmpada Smarteck, 12W
Imagem: Tecmundo Recomenda

Echo Pop + Lâmpada Smarteck, 12W

Combo com Echo Pop, smart speaker compacto com som envolvente e lâmpada Smarteck de 12W. Controle dispositivos de casa inteligente compatíveis, com sua voz ou pelo aplicativo Alexa.


R$ 512,27
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.