Jogo polêmico dos criadores de GTA completa 20 anos! Relembre Manhunt

2 min de leitura
Imagem de: Jogo polêmico dos criadores de GTA completa 20 anos! Relembre Manhunt
Imagem: Steam

A Rockstar é uma empresa que acumula polêmicas em sua história no mundo dos games. Entretanto, engana-se quem acha que o "auge" dela foi com jogos como Bully e GTA. Na verdade um dos títulos mais controversos, e alvo de proibições em diversos países, se chamava Manhunt.

Veja também: Steam: veja 45 jogos em promoção com até 100% de desconto

Ele foi lançado há exatos 20 anos atrás, no dia 19 de novembro de 2003 para PC e consoles da época, a geração 128 bits que incluía PlayStation 2, Xbox e Nintendo Wii. E no aniversário desse controverso game, o Voxel relembra como foi um dos jogos mais polêmicos da história. Confira!

Manhunt foi um dos games mais polêmicos da históriaManhunt foi um dos games mais polêmicos da históriaFonte:  Steam 

Reality Show de horrores

O enredo do jogo já dá uma ideia do que Manhunt nos reserva. Nele, você controla James Earl Cash, um prisioneiro, condenado à morte, que pouco antes de ser executado é libertado de forma surpreendente dentro da própria prisão. Entretanto, aos poucos ele percebe que está em uma espécie de reality show, que é comandado pelo próprio diretor do presídio.

Sendo assim, a sua única forma de sobreviver é eliminar outros prisioneiros de formas criativas e, principalmente, bem violentas. Para isso, vale criar estratégias para pegá-los desprevenidos, ou até mesmo criar armadilhas para levá-los a locais cujo assassinato será muito bem produzido, como salas com gás toxico, e até mesmo cadeiras elétricas.

Ao longo do jogo tanto os inimigos quanto os métodos para eliminá-los ficam cada vez mais desafiadores, obrigando o jogador a explorar melhor os cenários em busca de novos itens e locais para uma execução inédita. e brilhante.

Manhunt contava com um leque variado de tipos diferentes de assassinatosManhunt contava com um leque variado de tipos diferentes de assassinatosFonte:  Steam 

Proibido em diversos países e continuação ainda mais polêmica

Com todo esse conteúdo para lá de polêmico, obviamente não iria demorar muito para que Manhunt sofresse alguma punição. Sendo assim, ele acabou banido de países como Austrália e Nova Zelândia, cuja classificação etária sempre foi muito rigorosa, e no Reino Unido, que é um país com histórico de altas vendas de videogames e jogos.

Mesmo diante de tantas polêmicas e proibições, o jogo ganhou uma sequência. Manhunt 2 foi lançado quase quatro anos depois, em outubro de 2007, mas com uma proposta um pouco diferente. Nele, um experimento químico, que torna pessoas sedentas por matar, acaba dando errado, e uma das cobaias foge. Agora, você precisa assumir o controle dela para sobreviver à ameaça dos integrantes dessa instalação secreta, e encontrar uma cura para seu problema.

O segundo capítulo também sofre graves sanções, sendo proibido nos mesmo países, e restringido em outros. Talvez por isso, a Rockstar enterrou de vez a franquia e nunca mais se ouviu falar em uma versão do game, ou até mesmo um remake.

Manhunt 2 também abusava da violência e foi banido em diversos paísesManhunt 2 também abusava da violência e foi banido em diversos paísesFonte:  Rockstar 

Onde jogar Manhunt atualmente?

Para aqueles que não tiverem oportunidade de jogar esse clássico polêmico no passado, a boa notícia é que ele conta com versões para praticamente todos os consoles da atual geração, via retrocompatibilidade, e também para PC. Confira:

E você, o que achava de Manhunt? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.