7 melhores SSDs compatíveis com PS5 para comprar na Black Friday

3 min de leitura
Imagem de: 7 melhores SSDs compatíveis com PS5 para comprar na Black Friday
Imagem: Kingston

Se você tem um PS5 e está de olho em um SSD para aumentar o armazenamento do console, estamos aqui para ajudar! Neste guia do Voxel, veja aqui o que você precisa saber e alguns modelos de SSDs compatíveis com o PS5 para ficar de olho. 

Desde 2021, é possível aumentar o armazenamento do PlayStation 5 usando um SSD NVMe PCIe Gen 4, mas há um requisito de compatibilidade importante. Além de ser PCIe 4.0, a Sony também recomenda que a velocidade de escrita do SSD seja de pelo menos 5.500 MB/s, o que afunila um pouco as opções.

Requisitos para usar o SSD do PS5Requisitos para usar o SSD do PS5Fonte:  PlayStation Support 

O uso de um heatsink, ou dissipador de calor, no SSD é recomendado, mas não é absolutamente necessário. Modelos sem dissipação ainda vão entregar um bom desempenho no PS5, mas talvez sua velocidade máxima de transferência reduza um pouco quando estiver muito aquecido.

Todos os SSDs listados nesse artigo também são compatíveis com computadores, possuindo certificação da Sony e das fabricantes.

Algumas das melhores opções no mercado brasileiro

Se você pretende ficar de olho nas promoções da Black Friday, vale rastrear os preços dos seguintes modelos de SSDs para o PS5. Alguns preços podem variar conforme a capacidade do SSD, mas você pode buscar pelos mesmos modelos com maior ou menor capacidade. O PS5 suporta SSDs de 250 GB até de 8 TB.

WD Black SN850X - 2TB

SSD WB BlackSSD WB BlackFonte:  KaBuM 

Esse modelo conta com velocidades bem acima das recomendadas pela Sony parra o PS5. Não tem uma grande estrutura de dissipação de calor e é bem fino e discreto e a versão que destaquei aqui tem 2 TB de armazenamento.

XPG S70 Blade - 2TB

SSD XPGSSD XPGFonte:  KaBuM 

Outro modelo de SSD de 2TB que tem um custo benefício ainda melhor por ser bem mais barato e ter basicamente as mesmas características que o WD Black SN850X.

Kingston Fury Renegade - 1TB

SSD Kingston FurySSD Kingston FuryFonte:  KaBuM 

Esse outro modelo já é mais barato por ser de 1TB, mas também é possível encontrar outras capacidades de armazenamento. As velocidades de leitura e escrita sequencial ainda superam bastante o que o PS5 recomenda.

Husky Gaming Blizzard - 2TB

SSD Husky Gaming BlizzardSSD Husky Gaming BlizzardFonte:  Kabum 

O Husky Gaming Blizzard é o primeiro que já vem com uma estrutura de dissipação de calor bem mais robusta. Com 2TB, ele alcança 7100 MB/s de leitura sequencial e é pensado para o uso no PS5. 

Corsair Force MP600 PRO LPX - 1TB

SSD Corsair LPXSSD Corsair LPXFonte:  Kabum 

Esse modelo da Corsair também é uma opção que já inclui o heatsink, mas que no caso tem 1 TB de armazenamento. Nesse sentido, o outro modelo tem um custo benefício melhor.

Corsair MP600 PRO NH - 1TB

SSD Corsair NHSSD Corsair NHFonte:  Kabum 

Mais um modelo da Corsair com leitura de 7000 MB/s e escrita de 5700 MB/s.

Posso usar um SSD mais lento no PS5?

Todos os modelos que olhamos até agora superam as recomendações da Sony, mas é possível também usar um SSD mais lento? É possível sim e funciona, mas ele ainda precisa utilizar a interface PCIe 4.0, pois o console identifica e bloqueia PCIe 3.0.

Mesmo jogos que mais demandam de velocidade de SSDs hoje, como Ratchet and Clank e Marvel's Spider-Man 2 rodam normalmente com um SSD um pouco mais lento que o recomendado. Apenas as transferências dos jogos demorarão um pouco mais.

É importante destacar que isso não garante que no futuro não possa haver um jogo que demande muito mais dos SSDs e que um mais simples não entregue uma boa experiência. Portanto, estando ciente disso, você pode procurar por modelos mais simples se for interessante para você.

SSD Kingston NV2 - 2 TB

SSD NV2 3500 MB/sSSD NV2 3500 MB/sFonte:  Kabum 

O SSD Kingston NV2 é um exemplo de um modelo mais simples. Ele é um NVMe baseado em PCIe Gen 4 como qualquer outro SSD mencionado nesse artigo, mas sua velocidade de leitura sequencial é de 3500 MB/s. 

O PS5 deve mostrar um aviso que a velocidade está abaixo do recomendado, mas vai permitir rodar os jogos no SSD adicionado normalmente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.