Dragon's Dogma 2 será o RPG para todos os públicos? Veja impressões

4 min de leitura
Imagem de: Dragon's Dogma 2 será o RPG para todos os públicos? Veja impressões
Imagem: Capcom
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Mais de dez anos depois de seu lançamento, em maio a Capcom anunciou a tão esperada continuação de Dragon's Dogma, o clássico RPG que levou diversos fãs do clássico cult à loucura durante a Playstation Showcase. Com tudo isso em mente, a Capcom nos convidou para jogar uma hora do RPG, usando o Playstation 5 como console!

Originalmente lançado para o Playstation 3 e Xbox 360, a continuação do tão aguardado jogo teve algumas mudanças, porém a base do seu sucesso continua lá: Pawns, classes e ataques exclusivos. E já devo adiantar: o negócio tá bonito!

As Classes do jogo

Durante nosso gameplay, três das seis classes estavam disponíveis na demonstração: Fighter, Thief e Archer, sendo as primeiras duas a mesma fase (mas alternando o personagem) e a última responsável pela campanha principal da história. Como no primeiro game e em 99% dos RPGs, cada classe tem seus ataques e poderes específicos, algo que não foi alterado na continuação. O arqueiro, por exemplo: seus ataques são baseados na distância do inimigo, já que você atira flechas, diferente do Fighter, que pede uma batalha corpo a corpo mais próxima e do Thief, que possui uma cadência de ataques mais rápidos.

Na demonstração, cada personagem possui quatro ataques diferentes ao segurar L1, ajudando o jogador durante as batalhas contra os goblins escondidos nas florestas de Vermund. Cada ataque especial gasta uma pequena parte da barra de stamina, cerca de um décimo da barra cheia (algo que pessoalmente fica um pouco esquisito de cara, pois, por serem ataques fortes, é esperado um gasto maior).

Dragon's Dogma

Cada personagem tem suas vantagens e desvantagens, principalmente em suas defesas: se você opta por um ataque e defesa robustos, a classe Fighter te ajudará com o que puder em mãos, a agilidade e rapidez do Thief evitará golpes rápidos, e o arco e flecha na mão do Archer... não dará defesa nenhuma. Causa e efeito.

Os Pawns estão de volta!

No primeiro jogo, temos alguns companheiros de aventura que te acompanham na jogatina, conhecidos como Pawns: escolhidos para proteger o Arisen até o fim em suas missões, os companheiros controlados por IA são bem úteis durante batalhas ou enquanto você estiver perdido em alguma parte da floresta.

Por diversas vezes um dos meus Pawns nos dava proteção durante ataques na batalha contra um ogro gigante, enquanto outro usava suas habilidades especiais para deixar o monstro atordoado. Um trabalho de equipe gracioso, onde todos se juntavam para derrubar um inimigo em comum (às vezes com ajuda de algum outro NPC que estivesse passando pelo lugar na hora).

Ao decorrer do nosso gameplay, três Pawns nos acompanhavam o caminho inteiro, sendo possível recrutar algum outro guerreiro ou guerreira no caminho, caso seja mais forte que um de seus respectivos Pawns. Se você não quiser trocá-lo por outro, pode simplesmente salvá-lo nos favoritos e escolhê-lo, quase como um "me liga qualquer coisa, beleza?".

dogma

Como somente personagens de level mais baixo apareceram durante o gameplay, não trocamos por nenhum dos já escolhidos. Ter um mago e um lutador no seu time é imprescindível para batalhas, então escolha bem quem vai te acompanhar durante a viagem.

Mas nem tudo são flores: no nosso teste, tive que "ajudar" alguns Pawns, pois um simples declive os deixava completamente burros e não te levava para o caminho certo, pois eles queriam subir aquela exata parte daquele exato declive. No caso, eu precisava usar o comando de Siga (L1 + um dos Direcionais), levar todos os Pawns até o meio de uma estrada para aí sim me levarem para o objetivo da missão. Nada que atrapalhe o jogo, mas ver seu companheiro insistir em subir a mesma pedra é engraçado só nos primeiros dois minutos.

Menus e Mapas

Dragon's DogmaSeria esse um menu da FromSoftware?

Não vá achando que carregar diversas coisas em seu bolso será algo benéfico: aqui também temos um limite de peso, deixando o personagem mais lerdo durante combate e corridas. Ao acessar o menu, tanto do personagem quanto das magias, é perceptível a inspiração em jogos da FromSoftware (que afinal, desde que Dragon's Dogma original saiu, cinco Soulslike da empresa foram lançados, três deles pós Dragon's Dogma: Dark Arisen, de 2016).

Claro, Dragon's Dogma 2 tá longe de ser um soulslike, porém cada espaço de magia, ataque e armazenamento do personagem leva a crer que existe um pézinho de inspiração ali. O mérito de Dragon's Dogma 2 fazer estes menus soarem visualmente mais intuitivos ao olhar, diferente do monte de informação que os jogos da FS teimam em deixar na tela.

Exploramos uma pequena porção do mapa, porém ao retirar o zoom da área demarcada, vemos que somente 2% da área tota foi liberada durante nossa gameplay. O diretor Hideaki Itsuno já confirmou durante a Capcom Showcase que o mapa da aguardada continuação será quatro vezes maior que o original graças ao uso da RE Engine, motor gráfico utilizado pela Capcom em alguns de seus jogos.

Disponibilidade

Infelizmente, ainda não temos uma data para Dragon's Dogma 2, que certamente é um dos games mais aguardados para os próximos anos. Ao que tudo indica, o título será um dos jogos AAA que irão estrear em 2024, depois do concorrido ano que 2023 foi. O projeto da Capcom estará disponível para Playstation 5, Xbox Series X/S e PC.

-

15% off
Imagem: Jogo Dragon's Dogma 2, PC
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Dragon's Dogma 2, PC

Dragon’s Dogma é um RPG de ação para um jogador movido por narrativa, que desafia os jogadores a escolherem sua própria experiência – desde a aparência de seus Nascen, suas vocações, seus aliados, seus comportamentos perante situações distintas e mais.


R$ 299,00

 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.