Xbox usará inteligência artificial para criar personagens em games; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Xbox usará inteligência artificial para criar personagens em games; entenda
Imagem: Microsoft

Desenvolvedores de estúdios do Xbox poderão criar personagens com inteligência artificial (IA). A novidade é fruto da parceria da Microsoft com a Inworld AI, empresa especializada no desenvolvimento de NPCs com IA, anunciada nesta segunda (6).

"Esta parceria reunirá a experiência da Inworld em trabalhar com modelos generativos de IA para o desenvolvimento de personagens, as soluções de IA de ponta baseadas em nuvem da Microsoft, incluindo o Azure OpenAI Service, os insights técnicos da Microsoft Research sobre o futuro dos jogos e os pontos fortes do Team Xbox em revolucionar o acesso e ferramentas de criação para todos os desenvolvedores", disse a gerente geral de IA em jogos no Xbox, Haiyan Zhang.

Estúdios do Xbox poderão implementar NPCs alimentados com inteligência artificial.Estúdios do Xbox poderão implementar NPCs alimentados com inteligência artificial.Fonte:  Microsoft 

Com a parceria, a Microsoft vai lançar um kit de ferramentas para criar diálogos, histórias e mais detalhes para personagens alimentados com IA. O conjunto de recursos inclui um copiloto para criar personagens e mecanismos para incluir os bots em jogos.

Segundo a Microsoft, o objetivo é levar ferramentas para elaboração de personagens com IA para desenvolvedores "de todos os tamanhos e de qualquer lugar do mundo". "Queremos ajudar a tornar mais fácil para os desenvolvedores concretizarem suas visões, experimentarem coisas novas, ultrapassarem os limites dos jogos atuais e experimentarem para melhorar a jogabilidade, a conexão dos jogadores e muito mais", pontuou Zhang.

NPCs inteligentes como ChatGPT

A Inworld é uma companhia especializada no desenvolvimento de NPCs com inteligência artificial de nível similar ao ChatGPT. Os personagens criados pela companhia podem conter árvores de diálogos complexas e histórias dinâmicas dentro de um jogo.

A parceria com a Microsoft tem potencial de aumentar a popularidade dessas ferramentas, mas decisão de implementá-las ou não fica a cargo dos desenvolvedores. E ai, o que você achou da decisão? Deixe sua opinião lá no Instagram do Voxel!





Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.