Novo jogo dos criadores de Life is Strange é uma pérola disponível no Game Pass

3 min de leitura
Imagem de: Novo jogo dos criadores de Life is Strange é uma pérola disponível no Game Pass
Imagem: Voxel

O ano de 2023 não para de surpreender com grandes lançamentos de games. Enquanto Alan Wake 2 roubou a cena nos últimos dias, um título recém-chegado e que estreou diretamente no Xbox Game Pass pode passar despercebido por muitos jogadores: trata-se de Jusant.

Já disponível no PC, PS5, Xbox Series S e X, Jusant é uma produção do estúdio francês Don't Nod. Especialista em jogos de história, a empresa é responsável pela famosa franquia Life is Strange, feita em parceria com a Square Enix.

Em Jusant, no entanto, os desenvolvedores seguem outro caminho. O jogo traz como grande protagonista o gameplay: aqui, acompanhamos um jovem que vive em um mundo desolado por uma grande seca, que tem como único objetivo escalar uma montanha.

Uma jornada misteriosa e cheia de tranquilidade

O gameplay de Jusant é bem simples e não tem muitas explicações. O jogador deve subir a montanha, acompanhado de um pequeno ser feito de água conhecido como "ballast".

Com um equipamento que permite fixar cordas para evitar grandes quedas, o jogador escala utilizando os gatilhos traseiros do controle e um botão para pular. Além disso, os poderes de ballast podem ser invocados para reviver a natureza da montanha, abrindo novas formas para chegar ao topo.

JusantEm Jusant, você apenas escala e explora.

A temática do game pode ser confundida com Only Up, jogo que fez sucesso na Steam e trazia uma jogabilidade desafiadora de escalada, mas não se engane. A proposta de Jusant é diferente: a subida aqui é tranquila, com diversos pontos de parada e locais para serem explorados, que ajudam a entender melhor tudo o que se passou na montanha antes da grande seca.

Ambientação imersiva

Além do gameplay tranquilo, o jogo capricha pela qualidade técnica. Com uma direção de arte primorosa, Jusant se passa em uma montanha com diferentes biomas e paisagens, que alteram não apenas a ambientação, mas também a jogabilidade.

O game também oferece bastante imersão, principalmente quando jogado usando fones de ouvido. As interações com ballast utilizam sons para acordar a natureza e também para buscar itens colecionáveis na montanha, o que ressalta a qualidade sonora do título.

JusantTrazendo diferentes cenários, Jusant é bastante imersivo.

A combinação de jogabilidade tranquila com a imersão visual e sonora fazem o game lembrar outros títulos icônicos por sua pegada artística. Jusant traz grandes semelhanças com a experiência que tive jogando Journey e Abzu, por exemplo, mas garantindo mais ação durante a jornada.

Uma história contada em migalhas

Enquanto o gameplay e a ambientação chamam a atenção em Jusant, o jogo também não deixa a narrativa de lado. Diferente de Life is Strange, no entanto, a história aqui é contada em pedaços, de maneira quase subjetiva.

Assim como em jogos como Journey, o novo título da Don't Nod coloca o jogador em uma jornada misteriosa, com um personagem sem nome e com apenas um objetivo: seguir em frente. Ao explorar os belos ambientes do game, você é recompensado com migalhas de conhecimento sobre o mundo que foi devastado por uma possível crise climática.

JusantJusant te entrega migalhas de uma história que já aconteceu.

A montanha que se torna o desafio do jogador já foi uma terra cheia de vida e esperança, com povos que tinham suas próprias crenças e rotinas. O local conta com diversos documentos e cartas que relatam como era a vida de civilizações que já viveram por ali, deixando lacunas para o jogador mais imaginar do que realmente saber tudo que aconteceu no universo dentro do game.

Vale a pena?

Com uma pegada artística e gameplay divertido, Jusant é uma experiência interessante para quem curte jogos imersivos e que são um pouco "fora da caixa". Para quem conhece a Don't Nod apenas pelos jogos focados em história, vale a pena conferir alguns vídeos com a jogabilidade do novo título, pois a pegada agora é bem diferente do que temos em Life is Strange.

Ainda assim, a bela e silenciosa jornada por Jusant definitivamente vale a pena, principalmente se você já jogou e curtiu títulos como Journey e Grow Home. A jornada é ainda melhor para quem assina o Xbox Game Pass, uma vez que o jogo foi lançado diretamente na assinatura — mas acabou sendo ofuscado pelas tretas envolvendo a Microsoft recentemente.

Jusant foi testado no Xbox Series X usando uma cópia fornecida pela Don't Nod. O jogo também está disponível no PS5, Xbox Series S e também no PC, por meio da Steam.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.