Após Chun Li nua em torneio de Street Fighter, Capcom vê mods como problema

1 min de leitura
Imagem de: Após Chun Li nua em torneio de Street Fighter, Capcom vê mods como problema
Imagem: Capcom

Quem não rachou o bico com Thomas, o trem protagonista de Thomas e Seus Amigos, no lugar do vilão Mr. X em Resident Evil 2? E o Shrek como o Dr. Salvador (o fortão da motosserra) na demo de Resident Evil 4 Remake? Infelizmente, a Capcom não compartilha do mesmo sentimento.

Após o escândalo da Chun Li aparecer nua durante o torneio Corner2Corner de Street Fighter 6 em agosto, a empresa lançou um comunicado em seu canal Capcom R&D no YouTube entitulado "Medidas anti-trapaças e antipirataria em jogos de PC". A editora foi enfática: qualquer usuário que estiver usando um mod que não tenha sido distribuído oficialmente está basicamente trapaceando dentro do jogo.

O estúdio levantou o alerta aos seus próprios desenvolvedores e jogadores sobre o potencial "dano à reputação causado por mods maliciosos". A empresa reconheça que alguns mods melhoram a gameplay de certos jogos, com patches não oficiais que ajudam a melhorar o desempenho e eliminar bugs, mas também geram vídeos virais como o Mr. X de óculos escuros, chinelo e sunguinha da Umbrella.

Versão "boladona" de Mr. X, mod "Beachboy X" viralizou em meados de 2019.Versão "boladona" de Mr. X, mod "Beachboy X" viralizou em meados de 2019.Fonte:  Tecmundo 

Para a empresa, mods "inofensivos" são igualmente prejudiciais e quase impossíveis de serem distinguidos por seu software anti-trapaça e antipirataria e, portanto, devem ser classificados como tal.

Impacto positivo ou negativo, Capcom?

A Capcom reconhece no vídeo que "a maioria das modificações pode ter um impacto positivo no jogo" e, apesar dos modders serem fãs das franquias e dedicarem horas em suas criações, a postura rígida da marca vai de encontro aos danos infligidos à sua reputação.

"Mods também podem causar problemas como corrupção de dados de salvamento e travamentos, e descobrir que esses problemas não são culpa do jogo em si consome atenção e tempo que poderiam ser gastos em outras atividades", revelou.

Após esse comunicado, fica claro que situações como a do torneio de Street Fighter 6 em que um competidor esqueceu de desligar e deixou acidentalmente seu mod de Chun-Li nua ligado no torneio, causam mais problemas internos na Capcom do que pensamos. Ainda assim, usar mods em casa, em um jogo offline, não deve causar problemas para jogadores.

Apesar do comunicado, os modders vão continuar modificando os jogos, para melhor ou não, costumizando ou buscando formas de trapacear de fato. Qual sua opinião sobre tudo isso? Conte para nós!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.