Alan Wake 1: relembre a história e o final do game

5 min de leitura
Imagem de: Alan Wake 1: relembre a história e o final do game
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Um dos jogos mais aguardados de 2023, Alan Wake 2 finalmente será lançado em 27 de outubro, sexta-feira. O game chega trazendo o clássico escritor atormentado após mais de 13 anos da estreia do primeiro jogo da franquia.

Trazendo uma história sinuosa e cheia de horror, Alan Wake 2 promete elevar a experiência que tivemos no título de estreia da franquia, que ganhou uma versão remasterizada em 2021. Caso você não tenha jogado ou esteja por fora da história do personagem e seu universo, agora é a hora de relembrar!

Entrando no clima dos jogos da Remedy, o Voxel preparou um resumo em vídeo bem divertido, assustador e informativo com tudo sobre a história de Alan Wake. Confira a produção a seguir, que tem roteiro de Francesco Casagrande e Gabriel Morais!

Resumo da história de Alan Wake

Na história do primeiro game, Alan Wake é um escritor de muito sucesso. Em 2010, depois de escrever o último livro da série protagonizada pelo detetive Alex Casey, Alan teve um bloqueio criativo e foi com sua esposa até a pacata cidade de Bright Falls com o intuito de espairecer.

Ao invés de receberem a chave para a acomodação correta, uma mulher estranha encaminhou o casal para uma pequena cabana em Cauldron Lake. Depois disso, tudo dá errado e coisas estranhas começam a acontecer. O que era pra ser uma viagem de descanso começa com o pé esquerdo.

Alan Wake Remastered é anunciado

Alice, a esposa de Wake, escolheu o local por conta da clinica do Dr. Hartman, um psiquiatra especialista em tratar distúrbios em artistas com o intuito de ajudá-lo com seu problema. Além disso, ela planejou tudo para que ele voltasse a escrever, montando um quarto com uma máquina de datilografia, sem seu consentimento. Os dois se desentendem, se afastam e, de maneira súbita, ela é puxada para o meio do lago. Alan pula para tentar salvá-la, mas acaba perdendo a consciência.

A história de Thomas Zane

Quando caem no lago, tanto Alan quanto Alice foram aprisionados dentro do Lugar Sombrio, uma realidade paralela obscura e que existe há muito tempo na cidade de Bright Falls. Os poderes da escuridão foram registrados pela primeira vez nos anos 70, com o poeta Thomas Zane.

Ao chegar em Bright Falls, Zane descobriu ter um poder único: afetar a realidade através da escrita. Sua mulher, Bárbara, estranhamente também foi puxada de forma súbita para dentro do lago de Cauldron Lake. O já citado Dr. Hartman, que era seu assistente na época, influencia Zane a trazê-la de volta à vida, mas ela retorna possuída pela Presença Sombria, uma poderosa entidade que reside no Lugar Sombrio.

Percebendo que cometeu um grande erro, o poeta utiliza de seu poder para afundar a ilha e a si mesmo, a fim de evitar que o ser maligno se alastrasse para o restante do mundo. O sacrifício de Zane foi necessário para trazer uma luz de esperança no meio de tanta escuridão.

A conexão de Alan Wake e Thomas Zane

Alan Wake, de dentro do Lugar Sombrio, descobre ter o mesmo poder de Thomas Zane. Com isso, ele começa a escrever a sua fuga daquele lugar. A história começa com uma versão do escritor acordando uma semana depois em um acidente de carro, sozinho e sem memórias.

Ao adentrar numa floresta, Alan Wake encontra páginas de “Departure”, um manuscrito de terror que narra acontecimentos antes mesmo de ocorrerem. Curiosamente, tanto o autor como a protagonista são a mesma pessoa: Alan Wake.

Ou seja, é como se o personagem recebesse pistas de que está dentro de uma história e encontrasse pequenos fragmentos do que viria a acontecer consigo. Mas quem estava deixando essas páginas em seu caminho?

Eis que, subitamente, os moradores e figuras folclóricas de Bright Falls surgem possuídos pela entidade das sombras, perseguindo Alan no instante em que ele entra em seus campos de visão. Já imerso nesse cenário de loucura, a história acaba se tornando um conto de terror narrado pelo próprio Alan, mas há uma luz no fim do túnel.

As páginas de "Departure" são deixadas por uma figura espectral que se assemelha a um mergulhador, e que se identifica com nada mais, nada menos, do que Thomas Zane. Acontece que antes de apagar a sua própria existência, o poeta havia se preparado para o retorno da Presença Sombria, deixando para trás um resquício da sua consciência no personagem de um mergulhador e uma caixa de sapatos com uma arma de fogo. Dele, Alan Wake ouve apenas a recomendação de "combater as sombras utilizando a luz", e não poderia ser de forma mais literal do que usando uma arma e uma lanterna.

Após fugir das criaturas possuídas, ele se locomove até o departamento de polícia de Bright Falls para pedir socorro. As coisas, então, ficam ainda mais sem sentido quando a xerife Sarah Breaker sugere que a ilha e a cabana em que Alan e sua esposa estavam alojados não existem há mais de 30 anos.

Thomas Zane. Alan Wake 2020 DLC Control. - YouTube

As suspeitas do desaparecimento de Alice se voltam contra Alan Wake, atraindo o interesse do agente do FBI Robert Nightingale. No mundo real, Alan se vê como o principal suspeito de um crime que não cometeu, enquanto dentro do Lugar Sombrio, o seu plano parece incomodar a entidade que lá exerce o seu domínio.

O final de Alan Wake 1

Em retaliação aos seus atos, a Presença Sombria se manifesta através de um furacão avassalador. Alan, com muita dificuldade, consegue fugir, mas acaba se acidentando no caminho, ficando inconsciente mais uma vez. O escritor recobra a consciência em um hospital psiquiátrico, aos cuidados do Dr. Emil Hartman. Nas palavras do médico, Alan está sofrendo de um surto de psicose e as figuras macabras que tem visto são fruto da sua imaginação. 

Após mais um ataque da entidade, Alan consegue chegar até Cynthia Weaver, uma antiga conhecida de Zane. O poeta havia se preparado no passado para o retorno da Presença Sombria, e além dos objetos contidos na caixa de sapatos que ficou com Alan, ele deixa aos cuidados de Cynthia um interruptor capaz de acabar com as sombras misteriosas, que se chama Clicker.

Alan Wake 1.Clicker, a arma contra a escuridão.

Com sua nova "arma" em mãos, Alan mergulha no lago com o interruptor, entrando no Lugar Sombrio. Usando o Clicker, ele derrota temporariamente a Presença Sombria, mas para salvar Alice e manter o equilíbrio entre o Lugar Sombrio e a nossa realidade, ele teve que permanecer preso nessa outra dimensão.  No final, Wake deixa uma mensagem: “Não é um lago, é um oceano”. A enigmática frase, que faz referência a um poema de Thomas Zane, indica que o poder e a vastidão da escuridão é bem maior do que o imaginado.

A história continua em Alan Wake 2

Em Alan Wake 2, acompanharemos Saga Anderson, uma agente do FBI que está trabalhando em um caso em Bright Falls. O caminho dela acaba se cruzando com o do escritor, em mais uma aventura recheada de suspense e terror.

Alan Wake 2 tem lançamento marcado para o dia 27 de outubro. O jogo chega ao PC, PS5 e Xbox Series S e X.

Pré Venda: Jogo Alan Wake 2

Imagem: Pré Venda: Jogo Alan Wake 2
Imagem: Tecmundo Recomenda

Pré Venda: Jogo Alan Wake 2

Jogo realista sobre a experiência em dois mundos

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.