Alan Wake 2 está pesado? Veja benchmarks do game em GPUs RTX

2 min de leitura
Imagem de: Alan Wake 2 está pesado? Veja benchmarks do game em GPUs RTX
Imagem: Nvidia
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Há alguns dias as discussões em torno dos requisitos mínimos de Alan Wake 2 ficaram bem quentes, mas finalmente temos uma noção melhor do desempenho prático do jogo. A Nvidia compartilhou alguns benchmarks do game rodando em diferentes placas de vídeo com resultados detalhados.

Os testes foram feitos usando as placas de vídeo GeForce RTX 40 em diferentes modelos mais e menos potentes. Vale destacar que é apenas com essas GPUs que é possível usar o DLSS 3 frame Generation, mas o DLSS Ray Reconstruction também pode ser usado em outras RTX.

Veja a seguir os testes divulgados pela Nvidia, que já lançou um driver focado no game. Além disso, a marca também está oferecendo uma cópia grátis do jogo na compra de GPUs RTX selecionadas.

Benchmarks de Alan Wake 2

Testes em 4KTestes em 4KFonte:  Nvidia 

Nesse primeiro gráfico mostrado acima, podemos ver as RTX 4090, 4080 e 4070 Ti rodando o jogo em 4K com qualidade máxima, ray tracing no alto. Os valores em cinza mostram a performance sem o DLSS, enquanto o verde apresenta o game com DLSS 3.5 com super resolução no modo desempenho e geração de quadros. Uma RTX 4070Ti consegue alcançar 82,2 fps em média com o DLSS. 

Testes em 1440p de Alan Wake 2Testes em 1440p de Alan Wake 2Fonte:  Nvidia 

Nos testes em 1440p como resolução de exibição, a RTX 4070 também aparece no gráfico. As outras configurações gráficas são idênticas, mas o DLSS super resolution está definido para o modo qualidade.

Sem o uso do DLSS, a RTX 4070 alcança uma média de 28 fps em Alan Wake 2. Ligando o DLSS e o gerador de frames, a taxa de quadros sobe para 91,9 fps, em média. Nessa resolução, a RTX 4090 já consegue entregar 60 fps mesmo sem DLSS.

Testes em 1080pTestes em 1080pFonte:  Nvidia 

Nos testes em 1080p, toda a linha Nvidia Ada Lovelace apareceu no gráfico, até a RTX 4060. Novamente, todas as configurações se mantém, mas a resolução muda para FullHD e o DLSS super resolution está no modo qualidade.

Com o DLSS habilitado, a 4090 consegue entregar quase 200 quadros, mas se você tem essa placa, provavelmente também tem um monitor maior. A 4060 Ti entrega 100 fps e a RTX 4060 alcança 82.1 fps com o uso do DLSS 3.5, em média.

Ainda precisamos esperar o lançamento  

Essas informações são muito interessantes e os gráficos são bem representativos de placas RTX 40. Mas não sabemos o que outros modelos podem entregar com o uso apenas do DLSS ou FSR Super Resolution, sem geração de quadros.

Além do uso de tecnologias de upscaling e frame generation, talvez faça mais sentido usar configurações gráficas intermediárias e não ligar tudo no máximo. No entanto, esses detalhes só ficarão claros com o lançamento de Alan Wake 2, no dia 27 de outubro.

--

SSD SanDisk Plus, SATA, 1TB

69% off
Imagem: SSD SanDisk Plus, SATA, 1TB
Imagem: Tecmundo Recomenda

SSD SanDisk Plus, SATA, 1TB

Prolongue a vida útil do seu laptop ou PC Desktop com o SSD SanDisk Plus! Possui interface SATA e 1TB para impulsionar o desempenho de seus dispositivos.


R$ 1.039,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.