O que esperar do futuro de Sonic? Veja entrevista com diretor da franquia

5 min de leitura
Imagem de: O que esperar do futuro de Sonic? Veja entrevista com diretor da franquia
Imagem: Divulgação/Sega
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os fãs do ouriço mais rápido do mundo estão agitados desde terça-feira (17) com o lançamento oficial de Sonic Superstars. O jogo busca seguir adiante com a linhagem de títulos clássicos do mascote com progressão lateral, mas dispensando a estética em pixel art e introduzindo visuais 3D com fases completamente inéditas e suporte a multiplayer para até quatro jogadores simultâneos.

De forma semelhante, o lançamento também é uma etapa bastante decisiva para a Sega e a Sonic Team. O título busca se reconectar com os fãs colocando o mascote novamente nas mãos de Naoto Ohshima, que além de ter sido seu criador e diretor de Sonic CD, agora está em seu próprio estúdio de desenvolvimento chamado Arzest.

Falando com exclusividade ao Voxel durante a Brasil Game Show 2023, Takashi Iizuka, diretor criativo da franquia Sonic, trouxe detalhes sobre o desenvolvimento do jogo e ainda manifestou o desejo de que a Arzest continue envolvida na franquia, produzindo outros títulos na fórmula clássica 2D. Confira a entrevista, na íntegra, nas linhas a seguir:

Para começar, esta é a segunda vez que Iizuka-san vem ao Brasil, certo? Como tem sido sua interação com o público brasileiro e o que está achando do país?

"Não há dúvidas de que existe uma comunidade de Sonic gigantesca no Brasil. Sabemos que são muito apaixonados pela franquia, mesmo quando olhamos para jogos mobile, com relação a quantas pessoas estão conectadas e de onde. O Brasil está sempre ali, vem logo depois dos Estados Unidos.

Foi muito interessante quando eu finalmente vim no ano passado e encontrei os fãs, foi algo excelente e que eu realmente estava com expectativas, então fico feliz por ter sido capaz de visitar o país."

Takashi Iizuka, da Sonic Team, dedicou um tempinho para conversar com a imprensa durante a BGS 2023Takashi Iizuka, da Sonic Team, dedicou um tempinho para conversar com a imprensa durante a BGS 2023Fonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

A Sega está lançando agora o Sonic Superstars, que dá continuidade à fórmula 2D do ouriço, mas não faz muito tempo que Frontiers foi lançado. O quão difícil é conciliar dois estilos de jogos tão diferentes?

"Quando falamos sobre a marca Sonic, temos os jogos 3D focados em ação e altíssima velocidade que realmente são importantes para nós. Mas nós também temos, no mesmo patamar, os jogos clássicos 2D que, desta forma, constituem dois pilares na franquia.

No ano passado, com Sonic Frontiers, implementamos o conceito de zonas abertas para evoluir o que são os jogos tridimensionais do ouriço, e este ano estamos meio que fazendo a mesma coisa com a série clássica 2D. Eles sempre foram em pixel art e tiveram uma atmosfera retrô e nostálgica, apelando para quem cresceu com esses jogos, mas sentimos que é muito difícil de atrair uma nova audiência desta forma.

Por isso, implementamos novos modelos tridimensionais e começamos a construir uma 'linha inédita' de jogos clássicos a partir de agora — ainda se atentando aos jogadores mais veteranos, mas de modo que os dois pilares da série consigam seguir adiante."

Sonic Superstars foi produzido pela Arzest, que é a empresa de Naoto OhshimaSonic Superstars foi produzido pela Arzest, que é a empresa de Naoto OhshimaFonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

Como foi tomada a decisão para que a Arzest liderasse a produção de Sonic Superstars? Vocês estão dispostos a trabalhar juntos no futuro novamente?

"Arzest é a companhia do Naoto Ohshima, que basicamente é o criador de Sonic the Hedgehog, e quando discutimos internamente sobre criar uma nova série clássica, tínhamos a certeza de que queríamos trabalhar com quem entendesse dos jogos clássicos do Sonic.

Quando conversamos Ohshima-san sobre a possibilidade e os motivos, ele aceitou de prontidão dizendo que queria fazer e as conversas começaram a partir do desejo e paixão de trabalhar juntos. A Arzest ficou encarregada de recriar, do zero, o gameplay dos jogos clássicos do Sonic e garantir que fosse fiel.

Foi despendido muito tempo e esforço para assegurar o sentimento clássico, como controles e mecânicas, e acreditamos que eles fizeram um trabalho maravilhoso nesse sentido. Por isso, pensando em qualquer jogo clássico do Sonic no futuro, com certeza gostaríamos da Arzest produzindo conosco."

Em Sonic Superstars, Trip fica a maior parte do tempo com uma armadura para refletir seu lado mais retraído e submissoEm Sonic Superstars, Trip fica a maior parte do tempo com uma armadura para refletir seu lado mais retraído e submissoFonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

Sonic Superstars traz uma nova personagem jogável chamada Trip. Você pode nos contar mais sobre sua concepção e como sua gameplay foi pensada? Eu já tive a oportunidade de experimentar e o nível de dificuldade é bem maior do que poderia imaginar.

"Como você sabe, Ohshima-san é um designer incrível e, quando trabalhamos com ele, realmente queríamos que fizesse uma personagem inédita. Quando foi pensado no conceito, queríamos que a Trip normalmente fosse muito tímida e sem coragem para comunicar seus sentimentos. E então, que ela tivesse um momento para extravasar e reunir a coragem para se erguer, dizendo claramente como se sente e se apresentando de fato como uma personagem para a audiência.

Talvez algumas pessoas que joguem Sonic Superstars também se sintam como essa personagem, pois têm seus sentimentos e não conseguem comunicá-los, por exemplo. Esta é a mensagem que queremos passar com a Trip, encorajar as pessoas por meio do gameplay a dizer aquilo que elas acreditam e fazer aquilo que elas realmente desejam fazer."

Takashi Iizuka também considera voltar a trabalhar com Christian Whitehead e a Evening StarTakashi Iizuka também considera voltar a trabalhar com Christian Whitehead e a Evening StarFonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

E quanto a Christian Whitehead e o pessoal da Evening Star? Como tem sido sua relação após o trabalho em Sonic Mania? Há a possibilidade de vocês trabalharem juntos novamente no futuro?

"O pessoal do Christian criou uma nova empresa chamada Evening Star e está trabalhando em um novo jogo de ação 3D que acabaram de anunciar. Nós temos uma boa relação e estamos todos em Los Angeles atualmente, então, se houver a oportunidade, adoraríamos trabalhar juntos novamente. Não é o caso agora porque eles estão trabalhando em um projeto próprio.

Vale lembrar também que Sonic Origins Plus, que saiu este ano, também contou com a participação e suporte da Evening Star, então estamos em contato constantemente e temos uma boa relação."

Sonic Superstars é considerado o início de uma nova linhagem de jogos 2D do ouriçoSonic Superstars é considerado o início de uma nova linhagem de jogos 2D do ouriçoFonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

Alguma mensagem para o público brasileiro que é apaixonado por Sonic the Hedgehog?

"Nós agradecemos a todos os fãs brasileiros, sabemos que vocês têm jogado e amam Sonic por muito tempo. Somos muito gratos por todo o apoio e carinho que recebemos da comunidade.

Uma coisa que é interessante lembrar é que, em Sonic Superstars, nós temos o modo multiplayer em que é possível chamar amigos ou membros da família para jogar junto a qualquer momento. Então nós encorajamos os fãs a trazerem mais pessoas para a jogatina, em especial aquelas que nunca tenham jogado Sonic antes, para sentir um pouco do amor pela franquia e quem sabe elas também não acabem virando fãs, não é mesmo?"

--

Jogo Sonic Mania, Nintendo Switch

18% off
Imagem: Jogo Sonic Mania, Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Sonic Mania, Nintendo Switch

Viva a experiência definitiva de celebrar o passado e o futuro em Sonic Mania, uma nova aventura Sonic em 2D a 60FPS cravados, com gráficos incríveis em alta definição ao estilo retrô e diversos personagens.

R$ 199,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.