10 dicas de segurança que todo jogador online precisa conhecer

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 10 dicas de segurança que todo jogador online precisa conhecer
Imagem: gettyimages

No vasto território dos jogos online, existem perigos ocultos que podem ameaçar não apenas o seu personagem no jogo, mas também a sua segurança pessoal e dos seus dispositivos.

Para se ter uma ideia, em 2022, mais de 380 mil pessoas foram vítimas de golpes envolvendo games. Os cibercriminosos tem utilizado nomes de jogos famosos, como Roblox, FIFA, Minecraft e Resident Evil, para estratégias criminosas que vão desde a criação de páginas que imitam a interface das lojas oficiais ou sites que imitam instalações dos jogos, até a promoção de anúncios falsos que prometem benefícios nos games.

Ao conseguir a atenção e a confiança do jogador online, os criminosos aproveitam a oportunidade para roubar dados. É nesse momento que a experiência divertida de jogar online pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Pensando nesse cenário, separamos 10 dicas de segurança que todo gamer precisa conhecer – e colocar em prática! – para se proteger enquanto joga. Confira!

kaspersky jogos onlineCresce o número de golpes envolvendo games: mais de 380 mil pessoas foram vítimas em 2022. (GettyImages/reprodução)

1. Mantenha o anonimato

Antes de se aventurar em qualquer jogo online, vale pensar em criar um pseudônimo, um nome de usuário que não revele suas informações pessoais. Evite usar seu nome real ou detalhes pessoais em seu perfil. Quanto menos os outros jogadores souberem sobre você, menos vulnerável você será.

2. Utilize senhas fortes

Sim, sabemos que na realidade cheia de logins que vivemos atualmente decorar senhas é um desafio, levando muitas pessoas a utilizarem senhas fáceis e/ou iguais em todas as plataformas. Mas em um caso de vazamento, já imaginou o prejuízo que essa prática pode causar?

Crie senhas complexas para suas contas de jogo. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite usar senhas comuns e nunca compartilhe sua senha com outros jogadores. E considere o uso de um gerenciador de senhas para manter todas as suas credenciais seguras.

3. Autenticação de dois fatores (2FA)

Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso adiciona uma camada adicional de segurança à sua conta, exigindo um código extra além da senha para realizar o acesso. Ao fazer isso, ainda que alguém consiga sua senha, será necessário um código que só você terá acesso.

4. Cuidado com links suspeitos

Evite clicar em links enviados por outros jogadores, especialmente se não os conhecer pessoalmente. Golpistas frequentemente tentam enganar jogadores com links maliciosos que podem infectar seu sistema com malware. Seja cauteloso e verifique a fonte antes de clicar.

kaspersky jogos onlineCibercriminosos sempre mudam suas estratégias, buscando as formas mais convincentes de fazer usuários clicarem em links sem se darem conta dos riscos. (GettyImages/reprodução)

5. Não compartilhe informações pessoais

Essa dica pode parecer óbvia, mas acredite, os cibercriminosos mudam de estratégia constantemente e, caso você não conte com um antivírus que identifique a segurança da página, pode ser difícil identificar se uma plataforma é ou não segura.

Por isso, antes de inserir seu nome real, endereço, número de telefone ou outras informações sensíveis em qualquer site, utilize uma ferramenta de checagem – e jamais compartilhe esses dados com outros jogadores!

6. Proteja seu dispositivo com antivírus

Uma das maneiras mais eficazes de manter seu sistema seguro é usar um antivírus confiável, como os oferecidos pela Kaspersky. Eles não só detectam como também neutralizam ameaças cibernéticas, garantindo que seu PC ou console permaneça seguro enquanto você joga.

7. Navegue com segurança usando uma VPN

Essa é outra dica valiosa: uma VPN (Rede Virtual Privada) é uma ferramenta estratégica para proteger sua privacidade online. Dentre as soluções da Kaspersky, por exemplo, é possível ter acesso a sistemas VPN que criptografam sua conexão, ocultando seu endereço IP e protegendo seus dados de olhos curiosos. Esse recurso é ainda mais necessário se você jogar em redes públicas, como em cafés, ambientes compartilhados ou hotéis.

8. Atualize seu software regularmente

Manter seu sistema operacional, navegadores e outros programas atualizados é essencial para corrigir vulnerabilidades conhecidas pelos desenvolvedores.

Ao contar com uma ferramenta de antivírus completa, como a Kaspersky, também é possível manter atualizações automáticas ao mesmo tempo em que conta com bloqueios de malware, vírus, ransomware e aplicativos espiões – para que você tenha a segurança de estar sempre com proteção total, ainda que alguma plataforma que você confia sofra ataques.

9. Esteja consciente das Configurações de Privacidade

É tentador aceitar as políticas de privacidade sem lê-las, nós te entendemos, mas o compartilhamento de dados via plataformas e aplicativos tem ido cada vez mais longe. Não é incomum encontrar notícias de vazamento de dados que deveriam ser protegidos pelas empresas desenvolvedoras.

Por isso, sempre que for jogar online, verifique as configurações de privacidade do jogo e ajuste-as de acordo com suas preferências. Isso pode incluir restringir quem pode entrar em seu jogo ou quem pode se comunicar com você.

10. Eduque-se continuamente e fique atento às notícias e novos golpes

Ficar atualizado sobre as últimas ameaças e táticas dos cibercriminosos é essencial. Como última dica, indicamos acompanhar notícias e dicas veiculadas por canais de confiança, como o Voxel, e também as atualizações das empresas de segurança, como o blog da Kaspersky, para se manter informado sobre as melhores práticas de segurança.

Proteger suas informações pessoais enquanto joga online é fundamental para vencer o jogo dentro e fora das telas. Ao seguir essas dicas e contar com ferramentas de segurança, você pode desfrutar de suas aventuras virtuais com tranquilidade.

Para saber mais sobre como a Kaspersky pode proteger você enquanto joga, visite o site oficial da plataforma e confira as soluções que podem elevar o patamar da sua jornada gamer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.