Super Mario Bros e outros jogos de rolagem lateral para conhecer

4 min de leitura
Imagem de: Super Mario Bros e outros jogos de rolagem lateral para conhecer
Imagem: Nintendo/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os jogos de progressão lateral são aqueles nos quais o jogador se desenrola com visão lateral, geralmente da esquerda para a direita, onde costuma ficar o final do estágio ou o caminho para o próximo cenário.

Um dos grandes representantes deste estilo de jogo é Pitfall, lançado na década de 1980 para o saudoso Atari 2600, que andou e se balançou em cipós, para que séries como Super Mario Bros. e Sonic pudessem correr hoje em dia.

Com o lançamento de Castlevania: Symphony of the Night, em 1997, o gênero ganhou novos ares: a aventura contava com cenários mais detalhados, mapa enorme e muito foco na exploração, coisas que se tornaram quase um novo padrão para títulos que viriam nas décadas seguintes.

Hoje em dia a maioria dos jogos mais populares segue um padrão de mercado que parece ávido por experiências de mundo aberto, com liberdade de exploração e inimigos bem desafiadores. Porém, nossos queridos Side-scrollers seguem firmes e fortes, com diversos títulos essenciais para fãs deste tipo de jogos disponíveis por aí.

A seguir, o Voxel selecionou alguns de jogos de rolagem lateral para você conehcer, começando por Super Mario Bros. Wonder, a nova aventura do bigodudo anunciada recentemente.

1. Super Mario Bros. Wonder

Super Mario Bros. WonderSuper Mario Bros. WonderFonte:  Nintendo/Divulgação 

Anunciado recentemente, Super Mario Bros. Wonder tem tudo para ser um dos melhores jogos de Nintendo Switch. Com o console já completando sete anos no mercado, a Big N já mostrou que domina completamente o poder do console híbrido, nos entregando títulos com visuais incríveis e taxas de quadros por segundo bastante regulares.

No controle de Mario, Luigi, Peach, Daisy, Toad, Toadette, Nabbit e Yoshi, os jogadores poderão utilizar uma gama de habilidades, incluindo a novíssima transformação em elefante para salvar o Reino Flor das garras do temível Bowser. Super Mario Bros. Wonder será lançado somente no dia 20 de outubro deste ano.

2. Hollow Knight

Hollow Knight  Team Cherry/Divulgação 

Uma das maiores surpresas do cenário indie, Hollow Knight ganhou uma legião de fãs com seu visual único, jogabilidade precisa, adversários perigosos e ação no melhor estilo Metroidvania. No papel do pequeno cavaleiro, é preciso explorar a região de Hallownest e encarar muitos desafios e batalhas brutais.

É possível explorar o mundo do jogo à vontade, aprimorando suas habilidades e encontrando amuletos que oferecem ao jogador as mais variadas vantagens.

3. Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Donkey Kong Country: Tropical Freeze  Nintendo/Divulgação 

Marcando a estreia do gorilão mais famoso do mundo dos games no Switch, Donkey Kong Country: Tropical Freeze elevou o patamar dos jogos da série, trazendo estágios de plataforma desafiadores, divertidos e muito, muito bonitos. Além disso, a família Kong está em peso neste que é um dos melhores jogos de Nintendo Switch lançados até hoje.

Na trama, Donkey Kong e os demais símios devem encarar invasores árticos, que transformaram a ilha da família em uma fortaleza congelada. O gorilão conta com a ajuda de seus velhos companheiros Diddy Kong, Dixie Kong e Cranky Kong, além do novo personagem Funky Kong. Este game é exclusivo do Nintendo Switch.

4. Blasphemous 2

Blasphemous 2  The Game Kitchen/Divulgação 

Aplicando o conceito de mundo aberto de forma magistral ao formato de progressão lateral em 2D, Blasphemous 2 nos bota novamente no controle do Penitente, que mais uma vez precisa passar pelo incessante ciclo de vida e morte. Nesta sequência de Blasphemous, o protagonista se vê em uma terra diferente e desconhecida, mas igualmente perigosa.

Uma das principais novidades que ajuda bastante a encarar as hordas de adversários é a possibilidade de personalizar ainda mais o Penitente, com diversas habilidades que podem ser aprimoradas e novas armas disponíveis em seu arsenal.

  • Disponível para PC, Xbox, PlayStation e Nintendo Switch.

5. Celeste

Celeste  Matt Makes Games/Divulgação 

Além de muito desafiador, Celeste é um bom jogo de plataforma para um jogador com uma trama caprichada sobre autodescoberta. Na aventura controlamos Madeline, uma menina que precisa chegar ao topo da Montanha Celeste.

Mas chegar lá em cima não será tarefa fácil: cada uma das mais de 700 salas contam com design desafiador, que deve ser percorrido com controles simples, que consistem basicamente em pular e realizar movimentos rápidos (o famoso "dash").

6. Child of Light

Child of Light  Ubisoft/Divulgação 

Se você gosta de jogos com ótima narrativa e muita aventura, Child of Light é o título que você procura. Com uma ótima história contada em rimas e poesias, esta obra de arte da Ubisoft merece ser jogada todos os dias.

Neste belíssimo RPG da Ubi, jogadores são levados a Lemuria, um lugar mágico cheio de criaturas incríveis e perigosas. No papel de Aurora, é preciso percorrer uma jornada cheia de desafios para salvar não apenas seu pai, mas também todo o reino.

  • Disponível para Xbox One, PC, Nintendo Switch e PS4.

7. Sonic Mania

Sonic Mania  SEGA/Divulgação 

Em homenagem aos jogos antigos do ouriço velocista, Sonic Mania retornou às origens com visual 2D e jogabilidade de progressão lateral. Além do protagonista, o título ainda conta com diversos personagens jogáveis, cada um com habilidades especiais. Por exemplo, a raposinha Tails é capaz de voar, chegando a locais que outros personagens não são capazes de alcançar. Já a equidna Knuckes conta com sua força bruta para vencer obstáculos, além de sua capacidade de planar.

No jogo, que conta com a opção de curtir a aventura cooperativa com um amigo, Sonic e seus companheiros revisitam zonas clássicas em seu caminho para dar um fim ao exército do malvado Dr. Eggman, o clássico vilão da série.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.