Xbox Series S e Series X: como funciona a retrocompatibilidade?

2 min de leitura
Imagem de: Xbox Series S e Series X: como funciona a retrocompatibilidade?
Imagem: Microsoft/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Consoles mais recentes, o Xbox Series S e o Xbox Series X possuem retrocompatibilidade com os jogos das antigas gerações do videogame da Microsoft. Por meio do recurso, é possível mergulhar em uma imensa biblioteca de games.

Isso significa que além dos títulos novos, como o Starfield, proprietários do Series S e do Series X também podem se divertir com os games do Xbox One, Xbox 360 e do Xbox original. Alguns deles, inclusive, são oferecidos no Xbox Game Pass.

Apresentando pequenas diferenças, os aparelhos de última geração trabalham com a retrocompatibilidade de formas ligeiramente distintas. Saiba, a seguir, como aproveitar esta ferramenta em cada console para rodar os jogos antigos.

Como funciona a retrocompatibilidade do Xbox?

O Xbox Series X e o Series S são as versões mais recentes da linha.O Xbox Series X e o Series S são as versões mais recentes da linha.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Para rodar jogos das versões anteriores do Xbox nos modelos da atual geração, a Microsoft utiliza um software de emulação no console mais moderno. Ao iniciar um game clássico compatível, o programa entra em ação fazendo os ajustes necessários para que o título seja executado.

Oferecida gratuitamente, a retrocompatibilidade abrange tanto os jogos digitais quanto os disponíveis em mídia física. Basta escolher o game na sua biblioteca digital ou inserir o disco do jogo no videogame e aguardar o seu início, da mesma forma que você faz com os títulos mais recentes.

É importante salientar que como o Xbox Series S não possui leitor de disco, a retrocompabilidade fica restrita aos jogos digitais, neste caso. Já o Series X tem suporte à mídia física, permitindo rodar os games nos formatos digital e físico, sendo a opção adequada para quem possui uma coleção de CDs de jogos.

Há melhorias nos jogos antigos?

Os jogos mais velhos podem apresentar melhorias na imagem.Os jogos mais velhos podem apresentar melhorias na imagem.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Todo o poder de processamento da nova geração é utilizado para gerar melhorias nos games do passado. Ao rodar um jogo antigo no Xbox Series X, você notará maior nitidez e cores mais reais do que na versão original, além de aproveitar resolução até 4K.

No Series S, a resolução é limitada a 1440p, mas as melhorias proporcionadas pelo HDR automático e a maior velocidade de carregamento, devido ao armazenamento em SSD, estão disponíveis. Há ainda a função FPS Boost, aumentando a taxa de quadros por segundo para 60 FPS, em vez de 30 FPS.

O usuário também pode acionar recursos como a captura de tela, gravação e compartilhamento de imagens ao jogar os títulos antigos. Mas vale ressaltar que, em alguns games retrocompatíveis, nem todas as melhorias estão disponíveis.

Acessórios

Controles antigos também são retrocompatíveis.Controles antigos também são retrocompatíveis.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A retrocompatibilidade do Xbox Series S e do Series X também é válida para os acessórios. Dessa forma, controles e fones de ouvido, bem como headsets, volantes e outros, que funcionavam com a geração anterior, podem ser usados nos consoles mais recentes.

O suporte vale principalmente para os acessórios do Xbox One, que são compatíveis com a atual geração. Uma das exceções fica por conta do Kinect e o seu adaptador, descontinuados pela Microsoft, não sendo suportados no Series X/S.

Lista de jogos retrocompatíveis

Segundo a fabricante, há milhares de jogos do Xbox retrocompatíveis. A gigante da tecnologia afirma ter realizado mais de 500 mil horas de testes para que os jogos das gerações passadas obtivessem padrões de qualidade semelhantes aos novos, mantendo a jogabilidade esperada.

A lista dos games com retrocompatibilidade do Xbox Series X/S está disponível no site da Microsoft.

Compre seu Xbox

Console Xbox Series S

15% off
Imagem: Console Xbox Series S
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Xbox Series S

O menor e mais elegante dos consoles da Microsoft, com taxas de quadros mais altas, tempos de carregamento mais rápidos e mundos mais ricos e dinâmicos.

R$ 2.649,00

Console Xbox Series X

Imagem: Console Xbox Series X
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Xbox Series X

O Xbox Series X oferece Xbox Velocity Architecture, jogue em resolução em 4K a até 120 quadros por segundo, som 3D avançado especial e muito mais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.