DLSS 10 vai renderizar jogos inteiros usando apenas redes neurais, prevê Nvidia

1 min de leitura
Imagem de: DLSS 10 vai renderizar jogos inteiros usando apenas redes neurais, prevê Nvidia
Imagem: Pixel Critics

O DLLS é uma tecnologia criada pela NVIDIA que vem sendo implementada em praticamente todos os jogos no PC, visando apresentar um visual altamente realista e economizar poder da placa de vídeo. Isso porque a solução permite criar efeitos gráficos incríveis, principalmente em relação à sombra, luz e reflexos, usando algoritmos e inteligência artificial.

Entretanto, a tecnologia pode ir para outros patamares no futuro. Em uma entrevista para o site Digital Foundry, Bryan Cantanzaro, vice-presidente de pesquisas especializadas da NVIDIA, afirmou que, no futuro, um hipotético DLSS 10 pode gerar todos os frames de um jogo usando apenas redes neurais, o que diminuiria consideravelmente o trabalho das placas de vídeo.

Exemplo da aplicação do DLSS no game Cyberpunk 2077Exemplo da aplicação do DLSS no game Cyberpunk 2077Fonte:  NVIDIA 

Produção de jogos também será mais barata

Ainda de acordo com o executivo, o avanço da tecnologia também será benéfico para as produtoras de jogos. Isso porque utilizando uma renderização cada vez mais dependente da rede neural, não haveria tantos esforços e mão de obra para a produção de um só título.

Porém, isso não significaria um aumento no desemprego. Segundo Cantanzaro, por mais que as tecnologias evoluam com o tempo, ainda sim será necessário ter pessoas trabalhando em outros processos, seja na aplicação correta desses elementos gráficos, como em outros pontos essenciais na criação de um jogo, como desenvolvimento da história, etc.

DLSS utiliza algoritmos para recriar elementos gráficos em um jogoDLSS utiliza algoritmos para recriar elementos gráficos em um jogoFonte:  NVIDIA 

Citando Cyberpynk 2077 como exemplo, o executivo não acredita que, por mais que a inteligência artificial esteja se aprimorando, ela seria capaz de criar um jogo tão completo como o da CD Projekt Red

E na sua opinião, será que a IA vai ser cada vez mais presente na produção de jogos? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.