EA FC 24: jogabilidade fluída agrada nas primeiras impressões

4 min de leitura
Imagem de: EA FC 24: jogabilidade fluída agrada nas primeiras impressões
Imagem: Reprodução / Voxel
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

EA FC 24, o antigo FIFA Soccer, será lançado oficialmente no dia 29 de setembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC. Os fãs mais ansiosos podem adquirir a Ultimate Editon e jogar o game já a partir da próxima sexta-feira (22).

O Voxel teve acesso antecipado à versão completa do game e traz um aperitivo com as primeiras impressões do novo jogo, antes de realizar o review completo com os detalhes. Confira!

Uma jogabilidade ainda mais real

Logo nas primeiras partidas, que dessa vez não contam com a obrigatoriedade de jogar nenhuma final da Champions League, é possível notar as principais mudanças de EA FC 24. A principal delas é justamente no seu ponto mais polêmico: a jogabilidade.

O realismo de jogadores como Haaland vai além do visual.O realismo de jogadores como Haaland vai além do visual.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Antes é preciso dizer que ainda é tudo muito similar a FIFA 23, o jogo anterior da série. Na ambientação das partidas, como na movimentação dos atletas virtuais, há muitas semelhanças e reciclagens, que jogadores mais casuais não conseguem distinguir com facilidade. Já para aqueles que, como eu, seguem a franquia desde gerações de consoles passadas, aos poucos é possível notar as mudanças, que prefiro chamar de "melhorias".

A primeira delas é justamente o foco do grande marketing do jogo: o PlayerStyles. Esse recurso reproduz com realismo o movimento de grandes astros do futebol mundial, como Erling Haaland e Vinícius Junior. E foi justamente com seus respectivos times que fiz questão de jogar para conferir se tal propaganda era verídica.

E para minha surpresa, ou não, há sim uma enorme diferença entre esses jogadores e os demais. Para perceber isso, basta controlar o atacante noruegues e correr em linha reta, que será possível notar o seu jeitão "brucutu" de conduzir a bola como se fosse um tanque de guerra. Já com o atacante brasileiro, basta executar qualquer um dos seus variados dribles para perceber o quanto ele é mais ágil que boa parte de seus companheiros.

Haaland conta com movimentos similares ao do jogador real.Haaland conta com movimentos similares ao do jogador real.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Em contrapartida, disputar um jogo entre Sampdoria e Ascoli é ser testemunha de uma verdadeira definição de "pelada". Mas não encare isso como uma coisa ruim, tudo isso é consequência de um realismo que equilibra o jogo. Em outras palavras: jogar com times bons é sinal de uma partida de qualidade, mas com clubes ruins, é preciso ser experiente para tirar proveito de atletas "tão ruins".

Principais melhorias

A principal evolução em EA FC 24 é o controle de bola. É notável o quanto ela é mais solta nos pés dos jogadores, facilitando jogadas individuais, principalmente os dribles. Porém, é preciso ter mais precisão na hora de executar os lances. Por exemplo, a famosa “esticada de bola”, com um toque no direcional da esquerda, precisa ser mais precisa, já que ela não é feita totalmente em linha reta. Dessa forma, caso a direção não seja a ideal, você pode facilmente perder a bola.

Esse realismo também faz com que a perda desse mesmo controle da bola seja mais comum. Em muitos momentos, uma mudança brusca de direção fez com que meu atleta se enrolasse com a bola, até perdendo ela para adversário em jogadas individuais. E por mais que isso traga uma enorme irritação, é preciso admitir que, em prol do realismo, ficou bem real.

A disputa de bola corpo a corpo também é mais eficiente.A disputa de bola corpo a corpo também é mais eficiente.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Já outro ponto que também merece elogios é a movimentação dos jogadores na partida. Em relação às respectivas velocidades, o jogo está um pouco mais lento para ficar ainda mais real. Já o posicionamento, me chamou atenção principalmente nas atitudes da sua defesa. Um grande exemplo é a hora em que você troca o jogador no qual quer controlar.

Em um determinado momento, enquanto eu assumia a posição de um atleta virtual para cercar um jogador com a bola na lateral do campo, um outro adversário corria livre em direção a área. Nesse momento, mudei o controle para um zagueiro para acompanhar o avanço, em outros FIFAs, esse mesmo jogador que ficou sem controle, diminuía naturalmente a intensidade da marcação, já nesse novo game ele não só acompanhou o oponente com a bola, como também dificultou o passe.

O mesmo acontece também no ataque, onde jogadores buscam sempre um bom posicionamento, enquanto evitam ficar em posição ilegal de impedimento. Isso faz com que o jogo dependa menos da sua atitude a todo instante, e tenha momentos de um coletivo mais automático e eficiente.

Jogadores procuram mais os espaços automaticamente no novo jogo.Jogadores procuram mais os espaços automaticamente no novo jogo.Fonte:  Reprodução / Voxel 

O que poderia melhorar?

Goleiro! Sim, eles continuam sendo uma caixinha de surpresas que, na maioria das vezes, guarda uma grande decepção. A EA Sports tem um certo problema com jogadores dessa posição faz tempo, e em EA Sports FC 24 isso não mudou. Isso porque eles continuam falhando em gols bobos e ao mesmo tempo fazem defesas inacreditáveis.

"Ah Diego, mas isso acontece na vida real!". Não exatamente do mesmo jeito. A começar pelo movimento que eles reproduzem. Há uma série de saltos bem irreais, que me faz questionar qual foi o jogador real utilizado para a tarefa. Enquanto o mesmo faz pontes dignas de capa de jornal, há alguns saltos que são totalmente esquisitos, e que nem goleiros amadores costumam reproduzir.

Goleiros continuam imprecisos em EA FC 24Goleiros continuam imprecisos em EA FC 24Fonte:  Reprodução / Voxel 

Para completar, as finalizações também deixam um pouco a desejar. Há chutes dentro da pequena área que, inexplicavelmente, vão para fora do gol, como também temos finalizações quase sem ângulo que terminam em gols espetaculares. É preciso balancear isso até o lançamento.

Em breve volto com mais detalhes, principalmente sobre os modos de jogo e a parte visual do game, na análise completa de EA Sports FC 24 aqui no Voxel! Enquanto isso, aproveito para explorar o modo Ultimate Team, que chega repleto de novidades!

E você, ansioso por EA Sports FC 24? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

--

Jogo EA Sports FC 24, PlayStation 4

8% off
Imagem: Jogo EA Sports FC 24, PlayStation 4
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo EA Sports FC 24, PlayStation 4

O EA SPORTS FC 24 traz para você o Jogo de Todo Mundo, sinta o jogo de perto com tecnologias HyperMotionV, PlayStyles e Frostbite. Desenvolva lendas do clube e melhore atletas da sua equipe!

R$ 359,90

Jogo EA Sports FC 24, PlayStation 5

8% off
Imagem: Jogo EA Sports FC 24, PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo EA Sports FC 24, PlayStation 5

O EA SPORTS FC 24 traz para você o Jogo de Todo Mundo, sinta o jogo de perto com tecnologias HyperMotionV, PlayStyles e Frostbite. Desenvolva lendas do clube e melhore atletas da sua equipe!

R$ 359,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.