Os maiores (e mais queridos) dubladores de jogos de todos os tempos

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Os maiores (e mais queridos) dubladores de jogos de todos os tempos

Na composição de um personagem nas principais franquias de videogames, os desenvolvedores passam por diversas etapas como história de origem, motivações e narrativa, até o design único. Tudo isso faz parte da criação de um personagem icônico, que prende a atenção e o carinho dos jogadores.

Porém, há outro elemento que também merece destaque nesse processo. A dublagem pode ser um fator determinante em muitos casos e a escolha de dubladores com vozes que encaixam bem com os personagens é imprescindível.

E ao longo dos anos, muitos desses artistas eternizaram suas vozes em obras que entraram para a história. Abaixo, relembre alguns dos mais célebres dubladores e fique ligado: alguns deles estarão presentes na Brasil Game Show 2023. Aproveite!

Guilherme Briggs

bgsGuilherme Briggs/Acervo Pessoal/Reprodução)

Para começar a lista, é preciso falar de um dos dubladores mais icônicos do Brasil. Com um currículo repleto de filmes e séries, entre animações e live-actions, Briggs já dublou personagens como Buzz Lightyear (Toy Story), Freakazoid e Cosmo (Os Padrinhos Mágicos).

No campo dos jogos, Briggs dublou o Super-Homem em Injustice: Gods Among Us e Injustice 2, com uma construção muito atraente para um dos maiores heróis da DC de todos os tempos.

Hermes Baroli

bgs(UOL/Reprodução)

Assim como Briggs, Hermes Baroli também possui uma vasta gama de trabalhos no cinema e na televisão. Ele ficou bastante conhecido por dublar Seiya em diversas produções da franquia Cavaleiros do Zodíaco, incluindo alguns jogos em que esse personagem aparece. Trata-se de uma voz que jamais poderíamos esquecer, não é mesmo?

Luiza Caspary

bgs(Carlos Franco/Reprodução)

Nascida na cidade de Salvador, na Bahia, Luiza Caspary possui uma carreira espetacular e um trabalho muito bonito no campo da acessibilidade, sobretudo na audiodescrição. Além de já ter emprestado sua voz para inúmeras campanhas publicitárias, em jogos digitais, ela foi a responsável por dublar Ellie, de The Last of Us.

Luiz Carlos Persy

bgs(Luiz Carlos Persy/Acervo Pessoal/Reprodução)

Ainda falando de The Last of Us, é preciso destacar a participação do dublador Luiz Carlos Persy, que deu voz ao personagem Joel. Contudo, essa não foi a única oportunidade de Persy no campo dos games, visto que ele também atuou em League of Legends dublando Gangplank e Warwick; em God of War: Ascension, como Zeus, e ainda em Overwatch, interpretando Doomfist.

Marco Ribeiro

bgs(Super Interessante/Reprodução)

Aqui temos mais um dublador brasileiro bastante famoso e querido pelos fãs. Marco Ribeiro iniciou sua carreira no icônico estúdio Herbert Richers, emprestando sua voz a diversos personagens incríveis. Nos games, ele ficou muito marcado por sua participação em Halo: Reach, de 2010, no qual dublou Emile. Ele também foi o responsável pela voz do Tony Stark em Avengers e em Marvel’s Iron Man VR.

Kenny James

bgs(Super Interessante/Reprodução)

Para falar um pouco sobre dubladores internacionais, não há como não se lembrar do trabalho de Kenny James na franquia Super Mario. Responsável pelo icônico, maléfico e incrível Bowser, James, na verdade, fez sua estreia em Super Mario Strikers, de 2005, substituindo o dublador Scott Burns.

Com uma trajetória muito diferente de outros colegas da área, visto que serviu à Marinha dos Estados Unidos por muitos anos, seus primeiros trabalhos surgiram no campo musical como vocalista de bandas de rock. Porém, em 2004, teve oportunidade de dublar o Bowser e nunca mais parou.

Charles Martinet

bgs(IMDb/Reprodução)

Para fechar a lista, é preciso falar de outro dublador icônico da franquia Super Mario. Charles Martinet já dublou Mario, Luigi, Wario, Waluigi e também o Toadsworth em diversos jogos da Nintendo. Com mais de quatro décadas em atividade, ele possui inúmeros personagens em seu currículo, seja em animações ou jogos.

Ele também emprestou sua voz ao personagem Parthurnaax, em The Elder Scrolls V: Skyrim, além de integrar a equipe de dublagem de Super Mario: O Filme (2023), no qual foi responsável pela narração do longa-metragem e a voz do Pai do Mario.

Encontre Charles Martinet e Kenny James na BGS 2023

Se você gostou de relembrar da carreira desses dubladores, saiba que alguns deles estarão presentes na Brasil Game Show, maior evento de games da América Latina, que vai acontecer entre os dias 11 e 15 de outubro, na Expo Center Norte, em São Paulo.

Na edição deste ano, os dubladores Charles Martinet e Kenny James são alguns dos principais convidados e estarão disponíveis para conversar e interagir com os participantes, além de integrarem o time de jurados dos concursos de cosplay do evento.

Vale destacar ainda que a BGS 2023 vai promover um encontro entre Martinet e James com os dubladores brasileiros de Mario e Luigi, respectivamente, Raphael Rossato e Manolo Rey.

O evento ainda prestará uma homenagem a Alexey Pajitnov, o criador do Tetris, com a premiação Lifetime Achievement, que em outras ocasiões já recebeu até mesmo Hideo Kojima, de Metal Gear.

Ainda existem ingressos disponíveis, mas é importante correr para garantir o seu o quanto antes. Você não vai querer perder a BGS 2023, né? Então clique aqui para comprar o seu!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.