Steam: plataforma de jogos completa 20 anos, veja o que mudou

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Imagem: Steam

A Steam, plataforma de venda e distribuição de jogos digitais para PC, está completando 20 anos. Desenvolvida pela Valve, empresa popularmente conhecida por produzir clássicos como Half-Life, Left for Dead, DOTA2 e Counter-Strike, a loja virtual se tornou uma referência em vendas e inspirou grande parte das suas concorrentes.

E durante essa jornada de duas décadas, a Steam revolucionou o mercado em diversos segmentos. Desde os famosos descontos — com ofertas chegando a mais de 80% do valor padrão dos jogos —, até elementos que uniram comunidades de um mesmo título, como avaliação de usuários, compartilhamento de biblioteca e a possibilidade de jogar com amigos com um chat na plataforma.

Hoje, o Voxel mostra a linha de tempo do serviço, desde o lançamento da Steam pela Valve em 2003, até os dias atuais, já consolidada como a plataforma de venda digital mais famosa do mundo dos games. Confira!

O anúncio em 2002 e o seu lançamento em 2003

A Steam foi oficialmente anunciada em 2002, durante a GDC (Game Developers Conference), um evento para desenvolvedores de jogos e profissionais da área. Naquele momento, a intenção da Valve era apenas lançar uma plataforma para unir os criadores de jogos com seus respectivos públicos.

Em 12 de setembro de 2003, a Steam finalmente foi ao ar, mas sem grandes alardes. Até então, para muitos a plataforma era apenas um local para a venda e distribuição dos jogos da Valve, cujo catálogo ainda era muito limitado.

Interface da Steam quando ela foi lançada em 2003.Interface da Steam quando ela foi lançada em 2003.Fonte:  PC Gamer 

2004 a 2010: A chegada de jogos exclusivos e a expansão da plataforma

Um ano depois, em 2004, a Steam ganhou o seu primeiro jogo lançado exclusivamente na plataforma: Counter-Strike: Condition Zero. Além disso, Half-Life 2 também foi lançado em 16 de novembro daquele ano, onde rapidamente se tornou um dos títulos mais vendidos do serviço.

Em 2005 a Steam recebeu o seu primeiro jogo de uma desenvolvedora que não fosse a Valve: Rag Doll Kung Fu. Já em 2007, a plataforma lançou a primeira grande promoção, com títulos em oferta por até 50% de desconto. Essa seria a primeira edição da tradicional Steam Sale, período onde boa parte do catálogo disponível recebe descontos.

Rag Doll Kung Fu foi o primeiro jogo não desenvolvido pela Valve a ser comercializado na Steam.Rag Doll Kung Fu foi o primeiro jogo não desenvolvido pela Valve a ser comercializado na Steam.Fonte:  PC Gamer 

Pouco depois, 2008 foi um ano de grandes novidades na Steam. Ele ficou marcado pela chegada do Steamworks, o famoso conjunto de ferramentas e serviços para desenvolvedores e distribuidoras produzirem os seus jogos na plataforma. Além da chegada da Nuvem Steam, que permitia aos jogadores salvar o progresso de jogos em servidores online, e acessá-los em qualquer dispositivo logado na mesma conta.

Em 2010, a plataforma expandiu seus horizontes, chegando também aos sistemas operacionais Linux e macOS, uma vez que antes ela era exclusiva para o Windows. Com essa expansão, também houve a primeira reformulação visual da Steam.

Em 2010, a Steam passou por uma grande reformulação do seu visual.Em 2010, a Steam passou por uma grande reformulação do seu visual.Fonte:  PC Gamer 

2011 a 2018: a chegada da Steam ao Brasil e a expansão para as TVs

O ano de 2011 foi especial para nós brasileiros, uma vez que ele marcou a chegada da plataforma aqui no Brasil. Com isso, além de menus totalmente em português, ela também passou a comercializar jogos com preços convertidos para a nossa moeda, o Real.

Já 2012 foi um dos anos mais marcantes para a empresa. Foi nesse período que a Vale lançou o famoso Big Picture, recurso que promove uma interface similar à dos consoles, onde é possível fazer ações via um joystick. Esse modo também permitiu executar os jogos do seu catálogo em TVs.

Em 2013, a Steam também começou a receber jogos em acesso antecipado.Em 2013, a Steam também começou a receber jogos em acesso antecipado.Fonte:  PC Gamer 

O ano de 2013 ficou marcado não apenas pela chegada do popular DOTA 2, mas também pela implementação de um dos sistemas mais atrativos da Steam: o de cartas colecionáveis. Nele, você conquista cartas aleatórios de um determinado título, à medida que passa as horas jogando ele. É possível vendê-las para outros jogadores, ou comprar as que faltam para completar a coleção daquele game.

Nesse mesmo ano, também foi implementado o sistema de compartilhamento de biblioteca, onde você pode disponibilizar seus jogos para amigos ou familiares. Além dele, a opção de avaliar um game adquirido na plataforma também foi liberada. Graças a ela, até hoje é possível conferir a opinião global a cerca de um título antes de adquiri-lo.

Em 2015, a Steam passou por outra grande reformulação visual.Em 2015, a Steam passou por outra grande reformulação visual.Fonte:  PC Gamer 

Em 2015, os Reembolsos Steam chegaram para auxiliar aqueles que se arrependeram de comprar um determinado jogo, ou que não conseguiram executá-lo por conta do hardware. Mesmo ano em que os games de realidade virtual começaram a se popularizar no catálogo. 

Já em 2016, foi realizada a primeira edição dos Prêmios Steam, onde a plataforma premia os jogos mais bem avaliados por seus usuários. Nesse mesmo ano o período de ofertas começou a ser realizado em dois períodos: no meio e fim de cada ano.

Em 2016, os jogos de realidade virtual chegaram a ganhar um espaço exclusivoEm 2016, os jogos de realidade virtual chegaram a ganhar um espaço exclusivoFonte:  PC Gamer 

2019 a 2023: a expansão para o mobile e a chegada do Steam Deck

O ano de 2019 foi, de longe, o período em que a Valve mais realizou mudanças em sua plataforma. Foi nessa época que o Remote Play Together foi implementado, por exemplo, permitindo que outras pessoas joguem um título de co-op local, em tela dividida, pela Internet.

Já em 2022, o aplicativo móvel da Steam deixou de ser apenas um mensageiro instantâneo entre jogadores na plataforma, e ganhou uma série de novas funções, inclusive a de autenticação em dois fatores.

Por fim, também foi em 2022 que o mundo finalmente pode adquirir o Steam Deck, um super computador portátil onde é possível reproduzir praticamente todos os jogos disponíveis na plataforma. Essa que em 2023 passou dos 11 mil títulos disponíveis no seu catálogo.

O Steam Deck já está disponível para compra, e custa em torno de R$ 5 milO Steam Deck já está disponível para compra, e custa em torno de R$ 5 milFonte:  Steam Deck 

E na sua opinião, o quanto a Steam foi importante para o mercado de games? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

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