Mortal Kombat 1: Relembre toda a história de MK11 e Aftermath

9 min de leitura
Imagem de: Mortal Kombat 1: Relembre toda a história de MK11 e Aftermath
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Mortal Kombat 1, o segundo reboot da série da NetherRealm Studios, chega em 19 de setembro para PlayStation 5Xbox Series X e SNintendo Switch e PC. O jogo reinicia a linha temporal de uma franquia de 30 anos de história para agradar novatos e fãs dos jogos de luta. Além de trazer novas mecânicas como os "Kameos", e o retorno de Reptile, Smoke, Ashrah, Li Mei e outros personagens queridos.

Relembre a narrativa do último jogo, o Mortal Kombat 11, para você ficar por dentro da nova história que chega em um mundo recriado por Liu Kang. Se preferir, você também pode curtir o texto através do vídeo abaixo, produzido pelo Voxel:

Vale lembrar que temos um resumo em vídeo de todos os títulos de Mortal Kombat ao Mortal Kombat X, que você encontra clicando neste link. Tudo pronto? Vamos finalizar a última linha do tempo!

Raiden sombrio e o surgimento de Kronika

Raiden se deixou corromper pela raiva e vingança ao longo de todo MK. (Imagem: Warner/NetherRealm) Warner/NetherRealm 
Raiden se deixou corromper pela raiva e vingança ao longo de todo MK. (Imagem: Warner/NetherRealm)

A história de Mortal Kombat 11 começa imediatamente após os eventos finais de seu predecessor, Mortal Kombat X. Raiden vence e decapita Shinnok, assumindo uma versão sombria. Proteger o plano terreno não era o suficiente, então, o Deus do Trovão dá um recado para a Exoterra e o Submundo de que qualquer tentativa de ataque será retaliada.

A ameaça desperta a fúria de Kronika, a Guardiã dos Tempos, que julga o equilíbrio entre as forças do bem e do mal estar comprometido. Para ela, a única forma de colocar as coisas em ordem é criar uma fenda temporal e resetar tudo.

Kronika é assistiu todos os desdobramentos de MK através da Ampulheta do Tempo. (Imagem: Warner/Netherrealm). Warner/Netherrealm 
Kronika é assistiu todos os desdobramentos de MK através da Ampulheta do Tempo. (Imagem: Warner/Netherrealm).

Seguindo os planos vingativos de Raiden, Jackie Briggs (filha de Jax), Sonya e Cassie Cage (promovida a comandante das Forças Especiais) vão ao Submundo atacar a fortaleza de Liu Kang e Kitana. Em desvantagem, Sonya se sacrifica e explode o castelo, ganhando tempo para a filha e os demais fugirem.

A Guardiã do Tempo reconstrói o local e, demonstrando seu poder, oferece uma aliança que é prontamente aceita pela dupla soberana do Submundo. Na Exoterra, o novo imperador Kotal Kahn, Kollector e os demais são surpreendidos por Kronika, que retrocede as areias do tempo para antes da conclusão dos eventos de 27 anos atrás, unindo na mesma realidade heróis e vilões atuais e suas versões mais jovens.

Confira o momento épico logo abaixo:

Confusos, os lutadores do plano terreno e de Exoterra se unem contra Shao Kahn, que retorna com seus subordinados. O templo Shaolin é atacado; é lá onde se encontra o Jinsei, que se trata de toda a energia vital do plano terreno. Após uma luta entre as versões de Kung Lao e Liu Kang, é revelado Geras, servo de Kronika que apresenta a habilidade de voltar no tempo ainda mais forte.

Raiden visita os deuses ancestrais que revelam um armagedon vindouro, que resultará na morte de todos, sendo ele o único que pode deter tal catástrofe. Na base das Forças Especiais, Jax do passado recebe próteses, enquanto sua versão atual, aposentada e viúva, é recrutada pessoalmente por Kronika.

Sektor, o antigo Grão-Mestre dos Lin Kuei, faz ciborgues com seu antigo clã. Os atuais Sub-Zero e Scorpion desconectam Cyrax, o Lin Kuei cibernético. Atenção para um detalhe canônico aqui: Noob Saibot aparece, e Sub-Zero o enfrenta pela primeira vez, sabendo que ele é o Bi-Han.

Geras, Kano e Aron Black começam então a clonar Sektor. Kotal Kahn, ao lado de sua amada Jade, se infiltram na colmeia de D'Vorah atrás do acampamento de Shao Kahn e dos Tarkatanios, clã de Baraka, mas são capturados.

Cetrion, a deusa da virtude

Raiden conversa com Cetrion, filha de Kronika e agora a única sobrevivente dos deuses ancestrais. Ela o culpa pelo desastre nos reinos de Mortal Kombat. No plano terrestre, ambas versões de Johnny Cage se desentendem, Sonya e Cassie brigam, e todos são surpreendidos por Kano, Kabal - ainda humano - Sektor e seus clones.

Com os pais de Cassie capturados, o restante é salvo e levado ao templo dos Shirai-Ryu por Raiden. A partir de então, o grupo se divide: Liu Kang e Kung Lao vão para a Exoterra. Scorpion e Sub-Zero vão juntos falar com Kharon - o barqueiro que leva almas condenadas ao Submundo através do Mar de Sangue.

Jax e Jack Briggs seguem para a ilha de Shang Tsung, um ambiente já conhecido por ser repleto de poder. E Cassie, que foi até a terra na base do Dragão Negro, salva seus pais, desintegra Kano e Geras, que fracassa ao intervir a jovem.

IMPORTANTE: Tudo o que acontece na versão do passado do personagem reflete em sua versão atual, assim como a morte de ambas versões de Kabal e a cicatriz no rosto adquirida por Johnny Cage.

Minutos antes de Kotal morrer nas mãos do Konquistador, Kitana - após falhar em fazer uma aliança com a Rainha Sheeva - invade o coliseu com seus aliados. A princesa de Outworld vence seu padrasto em combate e é nomeada Kitana Kahn, a nova comandante e líder de Exoterra.

Raiden e Liu Kang: a luta lendária

Raiden percebe que tudo fazia parte dos planos de Kronika. (Imagem: Warner/Netherrealm). Warner/Netherrealm 
Raiden percebe que tudo fazia parte dos planos de Kronika. (Imagem: Warner/Netherrealm).

Na ilha de Shang Tsung, Jackie encontra e perde a posse da coroa de Kronika no Poço de Almas. O objeto, que acumula poderes, é essencial para executar o plano da Nova Era. D'Vorah mata Scorpion que, nos braços de si mesmo jovem, revela sobre Shinnok ser o responsável por aniquilar seu clã.

Sabendo da verdade e qual lado deve seguir, Scorpion vai ao templo dos Shirai-Ryu. Lá, Raiden possui flashbacks em que sempre termina todos os Mortal Kombats lutando com Liu Kang, sendo algo que já estava nos planos de Kronika.

Agora na embarcação de Kharon, Raiden vence Jax, atira Geras no infinito Mar de Sangue e abate Frost com seu exército de ciborgues. Na Ilha de Kronika, o espectro de Liu Kang, dotado do amuleto de Shinnok, funde sua alma à de sua versão jovem, tornando-se duas vezes mais forte. Vingativo, o espectro segue atrás de Raiden, que o derrota e também funde sua alma às duas do guerreiro. A fusão resultou em um ser extremamente poderoso, o Deus do Trovão e do Fogo.

Começa então uma guerra sem precedentes: Sub-Zero, Kung Lao e os monges Shaolin, Cassie, Sonya, Johnny Cage e as Forças Especiais, Kitana, Jade, Sheeva, Baraka e todos de Exoterra lutam para impedir a Ampulheta do Tempo.

O final de Mortal Kombat 11

Com os poderes cedidos por Cetrion, Kronika está ainda mais forte. (Imagem: Reddit). Reddit 
Com os poderes cedidos por Cetrion, Kronika está ainda mais forte. (Imagem: Reddit).

Surpreendida pela sagacidade de Raiden, Kronika inicia a volta no tempo. Sendo um deus, Liu Kang não é afetado pela magia e vence uma sequência de lutas contra os espectros do Submundo e Cetrion, ainda mais forte. Por ser uma deusa ancestral da virtude, a personagem não se entrega 100% na batalha e cede seu poder e lugar à antagonista.

Kronika então reinicia o mundo para o começo de tudo. Negando viver numa Nova Era, Liu Kang luta e derrota a Guardiã do Tempo. Raiden então se assume como humano e passa a responsabilidade de protetor do plano terreno ao guerreiro, agora chamado por Lord Liu Kang, o Deus do Trovão e do Fogo.

Cabe a Liu Kang moldar as areias do tempo e escrever ele mesmo uma nova história para todos os reinos. O jogo possui 3 finais: o ruim, em que Liu Kang morre e o mundo é reiniciado; o bom, ao vencer as duas lutas; e o canônico, em que é preciso perder a primeira e vencer a segunda luta contra a Kronika.

Neste final, todo mundo morre, Lorde Liu Kang controla a ampulheta e revive apenas Kitana para ajudá-lo a moldar as areias do tempo.

A história de Mortal Kombat 11: Aftermath

A expansão foi lançada em maio de 2020. (Imagem: Warner/Netherrealm) Warner/Netherrealm 
A expansão foi lançada em maio de 2020. (Imagem: Warner/Netherrealm)

A expansão MK11: Aftermath traz mais cinco capítulos além de duas opções de final. A aventura continua quando Liu Kang é interrompido por Shang Tsung, Fujin e Nightwolf. Eles voltaram do Vazio, onde haviam sido colocados por Kronika. O feiticeiro avisa que a única forma de alterar a história é com a coroa da Guardiã do Tempo, que foi destruída na batalha contra o herói.

Mesmo com desconfianças, o trio se une para lutar em busca da coroa de Kronika (Imagem: Gamesoul). Warner/Netherrealm 
Mesmo com desconfianças, o trio se une para lutar em busca da coroa de Kronika (Imagem: Gamesoul).

Liu Kang então envia os três para o passado, durante a vitória de Kitana sobre Shao Kahn. Após protegerem o Jinsei terreno, o trio vai ao Submundo resgatar o corpo de Sindel, a personagem que serviria de grande aliada, já que detém poder capaz de derrotar Cetrion e impedir Kronika.

O retorno de Sindel

Fujin também é um dos personagens jogáveis em MK11: Aftermath. (Imagem: Reprodução/YouTube) Reprodução/YouTube 
Fujin também é um dos personagens jogáveis em MK11: Aftermath. (Imagem: Reprodução/YouTube)

Com esforço coletivo e uma parceria com a Rainha Sheeva, Sindel é ressuscitada na Câmara de Almas, em Exoterra. Após Kronika reivindicar sua Coroa e perdê-la para Fujin, Raiden e Shang Tsung em uma árdua batalha, Sindel resgata Shao Kahn da prisão, restaurando sua vida, assim como foi feito com ela, e reúne todo o exército de Exoterra.

Na embarcação do Mar de Sangue, a família Cage é capturada, Jade, Kotal, Kung Lao, Kitana e Liu Kang são facilmente dominados, e Sindel corrige um episódio marcante de todo o Mortal Kombat: a rainha de Edenia assume que não foi forçada a casar-se com Shao Kahn, dizendo ter se apaixonado verdadeiramente e facilitando a morte do Rei Jerrod.

A traição

A DLC mostra os planos de Shang Tsung se unir aos lutadores para conquistar os reinos. (Imagem: Reddit). Warner/Netherrealm 
A DLC mostra os planos de Shang Tsung se unir aos lutadores para conquistar os reinos. (Imagem: Reddit).

Em meio à guerra, Shang Tsung - disfarçado de Raiden e cooperando até onde queria - assume a Coroa de Fujin e absorve as almas dele e de Raiden. Não demora muito para o ladrão de almas consumir as almas de Shao Kahn e Sindel após traí-los. Não se prostrando diante do novo deus, Kronika é morta, e seu poder é igualmente fundido ao do vilão astuto e traiçoeiro.

Ao começar a manipular o tempo, Shang Tsung é surpreendido por Lord Liu Kang. O jovem mentiu para o maior mentiroso do Mortal Kombat. A ampulheta o mostrou anteriormente como a coroa poderia ser obtida com o bruxo saindo vitorioso, mesmo custando a morte de todos os aliados.

Os dois finais de Mortal Kombat 11 Aftermath

Jogável, Shang Tsung pode vencer a DLC de Aftermath e conquistar os quatro reinos de Mortal Kombat (Imagem: Reddit).
Jogável, Shang Tsung pode vencer a DLC de Aftermath e conquistar os quatro reinos de Mortal Kombat (Imagem: Reddit).

Aqui é possível escolher entre vencer jogando de Shang Tsung, onde ele conquista quatro reinos de Mortal Kombat, restando os caos e ordem. Já no final canônico, o herói veste a coroa e reinicia corretamente a linha do tempo.

O Deus do Trovão e do Fogo faz uma aparição para o primeiro Kung Lao, participante lendário do primeiro Mortal Kombat, e diz para o monge começar a treinar, pois foi escolhido para ser seu campeão.

Liu Kang recruta o Grande Kung Lao para ser seu campeão. (Imagem: Reprodução). Warner/Netherrealm 
Liu Kang recruta o Grande Kung Lao para ser seu campeão. (Imagem: Reprodução).

Mortal Kombat 1 chega para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC. Já sabemos que teremos de volta Reptile, Smoke, Ashrah, Havik, Li Mei, Tanya, Darrius e outros personagens queridos pela comunidade.

Será que teremos um Liu Kang com livre arbítrio ainda mais perigoso do que Kronika? Geras retorna sendo o novo Guardião do Tempo? Shang Tsung será novamente o vilão principal?

Conta pra gente nos comentários e compartilhe este resumão para seus amigos fãs de Mortal Kombat!

Texto de Amanda Fleure

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.