Atores da indústria de games podem começar greve em breve

1 min de leitura
Imagem de: Atores da indústria de games podem começar greve em breve
Imagem: GettyImages

O sindicato de atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA) pode declarar greve contra grandes desenvolvedoras de videogames. Na sexta-feira (1°), a organização autorizou uma votação dos membros após chegar a um impasse com empresas como Take-Two, Activision e Insomniac.

Os atores norte-americanos reivindicam 11% de aumento para os atores, o mesmo percentual exigido para a indústria do cinema e televisão. O sindicato também exige proteções contra inteligência artificial, considerado uma ameaça contra os artistas.

Atores votam para decidir greve contra desenvolvedoras de videogames em setembro.Atores votam para decidir greve contra desenvolvedoras de videogames em setembro.Fonte:  GettyImages 

"A Inteligência Artificial de captura de voz e movimento já está entre os usos mais avançados: a ameaça está aqui e é real", alertou o negociador da SAG-AFTRA Duncan Crabtree-Ireland. "Sem proteções contratuais, os empregadores estão pedindo aos artistas que participem, sem saber, na extinção de seu talento artístico e de seus meios de subsistência", complementou.

Atualmente, as negociações envolvem grandes desenvolvedoras e distribuidoras do mundo dos games. Algumas empresas gigantes envolvidas incluem Activision, Disney, Electronic Arts (EA), Epic Games, Take-Two e Insomniac Games, que está trabalhando em Spider-Man 2 atualmente.

"Mais uma vez enfrentamos uma ganância e o desrespeito com empregadores. Mais uma vez, a inteligência artificial está colocando os nossos membros em risco de reduzir as suas oportunidades de trabalho. E, mais uma vez, a SAG-AFTRA está enfrentando a tirania em nome de seus membros", pontuou o presidente do sindicato, Fran Drescher.

Haverá greve de atores de videogames?

Ainda não foi decidida uma greve para os atores de videogames, mas a votação para o movimento vai acontecer entre os dias 5 e 25 de setembro deste ano. Se acontecer uma greve, vários títulos em desenvolvimento que dependem da captura de movimento podem sofrer com atrasos, assim como acontece em Hollywood.

Ao site BBC, um porta-voz das desenvolvedoras, Audrey Cooling, disse que elas buscam um "contrato justo". "Estamos negociando de boa-fé e esperamos chegar a um acordo mutuamente benéfico o mais rápido possível", disse.



Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.