AMD FSR 3.0: veja melhorias, GPUs e jogos compatíveis com rival do DLSS

4 min de leitura
Imagem de: AMD FSR 3.0: veja melhorias, GPUs e jogos compatíveis com rival do DLSS
Imagem: AMD

Na última semana, a AMD revelou mais detalhes sobre a nova versão de sua tecnologia de aumento de quadros para jogos, a FidelityFX Super Resolution — popularmente conhecida como FSR 3.0. O anúncio ocorreu durante a feira anual Gamescom, trazendo também uma prévia de estreia para este mês de sembro. Confira os detalhes abaixo!

Para começar, o principal diferencial do FSR 3.0 é a implementação da geração de quadros, que representa ganhos de desempenho duas ou três vezes maior. Dispensando hardware especializado ou uso de Inteligência Artificial, a tecnologia funcionará em qualquer placa de vídeo, e até mesmo nos consoles. Os dois primeiros jogos a receber a novidade serão Forspoken e Immortals of Aveum, com atualizações esperadas para as próximas semanas.

FSR 3 para todos os jogos e jogadores

Embora tenha listado dois jogos recentes como vitrines para a tecnologia, a AMD confirmou que o Fluid Motion Frames também funcionará em todos os jogos baseados em DirectX 11 e DirectX 12, através do software Adrenaline Hypr RX. Dessa maneira, milhares de títulos antigos receberão ganhos expressivos de desempenho, além de garantir um pouco mais de longevidade a placas de vídeo mais antigas.

Para demonstrar o poder do recurso, a apresentação teve um pequeno trecho do vindouro Lies of P rodando na resolução 4K, com as melhores configurações gráficas, em uma Radeon RX 7800 XT. Com o Hypr RX e o Fluid Motion Frames ligados, o título saltou de uma média de 73 FPS para  178 FPS — sem depreciação notável de qualidade.

A atualização do Adrenaline Hypr RX chegará no primeiro trimestre de 2024. Similarmente, mas ainda sem prévia de estreia, a AMD confirmou que também está trabalhando em uma extensão para o motor gráfico Unreal Engine 5, que permitirá a expansão do FSR 3 para ainda mais jogos.

Forspoken FSR 3Forspoken tem taxa de quadros triplicada com uso do FSR 3.Fonte: AMD

Em contraste, vale destacar que a principal solução alternativa, o DLSS 3 da Nvidia, exige uma implementação direta nos jogos. Assim, sua implementação cabe às desenvolvedoras e ao seu fluxo de produção — algo com compatibilidade muito menor do que a tecnologia da AMD.

O que mudou no FSR 3?

Sob o capô, a principal mudança no FidelityFX Super Resolution 3 é a capacidade de gerar quadros, através de uma versão melhorada do Fluid Motion Frames e o uso de dados temporais nos jogos — como os vetores de movimento. A combinação garante mais desempenho ao "evitar o estresse" do sistema em situações como jogatinas em 4K e Ray Tracing ou quando a taxa de quadros é limitada pela CPU.

Em adição, há também o Native Anti-Aliasing (NAA) que permite aos jogadores utilizar o anti-serrilhamento do FSR 3, sem outro recurso de reescala de resolução. A alternativa possui um custo pequeno de desempenho, mas pode entregar uma melhor qualidade de imagem, especialmente quando a solução implementada no jogo deixe a desejar.

Naturalmente, é possível combinar o NAA com a geração de quadros para obter ganhos nas taxas de quadro; veja abaixo!

ForspokeForspoken chega a ganhar 32 FPS quando utilizando NAA e geração de quadros.Fonte: AMD

Latência ainda menor

Apesar do FSR 3 já incluir melhorias para reduzir a latência de inputs em jogo, é possível unir todos os seus benefícios com o recurso Anti-Lag+, que será implementado futuramente em uma atualização de driver da AMD. Essa novidade chegará para as placas da família Radeon RX 7000 — os gamers com Radeon RX 6000 ou menor poderão utilizar o recurso Anti-Lag, compatível com todos os jogos.

A AMD destaca que essa solução trata-se apenas de um bônus de desempenho para os entusiastas que já utilizam um setup do Time Vermelho. Segundo a empresa, as melhorias do FSR 3 quanto à latência já aliviarão quaisquer preocupações na hora da jogatina.

Quais jogos terão suporte inicial para FSR 3?

Até o momento, a AMD confirmou uma lista de jogos com suporte para o FidelityFX Super Resolution 3; veja quais:

  • Frontiers of Pandora (Ubisoft)
  • Cyberpunk 2077 (CD Projekt Red)
  • Space Marine 2 (Focus Home Interactive)
  • Frostpunk 2 (11 bit studios)
  • The Alters (11 bit studios)
  • Squad (Offworld Industries)
  • Starship Troopers: Extermination (Offworld Industries)
  • Black Myth: Wukong (Game Science)
  • Crimson Desert (Pearl Abyss)
  • Like a Dragon: Infinite Wealth (Sega)
  • Immortals of Aveum (Electronic Arts)
  • Forspoken (Square Enix)

Como a tecnologia possui código aberto e será compatível com jogos trazendo DirectX 11 ou 12, a tendência é que a lista de títulos com a solução aumente consideravelmente logo após o lançamento.

Quais GPUs poderão usar FSR 3?

A AMD já liberou a lista de compatibilidade para o FidelityFX Super Resolution 3. Enquanto o uso da versão "básica" do FSR 3 funciona em GPUs mais simples e antigas, a ferramenta de geração de quadros exige um hardware mais potente.

Para utilizar com Upscaling e Geração de Quadros

Suportado: Radeon RX 5700 ou superior/ GeForce RTX 2000 ou superior;
Recomendado: Radeon RX 6000 ou superior/ GeForce RTX 2000 ou superior;

Para utilizar somente Upscaling

Suportado: Radeon RX 590 ou superior/ GeForce GTX 1000 ou superior;
Recomendado: Radeon RX 5000 ou superior/ GeForce RTX 2000 ou superior;

E aí, o que achou do FSR 3? Nos conte das redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.