Blasphemous 2 é desafiador, intrigante e nostálgico! Veja review

5 min de leitura
Imagem de: Blasphemous 2 é desafiador, intrigante e nostálgico! Veja review
Imagem: Blasphemous 2

Quando Blasphemous foi lançado, eu fiquei muito interessado em sua premissa. Mas não por ser um jogo com ingredientes Soulslike e Metroidvania. O que realmente me chamou a atenção foi trazer um contexto religioso único e que poderia ser altamente comparado com os textos bíblicos.

Esta foi a característica do primeiro título desenvolvido pela The Game Kitchen, que o lançou em 2019. O game se passa em um mundo sombrio e gótico, chamado Cvstodia, onde os jogadores assumem o papel do Penitente, um guerreiro que possui a missão de destruir terríveis ameaças que assolam a terra e redimir seus próprios pecados.

Mas seria possível lançar uma continuação sem perder todo o charme daquela primeira impressão de 4 anos atrás? Este era um desafio intenso e a altura de um estúdio que já deixou uma boa primeira impressão no mercado de games.

Blasphemous 2 chegará ao Switch em agosto, confira um novo trailer -  Nintendo Blast

Terra Santa

Penitente está de volta. O personagem principal do primeiro jogo terá uma missão e tanto nesta continuação. Primeiro é importante saber que o segundo ato da franquia é uma continuação do DLC Wounds of Eventide, lançado de forma gratuita no primeiro game.

Independentemente disso, fique tranquilo, caso não tenha se divertido com o primeiro ato. O contexto de Blasphemous 2 é independente e não atrapalha a experiência da aventura. O que o jogador tem que entender é que Penitente estará em uma terra nova, com o objetivo de explorar o local e derrotar os Guerreiros do Milagre. Só assim a cidade antiga voltará.

Toda a narrativa soa de forma interessante, pois esta é uma premissa bíblica. Para quem ainda não entendeu muito bem, é simples: grande parte dos cristãos protestantes acreditam que a Terra Santa tomará conta da Terra, como forma de substituir o que Satanás fez por aqui.

The First 16 Minutes of Blasphemous 2 Gameplay - IGN

Sem blasfêmia!

Blasphemous 2 segue à risca o encontrado no seu antecessor. Um Soulslike 2D com ingredientes de Metroidvania. Se na primeira aventura o foco estava nos combates, agora o jogador terá que ficar esperto nos caminhos e, principalmente, no mapa, que é gigante.

Graças aos elementos do gênero Metroidvania, os jogadores terão que explorar um mundo interconectado. Durante a jornada, é preciso desbloquear novas habilidades que lhes permite acessar áreas anteriormente inacessíveis.

A progressão gradual e a exploração incentivam a volta aos locais anteriores para desbloquear segredos e atalhos. Mas não se preocupe, pois teremos  à disposição uma série de marcadores como forma de determinar o que ficou para trás.

O combate segue sendo importante e foi implementado. A aventura coloca logo à sua frente uma escolha de três armamentos poderosos: Sarmiento Centella, Ruego Al Alba e Veredicto. Cada uma possui particularidades e características distintas. Eu optei por Sarmiento e Centella, duas espadas que dão menos dano, mas que são muito velozes.

Blasphemous 2 se lanzará el 24 de agosto | Eurogamer.es

Vale destacar que todas as escolhas são muito bem balanceadas, então pouco importa escolher uma ou outra. O legal é você optar por aquela que mais lhe agrada. Vale destacar, que ao longo da aventura, será possível aprender movimentos novos com as armas, melhorando em muito sua experiência de combate.

Outros pontos serão importantes durante a batalha e eu tentarei descrevê-los abaixo. Um deles é chamado de Memórias de Armas. Nele, o jogador incrementa seu combate ao usar Marcas de Martírio, que desbloqueiam diversas técnicas poderosas de combate. Você adquire estas marcas ao enfrentar inimigos simples do cenário.

Temos também o Retábulo das Benesses. Ao visitar a oficina do Escultor, você adquire imagens que concedem benefícios poderosos ao Penitente. Vale destacar que cada imagem reage de forma diferente com cada uma que estiver ativa, dando diversas opções de upgrade ao personagem.

Não menos importante é a barra de Fervor, que se encontra abaixo de sua barra de Vida. Atacar e executar inimigos enche sua energia, permitindo realizar Orações poderosas e variadas para destruir adversários complicados do mapa.

Ao saber utilizá-las de forma correta, a aventura não será tão difícil quanto parece. Por mais que o jogo seja conhecido por sua jogabilidade desafiadora e recompensadora, as mecânicas de combate necessitam habilidade e estratégia. Entender os padrões de ataque será muito útil, aliado ao excelente trabalho de resposta dos comandos, que foi implementado em comparação ao último título.

Review - Blasphemous 2 - Gamerview

A cereja do bolo

Por mais que muitos pontos citados elevem a capacidade do jogo, o que realmente me prende é a história e como ela é contada. Aqui vai uma dica importante. Coloque o jogo com dublagem espanhol. A imersão aumenta demais.

Parece que você está lendo a bíblia ao ouvir os personagens que interagem com o Penitente. Vale destacar que a história não é contada de forma linear, permitindo os jogadores descobrirem a trama e os detalhes do mundo, enquanto avançam na aventura.

As dublagens estão muito bem feitas e elevam ainda mais tudo o que eu disse nos parágrafos acima. A trilha sonora ajuda a empurrar toda a trama de forma harmoniosa, com uma pitada de mundo sombrio.

Eu sei que aqui iremos discordar, mas muitas pessoas adoraram o cenário do primeiro jogo. Eu acho que pela capacidade atual do mercado, ele poderia ser mais detalhado. Não encontrei uma melhora significativa em Blasphemous 2, o que me tira a oportunidade de dar uma nota máxima no jogo.

Os ambientes são distintos, trazendo diversidade dentro da aventura, mas ele não encanta. Passa despercebido diante de tudo aquilo que o cerca, como as batalhas, seus objetivos e trilha sonora. O mesmo problema aparece nos detalhes dos personagens e das ações de combate, que por mais que levantem sangue, deixam muita a desejar.

Poupa 10% em Blasphemous 2 no Steam

Vale a pena?

Blasphemous 2 é um jogo recomendadíssimo para os fãs de um combate desafiador e ingredientes Metroidvania. Se você curte um tempero religioso, então este jogo é para você.

O mais importante é que o estúdio The Game Kitchen conseguiu manter o sarrafo com a segunda edição desta franquia, que vai agradar em cheio todos os jogadores que se divertiram com a primeira aventura.

Além de melhorias em diversos pontos, faltou apenas um capricho maior nos gráficos, que elevariam demais o patamar do game. Mas é importante deixar claro uma coisa. Neste quesito, as ideias são excelentes. Só faltou uma melhor implementação delas.

Blasphemous 2 - Exploração com as três armas

Nota do Voxel: 85

Pontos positivos (prós):

  • Combate;
  • Narrativa;
  • Exploração;

Pontos negativos (contras):

  • Gráficos

Blasphemous 2 foi gentilmente cedido pela Team17 para a realização deste review no Nintendo Switch. O game também está disponível no PC, PS5 e Xbox Series S e X.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.