DirectX 11 ou Vulkan em Baldur's Gate 3? Veja qual é a melhor escolha

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Imagem: Baldur's Gate 3 via TecMundo

Mesmo sendo um jogo moderno, Baldur’s Gate 3 possui requisitos de sistema bastante compreensíveis. Teoricamente, setups de 10 anos atrás conseguem rodar o jogo, apesar de ficar longe do ideal. Por essa razão, a Larian facilitou para o usuário escolher qual API gráfica prefere utilizar, Vulkan ou DirectX 11.

A seleção de API foi implementada diretamente no launcher proprietário da Larian, abaixo do botão para iniciar o jogo, sem uma recomendação clara de quando utilizar cada uma delas. Pensando nisso, explicamos quais sistemas mais se beneficiam de utilizar DX11 ou Vulkan.

DirectX 11 ou Vulkan, qual utilizar?

Mesmo com a bateria de testes da Eurogamer comparando as APIs, o resultado é subjetivo. Indo direto ao ponto, geralmente, DirectX 11 será a melhor escolha em PCs com, pelo menos, os requisitos recomendados: CPUs Intel Core i7-8700k ou Ryzen 5 3600, e GPUs RTX 2060 Super ou Radeon RX 5700.

Essa realidade começa mudar ao trabalharmos com componentes abaixo desses requisitos — ou diferentes, como os portáteis Steam Deck e ROG Ally. O desempenho de cada API varia de formas diferentes, e depende de onde está a limitação do sistema, na GPU ou no processador.

GPUs Nvidia sem gargalos entregam 8% mais desempenho em DX11 do que em VulkanGPUs Nvidia sem gargalos entregam 8% mais desempenho em DX11 do que em VulkanFonte:  Reprodução | Eurogamer 

Em condições onde a placa de vídeo está trabalhando a 99%, geralmente com as configurações gráficas no máximo, placas Nvidia e Intel rodam o jogo 8% e 25% mais rápido, respectivamente. No caso de placas AMD, o desempenho é praticamente o mesmo.

Quando passamos para cenários onde o CPU está trabalhando a 99%, gargalando o restante do sistema, a situação muda bastante. Nesse caso, tanto placas Nvidia quanto AMD rodam Baldur’s Gate 3 21% mais rápido em Vulkan do que em DirectX 11, ao passo que GPUs Intel o ganho é de 29%.

GPUs Intel são as que mais se benficiam da API Vulkan em sistemas com limitação de CPU.GPUs Intel são as que mais se benficiam da API Vulkan em sistemas com limitação de CPU.Fonte:  Reprodução | Eurogamer 

A exceção fica para áreas mais populadas por NPCs, onde o DirectX 11 se sobressai. Optar por Vulkan é, geralmente, mais interessante em CPUs mais fracos. A API de código aberto possibilita jogabilidade mais fluida e taxas de quadro entre 60 e 120 FPS, mas pode ser problemático em pontos específicos do jogo.

E nos portáteis?

No caso dos portáteis, temos um caso mais inusitado. O Steam Deck vem com o SteamOS, uma distribuição Linux, tendo Vulkan como principal API. A opção do DirectX 11 existe apenas para o ROG Ally, com Windows 11 nativo, ou em Steam Decks modificados com o sistema da Microsoft.

De qualquer forma, mesmo no portátil da Asus com arquitetura mais moderna, o projeto térmico é um enorme limitador para as APUs. Sendo assim, até é possível testar o DirectX 11, mas a melhor opção acaba sendo Vulkan.

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