O jogo de tiro em primeira pessoa, ou First Person Shooter (FPS), é um dos gêneros mais bem sucedidos comercialmente na história dos games. No entanto, você sabe qual foi o primeiro game do tipo a ser feito, dando partida para o gênero?
Franquias como Call of Duty são fenômenos de vendas, Counter-Strike ainda é um nome de peso nos eSports. Além disso, o gênero também conta com títulos de longa duração como Destiny, que mantêm comunidades online fiéis mesmo depois de anos.
Nossos vídeos em destaque
Só que esse tipo de jogo, em que você enxerga o cenário a partir da perspectiva do olhar de um personagem armado, começou décadas antes — com uma proposta bem parecida ao que temos atualmente, mas apresentando gráficos e jogabilidade ainda em fase rudimentar.
Qual foi o primeiro FPS?
Apesar de franquias como Doom serem bastante reconhecidas como pioneiras do gênero de tiro em primeira pessoa, a história dos jogos FPS começa antes. Na verdade, apesar de terem sido revolucionários, nenhum game da desenvolvedora id Software foi, de fato, o pioneiro.
A empresa mudou o jogo ao estabelecer as bases do que conhecemos hoje como um FPS e conseguiu sucesso comercial no gênero em 1982, com Wolfenstein 3D. Porém, o título de primeiro pertence a um grupo de estudantes que não fazia ideia de que estava prestes a fazer história.
O primeiro jogo caracterizado como FPS é Maze War, que em tradução livre seria Guerra do Labirinto. Antes chamado apenas de Maze, o título foi desenvolvido em 1973 e disponibilizado apenas no ano seguinte.
Em vez de uma empresa, os responsáveis pelo desenvolvimento são Steve Colley, Greg Thompson e Howard Palmer, que estavam no ensino médio participando de um programa de estudos da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Eles criaram um título simples de ambientes 3D, com paredes desenhadas por linhas em verde em um fundo preto.
Inicialmente, a ideia era apenas fazer uma demonstração técnica do desenho de gráficos vetoriais no computador PDS-1, mas logo o trio percebeu que a experiência ficaria mais divertida se outros elementos fossem adicionados na navegação.
Um Imlac PDS-1, mesmo modelo usado para criar o primeiro FPS.
Como resultado, nasceu Maze War: um jogo em que o objetivo do jogador é navegar pelo cenário labiríntico até achar outros jogadores e derrubá-los com um tiro — sendo que não é possível ver a própria arma ou escolher entre um arsenal de equipamentos, como em games atuais.
O legado de Maze War
O Maze War original funcionava apenas em um número pequeno de minicomputadores que compartilhavam um sistema operacional parecido: o Imlac PDS-1, o PDP-10 e o Xerox Star.
Com o tempo, ele passou a ser compatível com outros modelos, inclusive com a possibilidade de pessoas jogarem partidas entre si usando conexões da ARPANET — a experiência de conectividade entre universidades que precedeu o padrão que hoje conhecemos como internet.
Distribuído apenas entre colegas pesquisadores e alunos, Maze War foi um sucesso de nicho. O jogo virou um passatempo em feiras de tecnologia e no ambiente universitário de locais como o Instituto de Tecnologia do Massachussetts (MIT).
Com o passar do tempo, outros títulos com essa perspectiva em primeira pessoa foram lançados, com gráficos e elementos de gameplay cada vez mais avançados. Com mais experiência, os novos desenvolvedores também lançaram projetos com um melhor uso dos ambientes online para juntar jogadores.
No entanto, sem o experimento descompromissado desse trio de estudantes, que não chegou nem mesmo a lucrar com a criação, hoje Call of Duty talvez nem existisse.
--
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)