Xbox recebe emulador oficial com 1400 jogos retrô; conheça

2 min de leitura
Imagem de: Xbox recebe emulador oficial com 1400 jogos retrô; conheça
Imagem: Divulgação/Antstream
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Antstream Arcade, serviço de streaming de jogos clássicos licenciados, foi lançado oficialmente nos consoles Xbox nesta segunda-feira (24). Com uma assinatura anual ou vitalícia, os usuários recebem acesso a um catálogo rotativo com mais de 1400 títulos retrô, incluindo games populares como Mortal Kombat, Metal Slug, Space Invaders, Pac-Man, entre outros.

A plataforma não apenas permite revisitar títulos clássicos, mas também traz algumas funcionalidades exclusivas para fomentar suas comunidades. Entre elas estão torneios semanais, placares de líderes e desafios especiais que mexem diretamente no código dos jogos, criando novas condições para pontuar.

Com o lançamento, já foi confirmada a intenção de adicionar novos jogos semanalmente ao catálogo do Antstream. Entre as plataformas suportadas pelo serviço estão Nintendinho, Super Nintendo, Atari, Game Boy, Mega Drive, Arcade, entre outras. Até mesmo PSOne está na lista, embora apenas dois jogos estejam disponíveis até o momento.

Vale notar que, no momento, os assinantes atuais precisam de um novo perfil para jogar no Xbox — o que pode ser um grande empecilho para quem já é usuário. Ciente disso, o time de desenvolvimento anunciou que já está trabalhando em uma forma de vincular contas, que deve ficar disponível até o fim deste ano.

Preço e como jogar

Atualmente, o Antstream Arcade não chegou oficialmente na loja do Xbox no Brasil. Os responsáveis pelo lançamento não explicaram a limitação de região, mas, ainda assim, é possível acessar o game.

Ao entrar nas configurações de sistema do Xbox Series S ou X, você pode alterar facilmente a região do console para os Estados Unidos. Após o sistema ser reiniciado, o Antstream Arcade poderá ser adquirido na Microsoft Store em dólares, em duas versões:

  • Antstream Arcade - US$ 29,99
  • Antstream Arcade: Lifetime Pass - US$ 79,99

Considerando que o projeto de lançamento tem participação direta da Microsoft, a tendência é que o Antstream seja lançado com preço localizado no Brasil futuramente.

AntstreamA plataforma de emulação pode ser comprada ao alterar a região do Xbox para os Estados Unidos.

Lançamento no Xbox

O Antstream está disponível para computadores e dispositivos móveis desde 2019, mas o lançamento no Xbox One e Xbox Series já fazia parte de um plano de expansão. Segundo Mike Rouse, chefe do Antstream, isso foi possível graças à colaboração de Phil Spencer, atual presidente da Microsoft Gaming.

"Eu entrei em contato com Phil Spencer e tivemos uma reunião, ele adora preservação de jogos - ele conversa bastante sobre isso, mas quando você o vê e está frente a frente conversando a respeito, ele é extremamente apaixonado sobre o assunto", disse Mike Rouse em entrevista ao podcast Xbox Expansion Pass.

"Ele essencialmente nos deu o sinal positivo para trabalhar com o Xbox, então passamos o último ano preparando nossa tecnologia e otimizando o código para fazê-lo rodar no Xbox. Sem o suporte do Phil e seu time, isso nunca teria acontecido", acrescentou.

Preservação dos videogames

Nos últimos anos, o tema preservação de videogames está cada vez mais em alta. Com o fechamento de lojas digitais e outros meios oficiais para adquirir jogos antigos, está cada vez mais difícil de acessá-los legalmente.

Um estudo da Video Game History Foundation (VGHF) e Software Preservation Network aponta que 87% dos jogos clássicos lançados nos Estados Unidos não podem mais ser jogados de forma legal nos dias de hoje - uma média de 9 a cada 10 títulos.

--

Assine o Xbox Game Pass

Imagem: Assine o Xbox Game Pass
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Xbox Game Pass

O serviço de assinatura da Microsoft dedicado ao Xbox e também para PC oferece jogos exclusivos, lançamentos, Xbox Live Gold, EA Play e muito mais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.