Ubisoft está deletando contas inativas com jogos? Entenda

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Jogadores de diferentes partes do mundo relataram nos últimos dias que a Ubisoft estaria deletando contas inativas. A medida estaria afetando inclusive os perfis com jogos comprados na loja interna da empresa.

Publicações de usuários no Twitter e no Reddit trazem capturas de tela de e-mails da desenvolvedora. A mensagem informa a suspensão temporária de uma conta e o seu encerramento completo depois de um período de inatividade.

"Você vai perder para sempre todos os seus games comprados", alerta o usuário @PC_enjoyer.  Em um caso relatado pelo site PCWorld, um jogador de apelido Tor teve a conta deletada e também perde seus conteúdos adquiridos — a companhia enviou apenas um aviso prévio via e-mail para o jogador, que não viu a mensagem por ela ter caído em um filtro de spam.

O que diz a Ubisoft

Em resposta à polêmica, que viralizou nas redes sociais no último fim de semana, a Ubisoft confirmou que pode deletar contas inativas. A empresa, no entanto, detalhou como e quando esse tipo de procedimento acontece.

Segundo a desenvolvedora, a companhia não fecha automaticamente contas paradas de jogadores, nem perfis com jogos comprados vinculados à conta ou assinantes da Ubisoft+.

Além disso, a empresa garante que é possível suspender o encerramento da conta ao clicar em um link presente no e-mail em até 30 dias após o envio da mensagem. Essa ação confirma que você ainda gostaria de manter o perfil, tirando na hora o seu nome da lista de suspensões.

De acordo com as diretrizes da empresa, são marcadas como inativas apenas contas sem atividade por quatro anos ou mais. O caso relatado pela PCWorld, portanto, seria uma exceção e uma falha nos sistemas que deve ser verificado posteriormente.

Questões de privacidade

Entretanto, em alguns casos raros e que estão previstos nos Termos de Uso da plataforma, a empresa "pode imediatamente fechar perfis inativos para cumprir legislações de proteção de dados" ou então para "manter a base de dados" removendo contas há muito tempo sem movimentação.

O motivo principal para essa suspensão de perfis é a GDPR, a lei de proteção de dados em vigor na União Europeia, que protege consumidores da coleta irresponsável ou excessiva de dados pessoais. Essa legislação é uma das bases da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil.

"Nós certamente não queremos que você perca acesso aos seus jogos ou conta", diz a mensagem da companhia. A empresa também sugere aos jogadores com dúvidas ou problemas entrar em contato pelos canais de suporte no site oficial.

Apesar de explicar os motivos e listar as condições para que uma conta receba o aviso de apagamento, a Ubisoft foi bastante criticada pelo público nas redes.

Posicionamento da Ubisoft Brasil

Em comunicado enviado ao Voxel, a Ubisoft Brasil detalhou como funciona o sistema de exclusão de contas. A companhia ressaltou que o usuário recebe um aviso antes de o perfil ser deletado por inatividade e que nunca excluiu uma conta do tipo com menos de quatro anos. Confira a seguir:

"Por muitos anos, temos implementado o processo de exclusão de contas em conformidade com os requisitos do GDPR - General Data Protection Regulation (artigo 5.1 sobre a obrigação de limitar o período de retenção de dados). Nossas políticas estão alinhadas com os requisitos legais e com os padrões do setor. Esta medida também é uma forma de proteger para nossos jogadores contra fraudes.

A exclusão de contas segue um processo muito rigoroso. Por isso, levamos em consideração os quatro critérios a seguir antes de excluir qualquer conta:

  • Atividades de jogo da conta desde a sua criação
  • Bibliotecas das contas: contas que incluem jogos de PC comprados não são elegíveis para exclusão
  • Inatividade da conta. Ou seja, o último login em nosso ecossistema (incluindo jogos da Ubisoft no Steam e outras plataformas)
  • Existência de uma assinatura ativa vinculada à conta

Na prática, até hoje, nunca excluímos contas inativas há menos de 4 anos

De qualquer forma, antes que a exclusão seja permanente, três e-mails são enviados ao usuário em um período de 30 dias oferecendo a restauração de sua conta. Além disso, se o usuário tentar fazer login durante a janela de 30 dias, receberá automaticamente um aviso e um link para reativar sua conta."

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