Barbie: do pior ao melhor jogo, segundo a crítica

6 min de leitura
Imagem de: Barbie: do pior ao melhor jogo, segundo a crítica
Imagem:

Quem diria que, em pleno 2023, nós estaríamos aqui falando sobre Barbie? De certa forma, me impressiona mais não termos falado antes. A personagem criada por Ruth Handler em 1959 é simplesmente uma das bonecas mais vendidas na história do mundo, virando um fenômeno cultural e acumulando polêmicas e processos judiciais nesse caminho — muitos deles merecidamente.

E que momento melhor para fazer esse texto do que esse, logo após o lançamento de seu novo filme, que já estava sendo considerado um dos melhores do ano antes mesmo de estrear?

E esse é o Pior ao Melhor de jogos da Barbie. Aqui estão nossos critérios, prestem bastante atenção:

  • As notas apresentadas são baseadas no agregador de nota Metacritic e sites gringos especializados na época de lançamento.
  • Nós rankeamos os 5 melhores e os 5 piores, e tivemos empates, então não se assustem com a numeração.
  • Se você tem uma opinião diferente, só deixar sua lista aí nos comentários que iremos ler tudo. E, se gostar do vídeo, deixe um like e se inscreva no canal.

Piores jogos da Barbie

5. Barbie Super Sports (1999 | PS1, PC) -  Nota 47,6

Lançado em 1999, Barbie Super Sports leva a personagem para uma vibe mais radical. O jogador pode escolher Barbie, Teresa, Christie ou Kira para enfrentar desafios de snowboarding ou patins que envolvem pegar moedas dentro do limite de tempo ou fazer o maior número de pontos durante uma pista. É possível escolher as roupas que sua personagem usará durante os percursos.

O game foi elogiado por seus gráficos e como as bonecas combinam bem com os backgrounds, mas acabou sendo criticado por seus efeitos sonoros e por suas animações travadas. Sua nota é 47,6.

4. Barbie Groovy Games (2002 | Game Boy Advance) - Nota 47

Em quarto lugar, temos Barbie Groovy Games, lançado em 2002. Ele é um compilado de 9 minigames para o Game Boy Advance que podem ser jogados individualmente ou junto de outro jogador.

Entre eles, temos os famosos Jogo da Velha e LIG 4. O título foi criticado principalmente pela falta de um modo principal, minigames extremamente básicos e pouca personalidade. Ele alcançou uma nota de 47 pontos.

3. Barbie: Game Girl (1992 | Game Boy) - Nota 47

Também em terceiro lugar, temos o jogo de 1992 Barbie: Game Girl. Ele é um jogo de plataforma em que a nossa protagonista deve encontrar uma roupa para sair com Ken. Pera, quem? O personagem Ken, sabe?

Os níveis vão desde shoppings até fundo do mar e outros planetas, com diversos inimigos para serem derrotados e bônus para serem coletados. A ideia do jogo era atrair o público feminino para o mundo dos videogames, algo incomum no começo dos anos 1990, mas a crítica pontuou que ele foi desenvolvido por pessoas que não sabem o que faz um game ser divertido, mesmo com sua jogabilidade acessível. Sua nota é 47.

2. Barbie (1991 | NES, PC) - Nota 38,6

Em segundo lugar da lista dos piores, temos Barbie, lançado em 1991. Assim como o título anteriormente citado, ele é um jogo de plataforma em que a loirinha deve encontrar roupas para uma ocasião especial, que nesse caso é um baile dentro de seus sonhos.

Cada fase é um sonho diferente em que o jogador deve evitar obstáculos e tomar cuidado para não levar muito dano e acordar a personagem. O título recebeu alguns elogios por seus puzzles e suas fases secretas, além de trazer toda a vibe da personagem para as telinhas.

O problema é que as mecânicas de jogo são bem fracas, tornando ele um platformer totalmente esquecível e focado somente em lucrar ainda mais dinheiro com o nome da personagem — mesmo entregando uma experiência abaixo de medíocre. Sua nota é 38,6.

1. Barbie: Race & Ride (1999 | PS1) - Nota 38

E chegamos ao topo da lista dos piores com ele, Barbie: Race & Ride, lançado em 1999. Esse game de corrida de cavalo permite os players jogarem sozinhos ou junto de outra pessoa em quatro áreas diferentes. Há duas roupas e quatro cavalos disponíveis para serem escolhidos.

O título é um verdadeiro escândalo, com analistas dizendo que não conseguem pensar em uma forma dele ser pior do que é. Outros disseram que o seu level design é horroroso, não há desafios e que ele é um insulto às mulheres. Sua nota é 38.

Vamos agora para os melhores jogos!

Melhores jogos da Barbie

5. Secret Agent Barbie: Royal Jewels Mission (2002 | GBA) - Nota 71

Iniciamos com Secret Agent Barbie: Royal Jewels Mission, lançado em 2002. O título é um platformer de ação 2D lançado para o saudoso Game Boy Advance em que Barbie deve recuperar as joias da Rainha, que foram roubadas por Camille.

Essa aventura a levará para diversos lugares, como China, Itália e México, e a colocará em situações de perigoso, participando de perseguições automobilísticas e parkours insanos. O título foi elogiado por sua complexidade, dificuldade apropriada para o público alvo, controles fáceis de entender, game design criativo e visuais coloridos. Sua nota é 71.

4. Barbie Magic Hair Styler (1997 | PC) - Nota 76

Em quarto lugar, temos Barbie Magic Hair Styler, de 1997, um game naquela pegada de dress-up, bem populares em sites como Click Jogos e Jogos de Menina, sabe? Os jogadores podem maquiar, escolher o corte de cabelo, a roupa e as joias da Barbie como quiserem.

Os acessórios disponíveis remetem carreiras, como enfermeira, personal trainer, bombeira e trabalhadora de construção. Ainda que simples, o título foi elogiado por sua variedade de estilos e acessórios, além do fator replay e da gameplay bem estruturada, enquanto as críticas ficaram para seus controles. Sua nota é 76.

3. Barbie Horse Adventures: Mystery Ride (2003 | PC) - Nota 80

Em terceiro lugar, um bom jogo de corrida de cavalo. Barbie Horse Adventures: Mystery Ride, lançado em 2003, é o segundo da série Horse Adventures, colocando a Barbie para investigar o sumiço de sua amiga Teresa, explorando diversas localidades com ajuda de seu cavalo.

E falando nele, os jogadores devem alimentar, treinar e cuidar do animal. Diferente do outro jogo de hipismo que comentamos anteriormente, esse aqui foi bem elogiado, principalmente pelo realismo ao cavalgar, sua história intrigante e por sua jogabilidade bem satisfatória. Sua nota é 80.

2. Barbie Riding Club (1998 | PC) - Nota 80

E achou que os jogos de hipismo tinham acabado? Aqui temos Barbie Riding Club, lançado em 1998, com uma jogabilidade muito mais focada nos cuidados com o animal do que o título citado há pouco, e traz junto alguns pequenos minigames.

O game foi um sucesso comercial, liderando as vendas de jogos para PC na sua semana de estreia e foi elogiado por seu fator diversão, sua boa quantidade de conteúdo e por ser o misto perfeito para os fãs de Barbie e os amantes de cavalos. Sua nota é 80.

1. Secret Agent Barbie (2003 | PC) - Nota 85

E em primeiríssimo lugar, temos Secret Agent Barbie, lançado em 2003. Calma, eu sei o que você tá pensando, mas são jogos diferentes. Dessa vez, estamos falando da versão de PC, que traz suas diferenças em relação à de Game Boy Advance.

A começar pela história, que dessa vez acompanha Barbie procurando a pessoa responsável por roubar os planos e o material que sua amiga Teresa usaria para fazer uma roupa de invisibilidade e exibir em seu desfile. Na parte de gameplay, ele é um título de ação e aventura com uma boa quantidade de stealth e gráficos em 3D. O resultado agradou muito os analistas, que elogiaram as animações, cores, som e background, tornando ele o melhor jogo da Barbie já lançado, com nota 85.

E aí, curtiu a seleção do Voxel? Nos conte em nossas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.