F1 2023 traz poucas melhorias e inovações e que não justificam o preço - Análise

9 min de leitura
Imagem de: F1 2023 traz poucas melhorias e inovações e que não justificam o preço - Análise
Imagem: Steam

F1 2023 é o novo game da famosa franquia de corrida baseada na principal categoria do automobilismo mundial. A versão deste ano traz melhorias pontuais, e o retorno do modo Ponto de Frenagem, que traz uma história de pilotos e equipes fictícias, buscando um lugar ao sol na competição.

Entretanto, o jogo esbarra em velhos problemas, principalmente no que diz respeito a polêmica decisão de um título novo, todos os anos, com um preço cheio que pode não compensar tudo que ele entrega. Confira agora a nossa análise de F1 2023!

Jogabilidade mais apurada

Assim como é esperado em cada nova versão, a jogabilidade de F1 2023 conta com melhorias pontuais. E embora não seja nada tão impactante, ao ponto de passar de forma imperceptível para alguns jogadores menos hardcore, ainda sim dá para notar. Principalmente se você ainda corria nos circuitos da versão 2022 até pouco tempo atrás.

Em F1 2023, a condução dos carros exige um pouco mais do jogador. Por exemplo, ao realizar o processo de frenagem e entrada nas curvas, é possível sentir o veículo mais solto, mesmo que boa parte das opções de dirigibilidade do carro estejam ativadas. Com isso, é preciso estar mais atento o tempo todo, principalmente no momento em que seus pneus estão mais desgastados.

Jogabilidade exige mais cautela por parte do jogadorJogabilidade exige mais cautela por parte do jogadorFonte:  Reprodução / Voxel 

E sobre esse desgaste, ele também é mais perceptível nessa versão do jogo. Aquela velha estratégia de dar mais algumas voltas na pista antes de fazer a parada nos boxes precisa ser muito bem traçada, já que além de perder mais tempo, por conta do rendimento do carro, você também fica mais vulnerável na hora de fazer curvas e ultrapassagens.

Outro elemento que também ficou mais apurado é em relação aos danos que o seu carro sofre ao longo da corrida. Agora é preciso evitar a todo custo aquela confusão na reta da largada, já que um simples toque pode comprometer o rendimento do veículo, ou até mesmo te tirar da prova, caso seja um dano mais sério. Isso faz com que haja um cuidado maior por parte dos pilotos, o que torna as provas ainda mais reais.

O dano que o veículo sofre durante a corrida ficou mais apurado.

E esse realismo também aparece no decorrer da corrida em relação aos seus adversários. Foram muitos os momentos em que um carro precisou parar por um dano de colisão, ou até mesmo por problemas mecânicos. E o mais legal disso tudo é a maneira com que isso acontece, que é bem real, como por exemplo, no momento em que o carro de Charles Leclerc começou a "fumegar" na minha frente, e na volta seguinte, foi possível vê-lo encostado e abandonado em uma área de escape.

Assim como você, seus adversário também podem sofrer problemas mecânicos ao longo das corridasAssim como você, seus adversário também podem sofrer problemas mecânicos ao longo das corridasFonte:  Reprodução / Voxel 

Por fim, a inteligência artificial dos pilotos também continua real, mas depende muito do nível de dificuldade selecionado para as provas. Caso seja um tanto fácil, nenhum adversário fará questão de defender a posição em uma briga por ultrapassagem. Mas em níveis mais elevados, eles não dão trégua, ao ponto de causar até mesmo colisões que podem acabar com a sua corrida. Para completar, as regras também foram atualizadas, e agora há a famosa Bandeira Vermelha, que paralisa a prova fazendo com que os pilotos retornem ao boxe, e aguardem uma nova largada.

Gráficos ainda mais reais

E se na jogabilidade a evolução não é tão perceptível assim, o mesmo não se pode dizer dos gráficos. A comparação com F1 2022 pode não ser gritante, mas ainda sim é nítida em diversos elementos, principalmente na ambientação das provas e no detalhamentos dos veículos.

Para a produção desta análise, joguei o game na sua versão para PC, em uma máquina munida de uma placa de vídeo NVIDIA GeForce 3080. Sendo assim, pude utilizar as tecnologias exclusivas, como o Ray Tracing e o DLSS 2, que trazem um incrível efeito de reflexo inteligente, e a possibilidade de jogar com todas as opções gráficas no máximo, sem sofrer com queda de quadros por segundo.

Correr em Las Vegas é um show à parteCorrer em Las Vegas é um show à parteFonte:  Reprodução / Voxel 

Sendo assim, F1 2023 trouxe uma experiência visual única, como se estivesse realmente dentro de um carro de Fórmula 1. E a cereja do bolo é o novo Circuito de Las Vegas. Embora ele ainda não tenha sido realizado na vida real, é possível jogar a prova que estreia na temporada deste ano.

E não é à toa que esse mesmo circuito tenha sido o grande elemento de marketing da divulgação do jogo. A prova noturna, que será realizada no meio da cidade de Las Vegas, traz toda a ambientação do lugar, principalmente no que diz respeito aos elementos locais e, claro, toda a iluminação da "cidade das luzes".

F1 23 faz bom uso do Ray Tracing, principalmente na pista noturna de Las Vegas.

Pilotar um veículo em Nevada é extremamente gratificante, principalmente por conta dos efeitos de reflexo da tecnologia Ray Tracing, que fazem com que o circo da Fórmula 1 pareça uma das centenas de atrações da cidade. E o que dizer de correr em Interlagos? Só quem já foi no circuito sabe o quanto é real a reprodução da pista brasileira no jogo.

O visual de F1 2023 é ainda mais realistaO visual de F1 2023 é ainda mais realistaFonte:  Reprodução / Voxel 

Talvez o único deslize ainda seja na reprodução das animações do game. Sejam elas no Ponto de Frenagem, ou no Modo Campanha, ainda sim é estranho ver tantos personagens similares, ou que não possuem tanto detalhamento como os pilotos reais.

Retorno do Ponto de Frenagem e crossplay apurado

O grande ponto alto do F1 2023 são seus modos de jogo: Carreira e Ponto de Frenagem. O primeiro, como o nome sugere, permite que você crie um piloto do zero, ou que escolha um existente, e ingresse na Fórmula 1 como uma jovem promessa. À medida com que você vai evoluindo o seu desempenho, surgem novas oportunidades em equipes maiores, que permitirão realizar o sonho de ser campeão da categoria.

Já o Ponto de Frenagem é uma espécie de Modo História que, misteriosamente, ficou de fora de F1 2022, retornando apenas nessa nova versão. Nele, você segue os passos dos pilotos fictícios: Devon Butler e Aiden Jackson, em uma trama nos moldes de filmes como Dias de Trovão.

Trama do modo Ponto de Frenagem é cheia de briguinhas nos bastidores da Fórmula 1Trama do modo Ponto de Frenagem é cheia de briguinhas nos bastidores da Fórmula 1Fonte:  Reprodução / Voxel 

A grande novidade dessa vez é que ambos correm em uma equipe também fictícia, a Konnersport Racing Team, que precisa da ajuda dos pilotos brigões para ter o seu lugar ao sol na Fórmula 1. Para completar, há também a adição da personagem Callie Mayer, irmã de Butler, que chega à categoria depois de brilhar em divisões de base. Mayer é interpretada por Jamie Chadwick, que é a piloto de desenvolvimento da Williams na vida real.

Para quem gosta de um elemento a mais além de apenas correr e correr, o modo agrada com sua trama pastelão, mesmo que ela dure mais que o necessário. Entretanto, é preciso fazer com que o enredo do modo faça sentido com suas atitudes dentro da prova, o que torna o elemento bem frustrante.

Por exemplo, se o seu objetivo é terminar entre os dez primeiros, e você vence a prova, isso não é representado dentro da história. É basicamente como se você tivesse realizado o feito menor. Sendo assim, é um tanto decepcionante ter que se matar para conseguir resultados acima da média, mas que no fim das contas não significam nada para o andamento do enredo.

Além do Ponto de Frenagem, F1 2023 conta com praticamente os mesmos Modos de JogoAlém do Ponto de Frenagem, F1 2023 conta com praticamente os mesmos Modos de JogoFonte:  Reprodução / Voxel 

E sobre os outros modos, F1 2023 continua apresentando os tradicionais Grand Prix, onde você simula um final de semana de prova, ou até mesmo uma temporada completa, e o Tomada de Tempo, cujo nome já entrega todo o contexto da prova.

Já no modo online, o game continua com o crossplay que se iniciou em F1 2022. Nele, jogadores do Xbox podem correr junto com os do PC e PlayStation, e vice-versa. Por fim, há também a inclusão de um ranking, em formato de licença, que ajuda a separar os pilotos pelo seu nível em partidas ranqueadas.

Preço não compensa todas as inovações

F1 2023 é apenas um de diversos jogos anuais que bebem de uma mesma fonte lucrativa. Ou seja, são franquias que lançam novos títulos todos os anos, mas que cada vez menos tem justificativas para cobrar um valor cheio, e até mais alto em algumas edições especiais, por algo tão similar ao game anterior.

No caso da franquia de corrida da EA, F1 2022 foi lançado no dia 28 de junho de 2022. Já F1 2023, chegou às lojas no dia 16 de junho de 2023, ou seja, menos de um ano em relação ao game anterior. Mesmo assim, o menor valor do jogo é de R$350, até na versão para PC, que costuma ser mais baixa em relação a dos consoles.

Valores atuais de F1 2023 na Steam, na sua versão para PCValores atuais de F1 2023 na Steam, na sua versão para PCFonte:  Reprodução / Voxel 

Dessa forma, não compensa ao jogador pagar esse valor caso ele já tenha a versão anterior, que neste caso é F1 2022. Mesmo que o novo game tenha novidades como, a volta do Ponto de Ponto de Frenagem, circuitos, pilotos e equipes atualizados, não vale a pena esse preço cheio. Ainda mais se tratando de um título que em poucos meses terá um valor bem reduzido, ou até mesmo poderá ser disponibilizado de graça na EA Play, como aconteceu com o capítulo anterior.

Já passou da hora das distribuidoras reavaliarem esse tipo de venda.

Já passou da hora das distribuidoras reavaliarem esse tipo de venda. Não é justo com o jogador que ele tenha um "prejuízo" anual por um game que não vale esse preço. A solução poderia ser um desconto em quem ter versões anteriores, ou a venda de uma versão definitiva, onde é preciso pagar apenas um valor menor por atualizações pontuais.

Vale a pena?

Responderia a essa pergunta com apenas uma frase: não agora! Isso porque, como dito anteriormente, as melhorias e inovações de F1 2023 não justificam o alto valor do jogo, cuja versão anterior foi lançada a menos de um ano. Já não é de hoje que empresas como a EA precisam rever o conceito de "jogo anual", pois não há bolso de fã que aguente isso.

Mas, caso você seja um jogador que pretende fazer as pazes com a franquia, ou seja, que faz muito tempo que não joga nada da série, nesse caso, F1 2023 é uma excelente opção, uma vez que o game é de longe um dos simuladores mais realistas da atualidade.

Volta do modo Ponto de Frenagem é uma das adições de F1 2023Volta do modo Ponto de Frenagem é uma das adições de F1 2023Fonte:  Reprodução / Voxel 

Nota do Voxel: 82

Prós:

  • Gráficos incríveis;
  • Melhorias na jogabilidade;
  • Modos de jogo e crossplay entre todas as plataformas
  • Atualização das regras;
  • Circuito de Las Vegas é um show a parte.

Contras:

  • Caro demais para um jogo tão similar ao seu anterior;
  • Animações ainda deixam a desejar;
  • Ponto de Frenagem precisa ser mais no enredo em relação ao seu desempenho nas provas.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.