Final Fantasy 16 está superaquecendo PS5? Veja como evitar problema

2 min de leitura
Imagem de: Final Fantasy 16 está superaquecendo PS5? Veja como evitar problema
Imagem: Square Enix/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Jogadores de Final Fantasy 16 vêm relatando dificuldades para lutar contra alguns dos principais chefões do novo RPG de ação da Square Enix. E a questão não é o gameplay desafiador dos bosses: o real problema que vem assombrando os fãs é, na verdade, o superaquecimento do PS5.

Com visual caprichado e cheio de efeitos visuais pipocando na tela a todo tempo, o game parece estar exigindo bastante do hardware do console da Sony. E parece que certas lutas mais intensas, contra alguns inimigos mais poderosos ou que utilizam poderes constantemente, o aquecimento do PlayStation 5 tem sido muito mais comum do que o esperado.

12% off
Imagem: Jogo  Final Fantasy 16, Playstation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Final Fantasy 16, Playstation 5

Um épico mundo de fantasia sombria onde o destino da terra é decidido pelos poderosos Eikons e os Dominantes que os controlam.

R$ 349,90

Batalha contra boss de FF16 está superaquecendo PS5

Como durante as lutas contra os chefões a coisa toda fica muito mais frenética, o consumo de potência do aparelho parece estar chegando a níveis altíssimos, levando jogadores a receber mensagens de superaquecimento do console.

Em alguns casos, há relatos até mesmo de o PlayStation 5 desligando automaticamente para evitar o aquecimento excessivo dos componentes internos. No tweet abaixo, por exemplo, o usuário afirma manter o PS5 sempre limpo e ainda assim seu console desligou após exibir mensagem de superaquecimento.

Como evitar que o PS5 superaqueça?

Diversos jogos exigem muito do hardware do PlayStation 5. Embora o console seja realmente muito potente, isto vem a um custo: quanto mais poder utilizado, mais o hardware esquenta internamente. Se o seu PS5 estiver superaquecendo, temos algumas sugestões que podem ajudar seu aparelho a esquentar bem menos.

Jogue no modo Frame Rate

Se você estiver jogando Final Fantasy 16  ou outros jogos pesados com as configurações gráficas focadas no visual, trocar para o modo focado em taxa de quadros por segundo reduz bastante a quantidade de potência exigida do PS5. Ou seja, mudar para o modo Frame Rate pode reduzir muito o aquecimento excessivo do seu console.

Desligue o HDR

Ainda que torne a fidelidade gráfica do jogo muito superior, justamente por utilizar muito mais os recursos do hardware, o HDR contribui bastante para o aquecimento do console. Se o seu PS5 estiver esquentando demais, pode ser uma boa ideia desligar o HDR.

Limpe o PS5

Pode parecer besteira, mas é real: muitas vezes os problemas de superaquecimento se dão por causa de sujeira acumulada nas frestas de ventilação dos consoles. É sempre bom tirar quaisquer acúmulos de poeira e afins do aparelho para permitir o fluxo correto de ar e a ventilação ideal.

Imagem: Jogos para Playstation 5 no TecMundo Comparador
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogos para Playstation 5 no TecMundo Comparador

Diversos jogos em mídia física para você comprar com o menor preço do mercado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.