PS5: como saber se o console é a versão nova ou antiga?

4 min de leitura
Imagem de: PS5: como saber se o console é a versão nova ou antiga?
Imagem: Sony

Desde seu lançamento, o PS5 recebeu "novas versões" para o seu modelo original. Porém, uma vez que essas mudanças são pequenas, ao ponto de passar despercebido para o consumidor, não é necessário correr para trocar de videogame. Tanto que, para confirmar as diferenças, é preciso olhar o número de série do console — de todo modo, ainda paira uma dúvida quanto a possíveis melhorias de desempenho.

Nesse contexto, as modificações de chassi, como são chamadas, praticamente trazem um console um pouco mais leve, com pás de refrigeração maiores. Além disso, ele também conta com uma versão mais atual do leitor de Blu-Ray, nos modelos com entrada para discos, e um parafuso central da base mais adaptável, que pode ser removido e inserido sem a necessidade de uma ferramenta.

PS5 ganhou uma versão com pequenas mudanças na sua composiçãoPS5 ganhou uma versão com pequenas mudanças na sua composiçãoFonte:  GettyImages 

Hoje o Voxel traz em detalhes o que muda nessa leve repaginada, e como olhar o número de série do seu PlayStation 5 para identificar a versão do aparelho. Confira!

Onde encontrar os números de série e do modelo no PS5?

1. Para encontrar o número de série do PS5, primeiro é preciso remover a base para encontrar a etiqueta. Para isso, posicione o console verticalmente (em pé), e retire a parte de plástico que o sustenta em formato de torre

2. Depois de remover a base, você encontrará uma etiqueta que traz o número de série do seu console, como mostra a imagem abaixo;

O número de série de casa PS5 fica na parte de baixo do videogame quando posicionado em péO número de série de casa PS5 fica na parte de baixo do videogame quando posicionado em péFonte:  PlayStation 

3. Vale ressaltar que ele é composto de 11 caracteres. A primeira parte traz um conjunto das letras CFI, em seguida pela combinação numérica, e por fim da letra A ou B, sendo a primeira para modelos com entrada de disco, e a segunda para versões digitais.

Quais as diferenças entre os modelos de PS5?

Como dito anteriormente, as diferenças entre as versões são quase imperceptíveis ao consumidor. A principal delas é em relação ao sistema de refrigeração do videogame, que agora conta com menos dissipadores de calor. Em contrapartida, a fan principal conta com pás mais largas.

Do lado esquerdo a versão mais antiga do PS5, com a placa de cobre. E no lado direito a versão mais recente, sem a peçaDo lado esquerdo a versão mais antiga do PS5, com a placa de cobre. E no lado direito a versão mais recente, sem a peçaFonte:  Videogames Chronicle 

Além disso, a sua tampa não possui uma determinada parte de cobre que ajudava na dissipação do calor. Sendo assim, o videogame ficou cerca de 300 gramas mais leve com essa ausência em seu chassi B, e 600g no chassi C.

Ainda sobre o chassi C, ele também inclui uma versão otimizada do processador e de seus componentes eletrônicos, que geram menos calor e reduzem a necessidade de resfriamento em relação às versões anteriores. Com essas mudanças, ele também consome menos energia que os modelos anteriores.

Por fim, há também uma mudança na base que mantém o console em pé, em formato de torre. Agora, ao invés de um parafuso comum, que só poderia ser removido com a ajuda de uma chave de fenda, há uma versão mais larga que permite colocá-lo e removê-lo manualmente, sem a necessidade de ferramentas.

O novo parafuso da base do PS5, do lado esquerdo da imagem, pode ser removido sem a necessidade de uma chave de fendaO novo parafuso da base do PS5, do lado esquerdo da imagem, pode ser removido sem a necessidade de uma chave de fendaFonte:  Propakistani 

A nova versão do console, com leitor de Blu-ray, possui o código CFI-1202A. Já a nova versão digital, sem entrada para mídias físicas, possui o código CFI-1202B.

Veja todos os modelos:

Modelos de PS5 com leitor de Blu-Ray

  • CFI-1000A (modelo original) - Chassis A;
  • CFI-1100A (2021) - Chassis B;
  • CFI-1200A (2022) - Chassis C.

Modelos de PS5 Digital, sem leitor de Blu-Ray

  • CFI-1000B (modelo original) - Chassis A
  • CFI-1100B (2021) - Chassis B;
  • CFI-1200B (2022) - Chassis C.

As versões mais recentes do PS5 são melhores?

Infelizmente, não há como afirmar qual a melhor versão do atual console da Sony. Em praticamente todos os casos, quando há uma atualização de um determinado modelo de um aparelho, ela tende a ser melhor. Entretanto, não é o que muitos estão dizendo no caso do PS5. 

O famoso youtuber Austin Evans, cujo canal é especializado em vídeos de tecnologia, trouxe um conteúdo alegando que a nova versão do PlayStation 5 é pior que a original. Intitulado "Let's Talk About The New PS5" (Vamos falar sobre o novo PS5), o vídeo mostra uma série de testes realizados que apontam um aquecimento maior nas versões mais recentes do videogame.

O vídeo gerou muita polêmica e fez com que o assunto se estendesse para outros criadores, que tentaram provar o contrário. Entretanto, Evans diz confiar nos seus testes, enquanto afirma que não há nada alarmante ao ponto de comprometer o aparelho, mesmo com os aumentos na temperatura.

Por outro lado, o modelo de chassi C, mais recente, conta com componentes otimizados que consomem menos energia — sendo mais eficientes no uso diário. Vale lembrar que esses modelos já integram, por exemplo, todas as edições especiais do pacote com o game God of War Ragnarok!

E você, o que acha de toda essa discussão? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.