Throne and Liberty: jogamos o game onde o mundo se transforma pelo clima

6 min de leitura
Imagem de: Throne and Liberty: jogamos o game onde o mundo se transforma pelo clima
Imagem: NCSoft/Reprodução

Um jogo no qual o mapa é de uma forma quando você passa durante uma quest, mas que está completamente diferente na volta. E que permite ao jogador se transformar em animais para se deslocar. Essas são algumas das apostas de Throne and Liberty, o novo MMORPG gratuito da NCSoft, publicado pela Amazon Games, que o Voxel teve a oportunidade de jogar durante o Summer Game Fest 2023.

O game, em desenvolvimento há seis anos, ainda não possui data de lançamento revelada, mas a demonstração realizada no evento já permitia interagir com o mundo e realizar missões do modo história.

O universo de Throne and Liberty e a transmutação

Nas palavras do Franchise Lead Merv Lee Kwai, Throne and Liberty é "um MMORPG onde os jogadores são envolvidos a salvar o mundo de Solisium". Sobre o game, ele destaca o "mundo vasto e dinâmico" que se molda de acordo com os ciclos e também com o clima.

"O mundo que você explorou uma vez pode ser diferente quando você passar novamente", diz. Por exemplo, após uma chuva, o caminho que um jogador fez andando precisará ser feito de outra forma, como nadando, pois poderá ser inundado. "É um mundo transformativo fortemente influenciado pelo clima dinâmico e ciclos de dia e noite", afirma Merv Lee.

"O mundo que você explorou uma vez pode ser diferente quando você passar novamente", Merv Lee, Franchise Lead.

Throne and LibertyPersonagens de Throne and Liberty podem se transformar em animais.

Outro diferencial do título é a capacidade de transmutação em diferentes animais. Em diferentes partes do jogo, é possível "virar" um animal e se deslocar, ou até mesmo atacar inimigos. Os jogadores podem se transformar em animais de terra, ar e água — podendo correr, voar ou nadar.

Na demonstração, pudemos testar um lobo e uma águia. No entanto, o jogador pode virar um hipogrifo, uma lontra, tartaruga e outros animais. Também é possível usar a habilidade de transmutação para aderir à forma de algum chefão. Logo no começo do jogo, um NPC que abre um portão se transforma em um golem para fazer isto — o mesmo também pode ser feito pelo jogador.

Gráficos

Throne and Liberty é baseado na Unreal Engine 4, que é capaz de produzir belos gráficos. O jogo permite imersão também nesse ponto, com áreas e personagens bem detalhados. Isso fica evidente logo no início do game, ao criar o seu personagem.

É bem fácil perder alguns bons minutos logo nessa parte, tendo em vista que o jogador tem muitas opções para personalizar. O tutorial do game vem logo depois de criar o personagem que será utilizado na aventura e é bastante rápido.

Throne and LibertyCriação de personagens em Throne and Liberty tem muitas opções de personalização.

No mundo de Solisium, Merv Lee diz que "tudo o que você pode enxergar é possível ser explorado", e que essa experiência de se transmutar torna tudo mais fácil. No jogo, é preciso combater as forças malignas do vilão Kazar. Em um determinado momento, o personagem principal é atingido por um Fragmento da Estrela e adquire poderes especiais, mas precisa ser forte para não sucumbir ao lado nefasto.

A experiência tende a ser mais imersiva a partir da divisão de um mundo online, onde as interações também mudam a partir das diferentes pessoas cujas quais você estiver jogando. Vale considerar que Throne and Liberty estará disponível para PC, Xbox Series S/X e PlayStation 5 com crossplay.

Como é o gameplay?

A jogabilidade de Throne and Liberty é simples, o que deve agradar tanto jogadores mais experientes de outros MMORPGs, quanto aqueles iniciantes. Sua proposta é ser um título com elementos clássicos, mas com uma cara atual. Lembra e muito Lineage — não por menos, o título chegou a ser cogitado como um Lineage Eternal, saga da mesma produtora NCSoft.

Você controla o personagem pelos botões WASD, mas também pode selecionar áreas no mapa para se deslocar com o mouse. As magias estão disponíveis nas teclas numéricas, enquanto a seleção de armas pode ser feita nas teclas ERTY — na demo, somente a tecla "E" estava desbloqueada com uma única arma.

É possível prever quando um inimigo está prestes a usar um ataque especial por causa de uma animação roxa que aparece. Assim, é possível pressionar o botão de defesa (o 2, no nosso caso) e dar uma espécie de counter, ganhando tempo para fazer um combo de ataques. Já a visualização do que está ao redor é, naturalmente, feita pelo mouse, enquanto a tecla "espaço" permite pular.

Já para usar o poder de transmutação, o jogador precisa pressionar a tecla "Shift" — e, para voltar à forma natural do personagem, é preciso apertar o botão de rolagem do mouse. Pressionando a mesma tecla "Shift" na forma de um animal, ele pode correr. A movimentação é bastante simplificada, principalmente na forma de lobo.

Outro elemento bacana do jogo é que o jogador possui uma espécie de lança que permite escalar áreas mais altas do cenário. Na demo, só pudemos usar a mecânica uma única vez, o que nos leva a acreditar que isto só poderá ser utilizado em áreas específicas — algo bastante semelhante com o que acontece em God of War Ragnarok.

Throne and LibertyOs jogadores também podem esperar por orcs como inimigos durante as batalhas.

Quanto ao sistema de combate, ele pode parecer não muito dinâmico logo de cara. Isso porque o jogador precisa selecionar um oponente de cada vez para que os ataques sejam realizados, sem aquela experiência de golpes mais livres. Com base em MMORPGs mais clássicos, isso pode acabar agradando muita gente, mas decepcionando quem curte uma jogatina mais frenética.

Quando você está cercado de inimigos, por exemplo, é possível apertar a tecla "Tab" para alternar entre os seus alvos. Outro ponto é que, caso você defenda no momento errado, acaba levando um counter e o inimigo tem a chance de atacar mais algumas vezes.

Mas o que claramente não vai passar despercebido é a presença dos Amitois. Eles são companions bem fofinhos que prometem ajudar o jogador durante a sua aventura. Ainda não está muito claro se os bichinhos poderão fornecer buffs e afins, mas eles devem ajudar, pelo menos, a transitar por Solisium de maneira mais segura.

AmitoiOs Amitois de Throne and Liberty podem ajudar a transitar por Solisium de forma segura.

O que mais esperar de Throne and Liberty?

Apesar do vasto mundo prometido, os desenvolvedores do título já estão produzindo novas áreas que estarão disponíveis "em um futuro não muito distante". O mapa que nós testamos realmente parece ser amplo, mas na demo, somente um pequeno espaço estava disponível.

Dentre as sete classes disponíveis — Sword and Shield, Greatsword, Daggers, Longbow, Crossbow, Staff e Wand & Tome —, o foco fica mais direcionado para as armas utilizadas. Isso quer dizer que o personagem pode alterar seu armamento durante as partidas, personalizando também o estilo de combate para diferentes situações.

A NCSoft aponta que, além das dungeons que o jogador poderá cruzar, a experiência social com as guildas é outro tópico de destaque. Isso porque elas podem influenciar também no modo PvP, além da exploração geral do game.

Sobre como as empresas poderão gerar receita a partir do game, ainda não há muitos detalhes específicos. No entanto, Merv Lee confirmou que ele terá "cosméticos" à venda e um passe sazonal de temporada, "algo como um passe de batalha". "Essas são duas categorias principais [de monetização do jogo]", afirma. A expectativa é garantir uma boa experiência para jogadores que devem investir dinheiro real e para os jogadores "gratuitos".

Throne and Liberty ainda não possui data de lançamento divulgada, mas já pode ser testado em uma versão beta.

*O jornalista viajou para Los Angeles, nos EUA, a convite da Amazon Games.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.