Tem como usar o controle PlayStation em outros dispositivos?

2 min de leitura
Imagem de: Tem como usar o controle PlayStation em outros dispositivos?
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os controles do PlayStation figuram entre os mais populares e queridos do mercado, e a Sony está muito atenta as funcionalidades de seus joysticks e a demanda dos jogadores, assegurando-se de que eles tenham compatibilidade com outros dispositivos, aumentando assim as possibilidades de uso dos modelos DualSense e Dualshock.

Tanto o DualSense, o controle do PlayStation 5, como o Dualshock, originário do PS4, podem ser usados para jogar em outras máquinas como computadores e dispositivos com Android e iOS, bastando apenas um breve processo de configuração.

Fazer essa conexão traz muitas vantagens, como a possibilidade de utilizar o DualSense e Dualshock em jogos de outras plataformas, seja por meio de emuladores ou da retrocompatibilidade das lojas online de PC e Android com títulos mais antigos. A única desvantagem é que nem todos os games possuem suporte a todos os botões dos controles.

O Dualsense pode ser utilizado em quais dispositivos?

Imagem: Controle DualSense Playstation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Controle DualSense Playstation 5

A quinta edição do console da Sony chega mais moderno do que nunca, com ótimos recursos, compatibilidade e um design futurista.

O joystick DualSense é compatível, além do PlayStation 5, com dispositivos Android e iOS, além de PC e Mac, sendo necessário ter os seguintes sistemas operacionais: Android 12, iOS 14,5, tvOS 14,5, iPadOS 14,5, macOS Big Sur 11.3 ou Windows. A conexão pode ser feita através de USB ou Bluetooth.

Para a conexão através do Bluetooth, é necessário ativar o modo emparelhamento. Primeiro, certifique-se de que o controle está desligado. Se não estiver, basta segurar o botão PS até a luz se apagar.

O DualSense pode ser emparelhado com fio ou através de conexão Bluetooth. O DualSense pode ser emparelhado com fio ou através de conexão Bluetooth. Fonte:  Divulgação / DualSense 

Como indicado na imagem acima, você deve segurar o botão de criar, no canto superior esquerdo do controle, ao mesmo tempo em que pressiona o botão central PS até que a luz da barra em destaque comece a piscar. Depois disso, ative o Bluetooth no dispositivo em que pretende fazer a conexão e selecione o joystick na lista de dispositivos Bluetooth.

Assim que o emparelhamento terminar, a barra de luz vai piscar. Note que só é possível emparelhar um dispositivo por vez, sendo necessário repetir o processo caso vá jogar em outra máquina.

Dualshock pode ser utilizado em quais dispositivos?

Imagem: Controle Sem Fio Dualshock 4, Playstation 4
Imagem: Tecmundo Recomenda

Controle Sem Fio Dualshock 4, Playstation 4

Com carregamento rápido e eficiente, o Controle Sem Fio Dualshock 4 combina recursos revolucionários e proporciona conforto. Possui Touchpad, barra de luz e compartilhamento fácil.

O joystick padrão do PlayStation 4, o Dualshock, é compatível com vários dispositivos além do console, como PC, Mac, Android ou iOS, rodando os seguintes sistemas operacionais: Android 10, iOS 13, iPadOS 13, macOS Catalina, tvOS 13 ou Windows.

Se você não quiser fazer o emparelhamento por cabo, basta desligar o controle e então segurar os botões destacados na imagem.Se você não quiser fazer o emparelhamento por cabo, basta desligar o controle e então segurar os botões destacados na imagem.Fonte:  Divulgação / PlayStation 

Para emparelhar seu controle sem fio com um dispositivo compatível usando Bluetooth pela primeira vez, basta seguir o mesmo esquema do dualsense, citado acima.

Vale notar que o DualSense e o Dualshock são controles diferentes e projetados para o PS5 e PS4, respectivamente. Você não pode, nos consoles, usar o DualSense no PlayStation 4, por exemplo. Mas se for jogar no PC, Android ou iOS, os controles funcionarão em todos os games que possuem suporte a joysticks de qualquer espécie sem problemas.

--

Para mais informações e curiosidades, siga o Voxel nas redes sociais e no YouTube para ficar por dentro de tudo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.