Star Wars Jedi Survivor: Análise de Acessibilidade

9 min de leitura
Imagem de: Star Wars Jedi Survivor: Análise de Acessibilidade
Imagem: EA

Sendo um grande fã da saga de George Lucas sobre cavaleiros intergaláticos e pais ausentes, não posso esconder o misto de empolgação e apreensão que senti quando vi o anúncio da sequência de Star Wars Jedi Fallen Order (2019), que chegou exclusivamente para a atual geração de consoles e o PC.

A princípio, fiquei apreensivo, pois o primeiro jogo da franquia foi uma experiência bem frustrante para mim, um gamer PCD. Na prática, não consegui finalizá-lo pela falta funções de acessibilidade que fossem inclusivas para pessoas com baixa visão, como no meu caso.

Danos de queda nas zonas de plataforma e os mapas confusos, fáceis de se perder, estavam entre as principais dificuldades quando tentei jogar Fallen Order. Porém, será que algo mudou com a chegada de Star Wars: Jedi Survivor?

Descrição da Imagem: Um homem ruivo com um droid em seu ombro olhando para algo distante.Descrição da Imagem: Um homem ruivo com um droid em seu ombro olhando para algo distante.Fonte: EA Games

Antes de mais nada, vale ressaltar que a acessibilidade se aplica de maneira individual, e essas são minhas impressões do jogo como pessoa com baixa visão. Nesta análise, meu objetivo é destacar as opções de ajuste que tornam Star Wars: Jedi Survivor mais inclusivo.

Além disso, conforme explicitado pela Respawn Entertainment, esclareço que os recursos de acessibilidade disponíveis no período em que essa análise foi realizada ainda não estão completamente ajustados e finalizados, é um trabalho em progresso. Ou seja, é possível que novas funções sejam implementadas, bem como o refinamento das opções já disponíveis no jogo.

Essa análise foi realizada na versão de PlayStation 5 do jogo, através de uma cópia cedida gratuitamente pela equipe da Electronic Arts. Sem mais delongas, confira tudo sobre a acessibilidade em Star Wars: Jedi Survivor, logo abaixo!

Familiar para Jedi e para Padawan

Talvez, a palavra-chave para Star Wars Jedi Survivor seja feedback, já que temos basicamente a mistura de algo familiar para os veteranos, com novidades e melhorias muito bem-vindas para os novatos. Em suma, mantiveram o que funcionava e aprimoraram toda a aventura, tanto em questão de mecânicas quanto graficamente. Confira tudo sobre isso na nossa análise principal, neste link.

Quando falamos de acessibilidade, sinto que as impressões se assemelham com ressalvas aos demais aspectos do jogo: um aprimoramento significativo, mas que ainda deixa pontos a melhorar.

Níveis de dificuldade

Os modos de dificuldade disponíveis no jogo são bastante abrangentes, indo desde os jogadores que somente desejam acompanhar a história até aqueles preferem uma experiência verdadeiramente soulslike — isto é, combates intensos e uma jogabilidade mais punitiva.

Descrição da Imagem: O menu do jogo com as opções de defeculdade listadas no canto inferior esquerdo.Descrição da Imagem: O menu do jogo com as opções de defeculdade listadas no canto inferior esquerdo.Fonte:  Captura do PS5 

Sim, aqui temos um soulslike com opções de dificuldade. Elas são divididas entre: Modo História, Padawan Jedi, Cavaleiro Jedi, Mestre Jedi e, por fim, Grande Mestre Jedi — variando da mais fácil até a mais difícil, respectivamente.

As opções são ótimas, acompanhando o que os seus nomes sugerem. Contudo, senti falta somente da possibilidade de alterar as opções de dificuldade durante a jogatina, para caso o jogador tenha escolhido uma opção que não seja divertida. Ao menos, não encontrei essa opção nos menus do jogo, na versão disponibilizada.

Eu joguei no modo Padawan Jedi e tive uma experiência bem satisfatória, com equilíbrio de dificuldade e desafios adequados, atendendo minhas expectativas.

Ritmos de combate

No combate, temos a trava de mira automática em inimigos, uma opção bem interessante também presente em Fallen Order. Assim como o seu nome sugere, o recurso redireciona a câmera para a ameaça mais próxima, sem exigir o pressionamento de botões.

Também é possível ativar a troca automática de alvos quando um inimigo for abatido, tornando os confrontos mais dinâmicos.

Descrição da Imagem: Cena de gameplay com o protagonista usando um sabre de duas pontas.Descrição da Imagem: Cena de gameplay com o protagonista usando um sabre de duas pontas.Fonte:  ea.com 

De longe, a opção mais interessante adicionada aos ajustes de combate foi a possibilidade de alterar a velocidade do jogo durante as partes de ação. Esse recurso possibilita desacelerar o jogo durante os confrontos, permitindo que jogadores com deficiências motoras ou com níveis de baixa visão possam entender com calma o que está acontecendo durante os desafiadores duelos do jogo.

A alternativa de câmera lenta pode ser configurada em várias intensidades diferentes, indo de 30% até 90% de diminuição do tempo padrão do jogo. Essa é uma das opções mais legais dentro do leque de acessibilidade que Jedi Survivor apresenta, pois às vezes a velocidade da jogatina pode ser uma grande barreira para gamers com necessidades específicas.

Esta função pode ser configurada de duas formas, com as possibilidades: sendo desacelerar o tempo somente durante os combates ou desacelerar durante todo o jogo. Isso dá mais liberdade aos jogadores, pois a câmera lenta também pode ajudar fora do combate, como nas partes de plataforma que são bem complexas.

Legendas

Aqui temos uma vasta galeria de opções de legendas que, de forma geral, não servem somente para traduzir as mídias de um idioma para o outro. O recurso também adapta o áudio do jogo para pessoas com deficiências auditivas, permitindo que acompanhem a narrativa através da leitura de diálogos e da descrição do que ocorre no ambiente.

Descrição da Imagem: Menus de opções de legendas.Descrição da Imagem: Menus de opções de legendas.Fonte:  Captura do PS5 

Há opções tradicionais que permitem o ajuste de tamanho da fonte e a opacidade de fundo das letras, mas a minha favorita foi a seta direcional que aponta para a direção de quem está falando no momento, ao lado do nome do personagem.

Descrição da Imagem: Uma cena de gameplay onde vemos as setas direcionais das legendas.Descrição da Imagem: Uma cena de gameplay onde vemos as setas direcionais das legendas.Fonte:  Captura do PS5 

Temos também legendas para efeitos sonoros, que possuem suas respectivas setinhas apontando para sua origem. Ou seja, não somente os diálogos, mas os efeitos como explosões, sons de passos ou de criaturas, têm suas próprias legendas — tornando o jogo mais imersivo para os jogadores que acompanham a narrativa pelos textos.

Contudo, as setas indicadoras funcionam somente durante a gameplay, elas não aparecem nas cenas animadas.

Descrição da Imagem: exemplo de onde as setas não estão presentes.Descrição da Imagem: exemplo de onde as setas não estão presentes.Fonte:  Captura do PS5 

Também temos a possibilidade de ligar legendas para os diálogos opcionais, que não são relevantes para a compreensão da narrativa, mas trazem bastante imersão. Nessa opção, há ajustes para priorizar os diálogos importantes, assim, evita-se uma tela sobrecarregada de informações.

Controles

Para pessoas com deficiências motoras variadas, uma boa notícia: temos o remapeamento completo de controles. Contudo, nesse aspecto, eu indicaria a versão de PC, que possui até três opções de entrada por ação — algo ausente na versão do jogo para consoles.

Também temos a possibilidade de alterar certas funções que exigem manter um botão pressionado para somente um toque.

Descrição da Imagem: Menus de acessibilidade de controlesDescrição da Imagem: Menus de acessibilidade de controlesFonte:  Captura do PS5 

Escala de textos e Ícones

Nos jogos modernos, por algum motivo, as letras parecem cada vez menores, tanto nos menus quanto durante o jogo. Em Jedi Survivor, porém, temos a possibilidade de deixar os marcadores do cenário, os botões e os tutoriais em uma escala gigante — sério, muito grande, mesmo!

Descrição da Imagem: Uma cena de gameplay onde podemos ver o tamanho máximo da tela de tutorial.Descrição da Imagem: Uma cena de gameplay onde podemos ver o tamanho máximo da tela de tutorial.Fonte:  Captura do PS5 

Achei isso excelente, pois assim, os jogadores com algum tipo de deficiência visual não tem que ficar forçando a vista para ver qual botão pressionar ou onde jogar o gancho para escaladas. Contudo, senti falta da possibilidade de alterar o tamanho das fontes dos menus e da zona de melhorias do personagem, que achei bastante pequenas.

Descrição da Imagem: Exemplo de menus pequenos.Descrição da Imagem: Exemplo de menus pequenos.Fonte:  Captura do PS5 

Auxílio de Navegação

A principal função do assistente de navegação é ajudar o jogador a progredir nos objetivos do jogo. O recurso é muito utilizado por cegos ou jogadores com baixa visão, pois normalmente se locomover pelo cenário sem se perder é um dos maiores desafios de jogadores com deficiências visuais variadas.

Esse tipo de auxílio vem acompanhado de um som que indica a direção correta a seguir, guiando o jogador pelo caminho ideal para a progressão da aventura. No caso de Jedi Survivor, esse recurso mostra a direção em que o marcador do objetivo se encontra, mas não há guia sonora até o objetivo — basicamente ele somente aponta com um silvo na direção do objetivo desejado.

Pessoalmente, acredito que esse recurso foi implementado para pessoas com uma leve baixa visão, que conseguem ter uma leitura relativamente clara do mapa. Afirmo pois sei que o auxílio de navegação é algo bastante antecipado pelo público de gamers cegos e, pela experiência que tive na jogatina, acho que pode ser uma jornada bem frustrante para eles.

A minha jogatina sendo uma pessoa com baixa visão foi satisfatória na maior parte do tempo, com essa ferramenta ativa me indicando as direções dos objetivos. Encontrei um bug ou outro, onde ela parava de funcionar e, às vezes, eu não entendia exatamente onde devia ir — em situações muito específicas, e com pouca frequência.

Minhas críticas sobre a ferramenta são basicamente sobre aprimoramentos: é importante que ela receba sons adicionais para indicar que um inimigo está atacando, ou sinais que ajudem nas partes de plataforma que, durante a exploração, continuam bastante difíceis. Além disso, seria interessante implementar algum barulho para indicar pontos de meditação, que podem ser difíceis de enxergar.

Botões de Atalho

Essa ferramenta permite que o jogador atribua botões de atalho para ativar e desativar certos aspectos do jogo, as funções disponíveis são: Câmera Lenta, Auxílio de Navegação Sonoro, Modo Foto, Holomap, Auxílio de Navegação.

Descrição da Imagem: Exemplo dentro do uso de botões de atalho dentro da gameplay, a lista de botões se encontra no canto superior direito.Descrição da Imagem: Exemplo dentro do uso de botões de atalho dentro da gameplay, a lista de botões se encontra no canto superior direito.Fonte:  Captura do PS5 

Essas opções podem ser ativadas apertando o botão Options do controle do Xbox; no caso do PS5, seria no touchpad do controle e, em seguida, pressionar o botão escolhido para ativar o recurso atribuído para aquele botão.

Descrição da Imagem: Menus de acessibilidade do jogo com a opção de botões de atalho selecionada.Descrição da Imagem: Menus de acessibilidade do jogo com a opção de botões de atalho selecionada.Fonte:  Captura do PS5 

Honestamente, essa é uma das melhores ferramentas do jogo, pois deixa a experiência bastante customizável para o jogador se sentir mais confortável.

Minha única crítica em relação a esse recurso vem por conta de que podemos atribuir cinco funções, mas temos somente quatro botões de atalho. Então, sempre terá uma função que não será atribuída a um botão de atalho: se o jogador não criar um atalho para o mapa, por exemplo, ele simplesmente perderá o acesso para o recurso. Todavia, a ferramenta funciona muito bem e espero vê-la em outros jogos no futuro.

Filtros para Daltônicos

Por fim, mas não menos importante, temos uma gama imensa de possibilidades de customizar as cores do jogo, permitindo maior conforto para pessoas que tenham algum nível de daltonismo.

Descrição da Imagem: Menus de acessibilidade focados em filtros de cor.Descrição da Imagem: Menus de acessibilidade focados em filtros de cor.Fonte:  Captura do PS5 

Veredito

De modo geral, posso dizer que me diverti com essa nova aventura do universo de Star Wars, mas senti falta de algumas opções de acessibilidade, como a implementação de um filtro de alto contraste ou um leitor de tela.

A impressão que eu tive foi que os recursos de acessibilidade foram adicionados ao jogo no fim de seu desenvolvimento, e não tendo sido planejado como um pilar base das suas mecânicas.

Mesmo sendo um trabalho em progresso, eu curti bastante a iniciativa da desenvolvedora de tentar tornar seu jogo mais acessível para um público mais amplo, prometendo mais recursos em futuras atualizações. Segundo a desenvolvedora, os já citados filtro de alto contraste e um leitor de tela devem chegar Jedi Survivormas ainda não possuem uma janela de lançamento.

Descrição da imagem: protagonista olhando diretamente para a câmera, enquanto segura um sabre de luz azul.Descrição da imagem: protagonista olhando diretamente para a câmera, enquanto segura um sabre de luz azul.Fonte:  EA Games 

Definitivamente, Jedi Survivor é muito mais acessível que seu antecessor, ele derrapa na sua execução, mas temos aqui um time ainda inexperiente em implementar ferramentas de acessibilidade.

Mais está por vir em futuras atualizações e, se você acha que precisará de opções como alto contraste ou leitor de tela, eu indicaria esperar essas atualizações chegarem antes de comprar o jogo.

Não esqueça de conferir a nossa análise completa do jogo aqui no site do Voxel e que a força esteja com você!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.