Final Fantasy 16 pode marcar o fim de uma era para a franquia

1 min de leitura
Imagem de: Final Fantasy 16 pode marcar o fim de uma era para a franquia
Imagem: Square Enix

A essa altura do campeonato, podemos considerar Final Fantasy como uma das séries que alcançou um dos números mais altos em sua contagem de games canônicos. Porém, existe a chance de que Final Fantasy 16 seja o último da série a adotar esse formato em seu título, marcando o fim de uma era para a franquia.

Em entrevista ao site GQ, Naoki Yoshida, produtor do game que será lançado neste ano, comentou sobre o assunto. O desenvolvedor disse que já há uma conversa interna na Square Enix a respeito de remover os números dos jogos em títulos futuros.

"Muitos jogadores vão chegar e começar a olhar [para os games] como se fosse uma história em quadrinhos, que você precisa ler em uma ordem lógica desde o início para saber o que está acontecendo. Isso é complicado para o marketing, porque em cada título numerado na série você precisa usar um discurso do tipo 'está tudo bem, você não precisa jogar os demais'", comentou Yoshida.

Bloqueio para novos jogadores

Ainda durante o bate-papo, Yoshida comentou que a questão dos games numerados pode bloquear a chegada de novos jogadores para a franquia, especialmente se eles pensarem que precisam jogar os 15 games anteriores para entender algo no novo game.

"Isso [a remoção dos números] é algo que já venho discutindo com a diretoria. Talvez seja o momento de remover os números do título. Por exemplo, você tem Final Fantasy 14. Se um novo jogador chega, ele pode pensar 'espere um pouco, por que eu vou jogar Final Fantasy 14 se Final Fantasy 16 já está para sair?'. Por que não chamamos ele (Final Fantasy 14) simplesmente de Final Fantasy Online, pois isso facilitaria a remover o número de tornar a compreensão mais fácil", continuou o produtor.

Entretanto, Yoshida comentou que isso acaba sendo uma decisão que ficaria a cargo do próprio produtor - a menos que exista algum tipo de normativa vinda diretamente da chefia da Square Enix para mudar esse cenário já no próximo título.

Final Fantasy XVI chegará às lojas em 22 de junho para PlayStation 5, ganhando também uma versão para PC em data a ser divulgada posteriormente — o game tem uma exclusividade de seis meses no console da Sony.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.