Mortal Kombat: a história de Sindel, uma das mães mais complexas dos games

4 min de leitura
Imagem de: Mortal Kombat: a história de Sindel, uma das mães mais complexas dos games
Imagem: Divulgação/NetherRealm

A franquia Mortal Kombat é uma série conhecida especialmente pelos seus personagens icônicos, e Sindel, sem dúvidas, é uma das que mais se destacam. Seja pelo seu papel de mãe ou como rainha do reino de Edenia, a personagem de longos cabelos cinzas é icônica na saga.

No entanto, a lutadora já foi apresentada em versões diferentes ao longo da franquia. Com isso, a sua história, que é bastante instigante desde os primórdios, acabou caindo em contradições e decepcionando os fãs mais dedicados à construção de mundo da série da NetherRealm.

Com isso em mente, a dúvida mais recorrente é: Sindel é do bem ou do mal? Nas linhas a seguir, o Voxel traz detalhes sobre a evolução de Sindel, uma das mães mais famosas e complexas dos games, bem como uma das personagens mais queridas da história de Mortal Kombat. Confira:

Entendendo as origens

Sindel é uma lutadora que fez sua estreia em Mortal Kombat 3, em 1995. Desde o princípio, ela passa a impressão de uma personagem maléfica e muito poderosa. E isso não é à toa: milênios atrás, ela dominou a Exoterra como rainha ao lado de Shao Kahn, que é o principal antagonista da série.

No entanto, nem sempre foi assim. Em certo momento, ela acaba vislumbrando memórias do seu passado e descobrindo que esse tempo todo esteve sob controle mental de Shao Kahn. Vivendo com seu esposo verdadeiro, chamado Jerrod, Sindel governava o reino de Edenia ao lado de sua filha Kitana. Tudo mudou, no entanto, quando Shao Kahn tomou tudo à força com um torneio Mortal Kombat.

O objetivo de Shao Kahn era utilizar Sindel como uma peça fundamental para conquistar a Terra e ele até mesmo tomou Kitana como se fosse sua própria filha. De acordo com a biografia de Sindel em Mortal Kombat 9, que regressa aos eventos do primeiro jogo da série, ela se sacrificou e criou uma barreira mágica capaz de banir o imperador de entrar no Reino Terreno - razão pela qual Shang Tsung foi o responsável por conduzir o primeiro torneio na história. Sob o controle mental, ela chegou a quase matar a filha em combates sangrentos.

"Mãe de Kitana, a Rainha Sindel foi obrigada a se casar com Shao Kahn quando ele conquistou o reino de Edenia. Em uma tentativa de impedir os planos do imperador de dominar o Reino Terreno, Sindel se sacrificou. O suicídio de Sindel criou uma barreira mágica que impediu que Shao Kahn entrasse no Reino Terreno. Porém a barreira foi quebrada, Sindel foi ressuscitada e sua mente escravizada por Shao Kahn. A antiga aliada do Reino Terreno agora se tornou uma ameaça mortal", diz a descrição do jogo.

Em outras palavras, Sindel sempre foi uma pessoa boa na linha do tempo principal, além de uma grande aliada do Reino Terreno. É por esse motivo que, quando Sindel é ressuscitada e controlada por Quan Chi em Mortal Kombat 9, a barreira é derrubada e Shao Kahn consegue entrar em cena mais uma vez. Ela volta a ficar sob controle do feiticeiro em Mortal Kombat X, embora dê sinais de que seja uma pessoa boa por dentro.

Até os eventos de Mortal Kombat: Armageddon, ela inclusive ajuda a combater as forças de Shao Kahn, embora tudo dê errado no fim de Raiden se vê obrigado a entrar em contato com o seu eu do passado para mudar o curso da história antes de morrer.

A mudança drástica de Sindel em Mortal Kombat 11

Em Mortal Kombat 11, no entanto, a história de origem de Sindel sofreu uma grande reviravolta, o que pegou fãs de surpresa. A expansão Aftermath conta com um emocionante encontro de mãe e filha, quando Shang Tsung traz a antiga comandante de volta a vida, mas verdades obscuras começam a surgir.

No jogo mais recente da saga, é dito que ela traiu seu ex-esposo, Jerrod, e o matou para manter sua posição privilegiada ao lado de Shao Kahn por pura ganância e poder. Ela até mesmo diz que Jerrod era fraco e destinado a falhar, enquanto considerava Shao Kahn um "homem mais forte" e um "amor melhor".

No lado materno, as coisas também não nada boas. Enquanto entregou Kitana quando criança para ser treinada como uma assassina para servir Shao Kahn, Sindel também trai a filha na história de Aftermath, descendo a filha na porrada para agradar o carrasco.

Em teoria, isso cria uma grande mudança na história e personalidade da personagem, já que lá atrás ela teria até mesmo se sacrificado para destruir os planos de Shao Kahn. A Sindel atual diz que tudo não teria passado de uma mentira contada por ela mesma. Isso fica mais bagunçado com uma descrição da coroa de Jerrod na Kripta do jogo, que afirma que ele teria sido decapitado por Shao Kahn.

Com essa confusão, resta agora aguardar pelo futuro da personagem no decorer da franquia. O teaser do novo Mortal Kombat, que segue sem um título definido, dá a entender que será um reboot e deve voltar ao primeiro jogo da série. Caso isso realmente aconteça, existe a oportunidade de mexer mais uma vez na história de Sindel e finalmente definir um caminho para a personagem.

--

48% off
Imagem: Jogo Mortal Kombat 11: Aftermath, PlayStation 4
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Mortal Kombat 11: Aftermath, PlayStation 4

O jogo Mortal Kombat 11: Aftermath vem com o Mortal Kombat 11 edição padrão + pacote de combate + novos personagens e novas histórias inclusos no jogo.

R$ 279,90
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.