Zelda: Tears of the Kingdom já roda a 60 FPS no PC em emuladores

2 min de leitura
Imagem de: Zelda: Tears of the Kingdom já roda a 60 FPS no PC em emuladores
Imagem: Divulgação/Nintendo

Nas últimas semanas, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi um dos principais assuntos no mundo gamer, e não apenas pelo lançamento que se aproxima, marcado para 12 de maio. O aguardado jogo também foi vítima de um vazamento e já está rodando em versões piratas antes da sua estreia oficial.

Agora, há relatos de que o jogo já está rodando a 60 FPS no PC via emulação - desde que a máquina seja potente o bastante para isso. Várias comunidades têm se dedicado a otimizar a performance do jogo com modificações, embora ainda existam muitos problemas gráficos que não representam aquilo que se espera do produto original.

Na tentativa de contornar a situação, a Nintendo tem atuado ativamente nas últimas semanas para proteger suas propriedades intelectuais e, assim, evitar que mais pessoas tenham acesso indevido a The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Nintendo contra emuladores

A empresa emitiu reivindicações de direitos autorais para derrubar algumas ferramentas de emulação do GitHub, que é um dos principais repositórios de códigos-fonte para desenvolvedores. Entre as ferramentas derrubadas está a Lockpick, que é necessária para extrair chaves digitais dos consoles que viabilizam a emulação.

Vale lembrar que os emuladores em si, como o Ryujinx e Yuzu, não foram derrubados pela empresa e em teoria não são ilegais. O mesmo não pode ser dito, no entanto, da distribuição pirata de jogos. Apesar disso, não é de se estranhar que Nintendo já esteja pensando em meios de se voltar contra os emuladores com o seu maior lançamento em anos vazando antes da hora.

Em plataformas de transmissão ao vivo como a Twitch, vários canais também foram derrubados por transmitirem o jogo antes do lançamento. No meio disso houve até mesmo equívocos, incluindo o caso da streamer Alanah Pearce, que teve sua conta suspensa nesta semana por estar reagindo a vídeos de preview de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Mais vazamentos

Vale lembrar que já existe um largo precedente com jogos first-party da Nintendo vazando antes do lançamento, incluindo os mais recentes da franquia Pokémon. Em certos casos, a comunidade até mesmo lança patches de tradução para português do Brasil em contrapartida ao fato de que os jogos não têm suporte oficial, assim como aconteceu com Metroid Dread.

No entanto, o vazamento dá sinais de que The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom pode receber tradução oficial em PT-BR no futuro próximo, pois referências ao idioma foram encontradas nos arquivos do jogo. Até o momento, porém, não há um anúncio oficial por parte da Nintendo.

--

7% off
Imagem: Jogo The Legend Of Zelda: Tears Of The Kingdom, Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo The Legend Of Zelda: Tears Of The Kingdom, Nintendo Switch

Uma aventura épica pela terra e pelos céus de Hyrule aguarda em The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom para o console Nintendo Switch. A aventura será criada por você, em um mundo alimentado pela sua imaginação.

R$ 429,99
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.