PlayStation fecha estúdio que fazia exclusivo para PS5

2 min de leitura
Imagem de: PlayStation fecha estúdio que fazia exclusivo para PS5
Imagem: Divulgação / Pixelopus

O estúdio PixelOpus anunciou neste semana, no último dia 5, o encerramento de suas atividades. Por ordem da Sony, a jovem desenvolvedora foi fechada, deixando no currículo apenas dois jogos bastante elogiados pelo público e crítica, Entwined e Concrete Genie.

Até então, a PixelOpus, de São Francisco, Califórnia, EUA, fazia parte da equipe first-party da Sony. Tratava-se de uma equipe relativamente modesta, com cerca de 20 funcionários, que vinham trabalhando em seu terceiro game, agora no hardware do PlayStation 5. A notícia do fechamento foi confirmado através de seu próprio Twitter:

"Queridos amigos, a nossa aventura na PixelOpus chegou ao fim", diz o comunicado. "Enquanto buscamos novos futuros, gostaríamos de deixar sinceros agradecimentos aos milhões de jogadores apaixonados que apoiaram a nós e a nossa missão de fazer jogos criativos e bonitos com coração. Somos muito gratos!"

Por que o estúdio foi fechado?

De acordo com a Sony, o fechamento em si será efetivado no próximo dia 2 de junho. Ao IGN, a PlayStation Studios afirmou que "periodicamente reavalia o seu portfólio e o estágio de seus projetos para garantir que eles atendas aos objetivos estratégicos de curto e longo prazo. Em uma avaliação recente, foi decidido pelo fechamento."

Pouco se sabe sobre o terceiro jogo em que eles estavam trabalhando, exceto pelo fato de que ele estava sendo feito em parceria com a Sony Pictures Animation. É incerto se o jogo também foi cancelado ou se passou para as mãos de outro time. Seja como for, eles serão muito lembrados pela beleza e diversão de Entwined (de 2014, para Vita, PS3 e PS4) e Concrete Genie (de 2019, para PS4).

Mesmo com pouco tempo de mercado, o estúdio PixelOpus conseguiu ganhar notoriedade por seus projetos experimentais e chegou a aparecer em premiações de games. Com o jogo Concrete Genie, a produtora recebeu cerca de 20 nomeações a grandes prêmios, incluindo o The Game Awards 2019 na categoria Game de Impacto, e venceu uma categoria na Gamescom.

Onde jogar os games da PixelOpus?

Se você ficou interessado em jogar os games produzidos pelo estúdio, nem tudo são flores. Entwined possui uma página na PlayStation Store, mas não está disponível para compra atualmente — confira nossa análise do game.

Concrete Genie, por outro lado, pode ser comprado em mídia física e digital. Enquanto a edição da PS Store sai por R$ 149,50, mas já foi distribuída na PS Plus, o jogo em disco pode ser comprado na Amazon por R$ 66,31 atualmente, com entrega grátis para clientes Prime.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.