CS:GO é usado para fornecer notícias sobre guerra de Rússia e Ucrânia

1 min de leitura
Imagem de: CS:GO é usado para fornecer notícias sobre guerra de Rússia e Ucrânia
Imagem: Valve

Enquanto a guerra iniciada pela Rússia não chega ao fim, o jogo Counter Strike: Global Offensive acabou assumindo um inusitado papel de protagonismo no conflito. O game está ajudando a divulgar as notícias sobre a verdadeira situação da invasão aos territórios da Ucrânia.

Um dos maiores jornais da Finlândia, o Helsingin Sanomat encontrou uma forma criativa de burlar o rígido controle estatal da mídia implantado pelo presidente russo Vladmir Putin: criando um mapa para o CS: GO. 

TechSpotA "sala de notícias" disponível dentro de CS:GO.

O jornal contratou dois designers de mapas e criou um cenário chamado "de_voyna" (voyna, em russo, significa guerra, e é uma palavra proibida pelas autoridades na hora de descrever a invasão ilegal, de acordo com o site Techspot). Lá, há uma sala secreta apenas acessível em modo espectador, que permite ver imagens e artigos completos e bem detalhados sobre o conflito armado.

Além disso, a sala fornece um relatório extenso sobre as localizações conhecidas de ataques e o número de soldados russos mortos até agora, o que já ultrapassa a marca de 70.000. Vale notar que a Rússia possui uma grande base de jogadores de CS: GO, então essa acaba sendo mais uma forma de entregar informações para o público driblando as autoridades locais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.