Exército ucraniano usa Steam Deck para controlar metralhadora; veja vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Exército ucraniano usa Steam Deck para controlar metralhadora; veja vídeo
Imagem: PC World

Call of Duty e alguns outros jogos de guerra geralmente mostram os soldados usando dispositivos para controlar armas de maneira remota. Parece que o exército da Ucrânia se inspirou nessa ideia para colocar em prática um plano utilizando o Steam Deck.

Conforme relatado pelo site PC World, o console da Valve é usado para manejar a uma distância segura um dispositivo conhecido como Shablya (uma palavra ucraniana para "sabre"). Esse sistema nada mais é que uma torre de metralhadora criada com o auxílio de crowdfunding após a primeira invasão da Rússia ao país em 2014.

Caso esteja curioso para ver como esse sistema funciona, basta dar o play no vídeo que está na sequência:

Tal como vemos nos games de guerra, ao olhar para o dispositivo o operador tem uma visão do campo à frente (há uma câmera acoplada na arma que se comunica com o dispositivo), permitindo disparar contra os alvos no simples pressionar de um botão na tela do Steam Deck.

Uso não planejado

O Steam Deck foi evidentemente planejado para uso no sentido recreativo, chegando para competir com plataformas como o Switch. No entanto, o site PC Gamer conversou com Aric Toler, pesquisador que descobriu um vazamento de documentos militares sigilosos no Discord no mês passado, e ele explicou que o produto possui características interessantes para fins militares.

"O Steam Deck é perfeito quando você pensa sobre isso. Sistema operacional totalmente nativo, controles ótimos, tela sensível ao toque, etc. Faz todo sentido usar o Steam Deck, se assumirmos que o software é compatível com Linux (a menos que eles tenham passado pelo terrível processo de inicialização dupla do Windows em um Steam Deck)", comentou Toler.

E você, imaginava que um dia algum exército usaria o Steam Deck para esse fim?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.