10 jogos de simulação realistas para experimentar novas profissões

4 min de leitura
Imagem de: 10 jogos de simulação realistas para experimentar novas profissões
Imagem: Steam

Os jogos de simulação fazem parte de um gênero que preza muito pelo realismo. Isso porque seus objetivos quase sempre são levar para o mundo dos games tarefas similares às de profissionais do mundo real, fazendo com que o jogador sinta na pele como é o dia a dia deles.

E esses jogos variam desde simuladores de voos, com aviões similares aos modelos reais, até o gerenciamento de uma empresa de logística que precisa organizar cada uma das suas entregas. Claro que também há espaço para alguns títulos inusitados, como simuladores de fazendas e até mesmo de reformas de arenas de esporte.

Hoje o Voxel traz uma lista com dez jogos de simulação realistas para experimentar novas profissões. Confira!

1. Microsoft Flight Simulator

O famoso simulador de voo é uma das maiores referências no gênero. Isso por conta do extremo realismo, que permite aprender a pilotar versões virtuais de aviões de verdade, podendo até mesmo fazer trajetos com a distância e tempo iguais aos da vida real.

Microsoft Flight SimulatorMicrosoft Flight SimulatorFonte:  Steam 

Tamanho realismo fez com que o simulador fosse alvo de uma polêmica no começo dos anos 2000. Isso porque a Microsoft sofreu acusações de que seu simulador foi utilizado nos treinamento dos terroristas envolvidos no atentado do World Trade Center, em 2001. Entretanto, a própria justiça americana acabou inocentando a empresa.

2. Assetto Corsa

Até hoje são muitos os jogos que prometem uma experiência real de pilotagem. Porém, poucos chegaram ao nível de Assetto Corsa. Desenvolvido pela Kunos Simulazioni, empresa italiana especializada em criar simuladores reais, o game é tido como uma referência no gênero. E tamanho é o realismo que muita gente desiste de jogá-lo por conta da complexidade.

Assetto CorsaAssetto CorsaFonte:  Steam 

Para completar, ele possui um sistema de inserção de mods. Com isso, é possível simular desde corridas das principais categorias do automobilismo mundial, até mesmo um "pega" em meio a um trânsito intenso.

3. Euro Truck Simulator 2

Fenômeno entre os streamers de todo o mundo, Euro Truck Simulator 2 é um simulador de caminhões cujo objetivo é quase sempre realizar entregas em longas distâncias. Parte do sucesso do game foi justamente manter uma fidelidade alta em relação a dirigibilidade real de um caminhão.

Euro Truck Simulator 2Euro Truck Simulator 2Fonte:  Steam 

Ele também se popularizou mais ainda com a chegadas dos mods, que aplicam uma série de elementos ao jogo. Entre eles, destaque para a modificação que simula estradas reais de diversos estados do Brasil.

4. Farming Simulator

Como o próprio nome sugere, Farming Simulator é um game de administração de fazendas que, anualmente, ganha novas versões com melhorias. Entretanto, apesar de uma proposta parecida, não é nada igual quando comparado a clássicos como Fazendinha Feliz.

Farming SimulatorFarming SimulatorFonte:  Steam 

Nele, é preciso realizar tarefas rotineiras de quem é responsável por administrar esses locais, desde negociar valores de alimentos plantados em sua região, até controlar tratores e outras máquinas para cuidar do campo.

5. Bus Simulator

Assim como seu "irmão" de caminhões, Bus Simulator é um simulador muito real de pilotagem. Entretanto, nele seu objetivo é carregar passageiros de um destino para o outro, podendo fazer paradas pelo caminho para embarque e desembarque.

Bus SimulatorBus SimulatorFonte:  Steam 

E, assim como em Euro Truck Simulator 2, boa parte da graça do game está nos mods criados pela comunidade. Neles, é possível ter os mais loucos tipos de ônibus, assim como seus trajetos pelo mundo.

6. Football Manager 2022

Football Manager é uma das mais famosas franquias de gerenciamento de times de futebol do mundo. Ao contrário de FIFA e eFootball, nele o foco é administrar o seu clube, seja na parte financeira como também na de administração do seu elenco, organizando treinamentos e fazendo a compra e venda de atletas, por exemplo.

Football Manager 2022Football Manager 2022Fonte:  Divulgação 

Além de ganhar uma nova versão a cada ano, o título também vem se popularizando nas versões mobiles. Embora mais simples, elas se destacam entre outros títulos concorrentes no gênero.

7. Train Sim World 2

Para quem sempre gostou de trens de brinquedo, Train Sim World 2 é um prato cheio. O simulador oferece uma experiência completa na parte de gerenciamento de ferrovias, seja construindo trajetos entre cidades, como também fazendo o controle de tráfego para evitar acidentes.

Train Sim World 2Train Sim World 2Fonte:  Steam 

Uma das grandes vantagens do jogo é a de utilizar diversos tipos de câmeras. Você pode, por exemplo, usar o modo em primeira pessoa como se fosse o condutor do trem, como também ter uma visão aérea para acompanhar o andamento do dia a dia sobre os trilhos.

8. SnowRunner

SnowRunner é um game voltado para os aventureiros que gostam de percorrer as mais temíveis estradas pelo mundo. Nele, seu objetivo é conduzir caminhões, repletos de cargas, pelos caminhos mais arriscados possíveis, como montanhas, desfiladeiros e estradas enlameadas.

SnowRunnerSnowRunnerFonte:  Steam 

Para nós brasileiros, onde quase não há neve em nosso território, é possível se arriscar em montanhas geladas e ter uma ideia de como é o dia a dia de motoristas que vivem em regiões com a temperatura bem abaixo de zero.

9. Arena Renovation

Em Arena Renovation, como o nome sugere, seu objetivo é fazer a renovação de arenas esportivas. Entretanto, engana-se quem pensa que a tarefa é moleza, uma vez que a cada nível os estabelecimentos ficam cada vez mais destruídos, sendo necessário quase um milagre ao invés de uma reforma.

Arena RenovationArena RenovationFonte:  Steam 

O jogo segue a linha de um outro simulador que ficou muito famoso: House Flipper. A diferença é que neste seu objetivo é fazer tarefas rotineiras de uma casa, como limpar cômodos, dedetizar ambientes, e mudar a decoração.

10. Truck and Logistics Simulator

Para quem quer elevar o nível de simulação, Truck and Logistics Simulator é uma excelente pedida. No jogo, seu objetivo é fazer a entrega de cargas e encomendas utilizando mais de vinte diferentes tipos de veículos.

Truck and Logistics SimulatorTruck and Logistics SimulatorFonte:  Steam 

Entretanto, ao invés de apenas conduzir os carros e caminhões, é preciso também traçar toda a logística, como averiguar o trajeto, analisar qual o veículo mais adequado para cada situação, e até mesmo negociar o preço de determinados serviços.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.