Deputado Zé Trovão pede a suspensão de jogos violentos no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Deputado Zé Trovão pede a suspensão de jogos violentos no Brasil
Imagem: GettyImages

O deputado federal Zé Trovão (PL/SC) pediu ao governo federal que suspenda temporariamente os jogos eletrônicos com conteúdos violentos no Brasil. A solicitação foi enviada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública na segunda-feira (10), tendo como base os ataques em escolas ocorridos nas últimas semanas.

De acordo com o parlamentar, que pede a suspensão dos “jogos de videogame violentos” por um período de 30 dias, a ação permitiria investigar uma eventual relação entre os games e o ataque à creche em Blumenau (SC), na última semana. No atentado, quatro crianças foram mortas.

Na solicitação, o deputado sugere a “suspensão temporária dos jogos eletrônicos que incitem ou estimulem comportamentos violentos pelo prazo de 30 dias, a fim de investigar a relação entre os jogos eletrônicos violentos e a violência”. Em outro trecho, Zé Trovão cita a possibilidade de que o autor do massacre tenha se inspirado nesses títulos.

O pedido feito por Zé Trovão é baseado em um boato surgido na internet, nos últimos dias.O pedido feito por Zé Trovão é baseado em um boato surgido na internet, nos últimos dias.Fonte:  Câmara dos Deputados/Divulgação 

Ele também pede a criação de mecanismos de criminalização para casos nos quais forem encontrados conteúdos violentos em computadores dos investigados, assim como acontece na pedofilia. No documento, há ainda menção à possibilidade de criar medidas que previnam a venda e o uso deste tipo de jogo no país.

Caso em investigação

A suposta ligação do autor do ataque à creche de Blumenau com games, citada por Zé Trovão no pedido, surgiu na internet logo após o atentado. Segundo o deputado, “o agressor teria utilizado um chat de jogos violentos para se comunicar com outras pessoas antes de cometer o ataque”.

Responsável pela investigação do caso, a Polícia Civil de Santa Catarina não confirmou a relação entre o atentado e comunidades de jogos online que ganhou força nas redes sociais. Ao periciar o celular do autor do massacre, os oficiais não encontraram evidências de jogos no aparelho.

A proposta do parlamentar segue aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.