Quando as empresas de games mentiram pra você (e não era 1º de abril)

4 min de leitura
Imagem de: Quando as empresas de games mentiram pra você (e não era 1º de abril)
Imagem: Divulgação / Ubisoft

O dia 1º de abril tradicionalmente reúne várias brincadeiras nos videogames tanto por parte dos jogadores como das produtoras e desenvolvedoras. Até canais de YouTube e veículos especializados da mídia tradicional às vezes postam piadas espirituosas nessa data mais conhecida como o "dia da mentira".

Mas hoje nós não estamos aqui para falar de mentiras feitas intencionalmente como brincadeira, mas sim de mentiras que giraram ao redor de promessas não cumpridas ou de expectativas frustradas. Vamos listar 5 vezes em que as empresas de games mentiram para você mesmo sem ser primeiro de abril. Confira a seguir!

A exclusividade de Resident Evil 4 no GameCube

Chega a ser engraçado lembrar que em um determinado ponto do tempo Resident Evil 4 ostentava um selo de "disponível apenas no..." em sua caixinha de Nintendo GameCube. Afinal, não só estamos em plena época de remake desse game, como a própria versão original foi exaustivamente portada em todas as gerações seguintes, e de quebra ainda apareceu no PlayStation 2 concorrente direto do console da Big N também!

Inicialmente, o jogo fazia parte do Capcom Five, uma seleção de cinco lançamentos de peso da Capcom apenas para GameCube a fim de demonstrar que o console tinha apoio das third parties. Curiosamente, dos cinco jogos anunciados apenas P.N.03 seguiu exclusivo do cubo, e a Capcom conseguiu dar um bom migué para levar os seus jogos além do mundo nintendista em uma grande violação de confiança entre as produtoras.

Praticamente tudo o que cerca Cyberpunk 2077

"O jogo do século"? "O verdadeiro game of the year"? O nosso amigo Vinícius Munhoz e outros tantos jogadores defendem o projeto da CD Projekt Red com unhas e dentes, e isso acontece muito porque por baixo de toda a polêmica, ao menos na versão original de PC já havia um potencial latente e muitas qualidades em Cyberpunk 2077. Mas só por lá também, porque nos consoles a história foi bem diferente...

Em uma bizarra quebra de confiança, o estúdio polonês mentiu ao longo de diversas feiras de games mostrando versões falsas do game, e o pior: na hora do lançamento em si, optou por ceder apenas chaves de PC para a imprensa, omitindo totalmente as fraquíssimas, quebradas e bugadas versões de console. Assim, para a surpresa geral, bastou o povo colocar as mãos nas pífias versões para PS4 e Xbox One para todos notarem o quão quebrado e inacabado o jogo estava. Confira o gameplay da versão original para consoles logo acima se tiver curiosidade de ver como o jogo era.

Cadê o Scalebound?!

Diversos jogos AAA acabaram não sendo lançados ao longo da história, e cancelamentos não são algo de todo incomum. Mas não é todo dia em que se vê um jogo com tanto alarde, onipresente nas feiras de videogames e com bastante marketing envolvido, parecendo até estar perto de ficar pronto e em bom rumo do desenvolvimento simplesmente ser cancelado.

Scalebound já teve até um grande destaque na E3 e a PlatinumGames tinha a faca e o queijo na mão para entregar um dos exclusivos mais desejados da biblioteca dos sistemas Xbox... até que o projeto desandou de vez e foi cancelado. Até hoje volta e meia o assunto volta à tona e alguns torcem para que ele seja miraculosamente revivido. Até lá, Scalebound segue sendo uma das maiores mentiras dos videogames.

As promessas exageradas em No Man's Sky

Nem todas as mentiras têm um final triste. Pegue, por exemplo, No Man's Sky. Vítima de uma campanha de marketing um tanto... empolgada demais, que prometia muito mais recursos do que o jogo realmente seria capaz de entregar em seu lançamento, a equipe da Hello Games saiu da desgraça para escrever uma das mais belas histórias de redenção dos videogames!

Por anos a fio, os caras seguiram trabalhando para entregar não apenas as antigas promessas mas muito mais, trazendo conteúdo interessante e denso para o seu simulador de exploração espacial. O potencial sempre esteve lá, e agora o jogo está tão completo que foi muito além de nossas maiores expectativas. Vale a pena demais conferir!

O downgrade gráfico absurdo de Watch_Dogs

Quem acompanhava o noticiário e eventos de videogame na época deve lembrar bem de toda a polêmica que cercou Watch_Dogs, um jogo que prometia ser uma verdadeira revolução nos jogos de mundo aberto, mas que acabou fazendo tudo de forma bem protocolar.

Acontece que esse sandbox da Ubisoft deslumbrou milhares de jogadores com seu trailer soberbo e com visual de tirar o fôlego. Só é uma pena que depois tenha ficado evidente que o material mostrado jamais refletiu a realidade de forma alguma! Existem vários exemplos de downgrades realizados antes e depois disso, mas poucos jogos ficaram tão marcados quanto esse!

Menção honrosa: o nosso querido mentiroso Todd Howard

"Simplesmente funciona"! Veja bem, nós aqui no Voxel adoramos o Todd e a muitos integrantes da redação têm alguns de seus jogos entre os favoritos da vida, mas esse meme sobre ele ser um grande mentiroso é divertido demais e abraçado pela própria Bethesda, então vale a brincadeira!

Todd Howard é muito lembrado como um grande mentiroso. Mas a verdade é que seus jogos costumam ser muito bons!Todd Howard é muito lembrado como um grande mentiroso. Mas a verdade é que seus jogos costumam ser muito bons!Fonte:  Reprodução / YouTube 

Até porque é especialmente cômico que as mentiras continuem, como quando ele disse recentemente que a data de lançamento de Starfield (posteriormente adiado, é claro) já estava "escrita a tinta, não a lápis". Certamente a espera vai valer a pena no fim das contas, mas não deixa de ser engraçado o meme do Todd mentiroso seguir a todo vapor.

Mas e você, o que achou da nossa lista? Lembra de alguma outra grande mentira que acabamos não citando por aqui? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel e também em nosso canal no YouTube!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.