Ministra recua e diz que debaterá se esports são esporte ou não

2 min de leitura
Imagem de: Ministra recua e diz que debaterá se esports são esporte ou não
Imagem: Josh Lefkowitz/Getty Images

A Ministra do Esporte, Ana Moser, disse que os esportes eletrônicos serão tema de um debate interministerial, ou seja, que envolverá vários ministérios. Contrariando o que havia dito, ela disse que o atual governo não tem posição definida sobre se os esports são ou não esportes.

“Historicamente, o Ministério do Esporte não aprovou os esports como esporte. Isso já tramitou no Conselho Nacional de Esporte. Este governo não tem posição definida, a gente precisa debater se é esporte, cultura, ciência e tecnologia, se é turismo”, argumentou ontem (30) durante audiência pública no Senado Federal.

Moser revelou que um grupo de trabalho para discutir o tema está sendo montado para que seja definido em qual pasta os esports se encaixam. Ela defendeu que os esports precisam ser regulamentados, já que são um “fenômeno inegável e fortíssimo, em termos econômicos inclusive”.

Ana Moser afirmou também que os esportes eletrônicos são importantes porque têm implicações em várias áreas da sociedade, incluindo na geração de empregos e direitos trabalhistas. Por causa dos assuntos que se cruzam, ela reiterou que o assunto não deve ser debatido só no âmbito esportivo.

“A gente está tratando isso dentro do governo e inclusive estamos fomentando bastante para que aconteça [a formação do grupo interministerial] o mais rápido possível, que se trate dessas questões de uma maneira responsável”.

De maneira geral, a ministra comentou durante a audiência que sua missão à frente da pasta é ampliar a prática esportiva no país. Dentre as prioridades estão o fomento ao futebol feminino.

Polêmica

Ana Moser entrou no centro de uma grande polêmica após dizer que os esports não são esportes. Em entrevista concedida ao UOL em janeiro, ela justificou que os jogos eletrônicos competitivos são mais entretenimento do que esporte.

“A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando video game, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento”, chegou a argumentar na ocasião.

Esports

Moser disse ainda que games não podem ser comparados com esporte justamente por serem digitais. “O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte”, acrescentou.

As falas geraram reações negativas de diversas personalidades. O streamer Gustavo Gomes, mais conhecido como Baiano, publicou em suas redes sociais que a ministra “não tem ideia do que está falando”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.