Como escolher a melhor cadeira gamer para jogar online?

5 min de leitura
Imagem de: Como escolher a melhor cadeira gamer para jogar online?
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Segundo a revista científica Lancet, os casos de dores nas costas aumentaram 54% de 1990 até 2015. E conforme passamos mais tempo com a cabeça abaixada para olhar o celular, ou sentados na frente do computador, esse problema se torna mais comum. Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde), indicam que 80% vão sofrer com ele em algum momento.

Quando entramos numa boa jogatina, podemos ficar na mesma posição por várias horas — e atire a primeira pedra quem nunca sentiu as costas reclamarem, depois disso. Então, uma boa cadeira gamer é essencial para seus jogos não se tornarem um problema de saúde. Além disso, o conforto e a ergonomia permitem que você tenha mais foco na hora de jogar online, já que não precisa ficar "se ajeitando" ou trocando de posição toda hora.

Mas a realidade é que encontrar uma boa cadeira gamer pode ser confuso, com tantas opções no mercado. E convenhamos que, hoje em dia, muitas marcas prometem bons produtos gamer, mas apenas vendem produtos coloridos... Então, o que devemos levar em conta, numa compra como essa? Como escolher a melhor cadeira gamer para jogar com conforto?

Nesse artigo, nós listamos os principais fatores que você deve considerar na sua escolha e, em seguida, indicamos alguns modelos de cadeira gamer que atendem a esses quesitos.

Como escolher a melhor cadeira gamer em 4 quesitos

Como dissemos, não é só escolher a primeira cadeira colorida para fazer uma boa compra. E se o assunto é fatores para considerar na hora de escolher uma cadeira gamer, devemos começar pelo primeiro que muitas pessoas consideram: o preço.

É fácil encontrar gamers que investem uma grana altíssima no melhor setup, com processador potente e a melhor placa de vídeo — mas resolvem economizar em coisas como a cadeira, que é tão importante. É claro que você não precisa se endividar para comprar a sua e existem boas opções por preços acessíveis. Mas pense também que uma cadeira gamer é algo que você vai utilizar por muito tempo, então vale a pena pesquisar com calma e investir nisso.

Agora, tirando o preço, que outros fatores devemos analisar?

1. Conforto e ergonomia

Esse é fator mais importante na escolha de uma cadeira gamer — mas como avaliar o conforto e ergonomia em uma compra online? Analisando as fotos do produto atentamente, você pode perceber se a cadeira tem bons suportes para as pernas e costas.

Além disso, as reviews podem dar ajudar bastante nessa análise. Levar em conta o que outros usuários estão comentando pode ser um bom indicativo de problemas ou soluções que são imperceptíveis somente olhando a fotos.

2. Ajustes e itens extras

Outro fator que contribui bastante para o conforto é a presença de itens extras, como almofada de lombar a pescoço. Elas ajudam a diminuir a carga sobre essas duas regiões, as que mais doem ao jogar online por muito tempo.

Observe também se a cadeira gamer que você vai comprar tem bastantes ajustes. O ajuste de altura do assento é essencial para você ficar com os pés bem firmes no chão e a tela na altura dos olhos, como os médicos recomendam. Mas as melhores cadeiras gamer também reclinam, têm ajuste nos braços e nas almofadas (para deixá-las fixas no lugar certo).

3. Altura, tamanho e peso

Também é importante ler todas as medidas, principalmente se você for maior ou menor que a média, para garantir que você encontrará uma boa posição. Os próprios fabricantes colocam o peso e altura suportados, nas informações do produto.

4. Materiais utilizados

Como seu corpo ficará em contato com a cadeira por bastante tempo, é indispensável que o material seja agradável ao toque. O couro sintético é um dos revestimentos mais usados nas cadeiras gamer, oferecendo conforto e durabilidade satisfatórios.

É interessante observar que cadeiras gamer mais caras, em muitos casos, são de tecido. Esse revestimento tem maior durabilidade e esquenta menos que o couro sintético. Já os produtos mais baratos usam courino ou poliéster, que até são confortáveis, mas duram menos. E não se esqueça de conferir se as costuras são reforçadas, especialmente nos cantos.

Além disso, veja se os pés, braços e rodinhas parecem sólidos — para não quebrar na primeira semana. Bases de aço e metal costumam ser mais confiáveis que plástico, de modo geral. Veja também a espuma: ela deve ter boa densidade (35, 40 ou mais), para não afundar toda durante o uso, nem ficar deformada com o tempo.

5 opções de cadeiras gamer com essas características

Agora que você já sabe como escolher uma boa cadeira gamer, vamos a uma lista rápida com cinco exemplos de produtos que atendem a essas exigências.

1. Cadeira Gamer ThunderX3 TGC12:

Imagem: Cadeira Gamer ThunderX3 Profissional TGC12
Imagem: Tecmundo Recomenda

Cadeira Gamer ThunderX3 Profissional TGC12

É para quem quiser uma cadeira de gamer profissional com almofadas para mais conforto e couro Premium que dura muito. Possui braços e encosto ajustável.

Esse modelo é um dos queridinhos do público: as espumas de boa densidade, revestimento em poliuretano (PU) e encosto alto garantem o conforto na hora de jogar online. Essa cadeira gamer ThunderX3 TGC12 também tem almofadas para o pescoço e a lombar.

O peso suportado não é dos mais altos (120 kg), mas as costuras reforçadas, em formato de losango, e a base de metal prometem boa durabilidade. O preço é um pouco mais alto que a média — mas, se tratando de um produto premium, podemos até dizer que o modelo tem um bom custo-benefício.

2. Cadeira Gamer Husky Gaming Tempest 500, HGMA081:

25% off
Imagem: Cadeira Gamer Husky Gaming Tempest 500, HGMA081
Imagem: Tecmundo Recomenda

Cadeira Gamer Husky Gaming Tempest 500, HGMA081

Feito com espuma de altíssima densidade e PU, a Cadeira Husky Gaming Tempest 500 possui descanso para os pés, e  design moderno e robusto, a cadeira proporciona ótima performance nas partidas devido a sensação de conforto que é convertida em foco e concentração.

R$ 1.473,67

As cadeiras gamer Husky Gaming também estão entre as mais procuradas. A estrutura em aço e as rodas de nylon asseguram a durabilidade. Já o ajuste de 180º, espumas de alta densidade, apoio retrátil para pés e almofadas (para lombar e pescoço) garantem o conforto. Até os braços são retráteis, caso você queira dar uma relaxada entre uma partida e outra.

Contudo, vale se atentar para o peso suportado, que é um pouco baixo: apenas 110 kg.

3. Cadeira Gamer Husky Gaming Blizzard, HGMA005:

Imagem: Cadeira Gamer Husky Gaming Blizzard, HGMA005
Imagem: Tecmundo Recomenda

Cadeira Gamer Husky Gaming Blizzard, HGMA005

A Cadeira Gamer Husky Gaming Blizzard oferece design arrojado e moderno, material PU, , com densidade da espuma de 50kg/m³ no assento e 35kg/m³ no encosto,  reclinagem de até 135º, regulagem de altura por pistão à gás e apoios de braço com regulagem pelo mecanismo butterfly.

Ainda na Husky Gaming, temos o modelo Blizzard. Ele inclina menos (135º) e seus braços não têm espuma, nem são retráteis. Mas ele tem a mesma qualidade de construção: estrutura toda em aço, espumas de alta densidade e revestimento em PU. Além disso, ela suporta até 150 kg e jogadores mais altos (até 2 metros, contra 1,85 do modelo anterior).

4. Cadeira Gamer Mancer, MCR-TYR-BKRD01

Imagem: Cadeira Gamer Mancer, MCR-TYR-BKRD01
Imagem: Tecmundo Recomenda

Cadeira Gamer Mancer, MCR-TYR-BKRD01

A Cadeira Gamer Mancer conta com assento feito de espuma moldada, estrutura completamente de metal feita para que todo o seu tempo, seja jogando ou trabalhando, seja o mais confortável possível.

Por um preço ligeiramente menor que as opções anteriores, temos essa cadeira com um visual mais simples e de uma marca menos conhecida. Mas seu revestimento em couro sintético, sua estrutura em metal, e almofadas para o pescoço e lombar não devem nada para as outras. Vale notar que a densidade da espuma é um pouco menor e há menos ajustes.

5. Cadeira Gamer MyMax, MX12

Imagem: Cadeira Gamer MyMax, MX12
Imagem: Tecmundo Recomenda

Cadeira Gamer MyMax, MX12

A Cadeira Gamer MyMax MX12 conta com acabamento diferenciado como estofamento de couro, inclinação ajustável em até 180°, regulagem 2D nos apoios de braço, além das almofadas de apoio lombar e de cabeça.

Assim como o produto anterior, essa também é uma boa opção de cadeira gamer por menos de R$ 1000. O revestimento é em PU, a estrutura é de metal e há duas almofadas: tudo como deve ser. Os ajustes são bons, mas essa cadeira também tem espumas de densidade menor.

Chegando ao final desse guia, esperamos que você tenha encontrado informações suficientes para fazer sua escolha. Afinal, se você vai passar tantas horas sentado, vale a pena pesquisar bastante para escolher a melhor cadeira gamer!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.